Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, troquei uma rx 580 por uma 5700XT praticamente só pra jogar os the last of us.

Indo direto ao ponto. Eu fui jogar Valorant com alguns amigos quando o meu pc deu pau no meio do jogo, o grande problema foi: dps da partida, MUITOS jogos pararam de funcionar como antes, parecendo que meu pc piorasse após o jogo

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, BlairBruxa disse:

Oi pessoal, troquei uma rx 580 por uma 5700XT praticamente só pra jogar os the last of us.

Indo direto ao ponto. Eu fui jogar Valorant com alguns amigos quando o meu pc deu pau no meio do jogo, o grande problema foi: dps da partida, MUITOS jogos pararam de funcionar como antes, parecendo que meu pc piorasse após o jogo

Boa tarde. Seja muito bem-vindo(a) ao Clube do Hardware.

Verificou seu histórico de atualizações recentes do Windows?

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, BlairBruxa disse:

Qual a configuração completa, incluindo fonte ? Marca/Modelo.

Postado

@Gabriel U Sim, nn tem nada de errado nessa parte, inclusive, eu to achando que tem algo a ver com a memória ram

@FoxBlack

Placa de Vídeo: RX 5700XT
placa-mãe: A320mh
memória RAM: 16gb DDR4 3200mhz
Processador: Ryzen 5 PRO 4650G
Fonte: 500W (nn sei o modelo especifico)

• Rio McCloud alterou o título para PC com Radeon RX 5700 XT com baixo desempenho no Valorant e outros jogos
Postado

Por padrão uma fonte de 500W não é recomendada para uma  5700XT, mas ainda sim acredito que se for uma boa da para usar.

Mas antes de tudo é um teste geral de cada peça para verificar o estado, mencionando o nome da sua fonte

• Curtir 2
Postado
50 minutos atrás, BlairBruxa disse:

Fonte: 500W (nn sei o modelo especifico)

Provavelmente o problema é essa sua fonte, o techpowerup recomenda pelo menos uma boa fonte de 550w para suportar adequadamente uma configuração com essa placa de vídeo.

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-5700-xt.c3339

Recomendo a XPG Core Reactor 650w, já será mais do que suficiente.

• Curtir 2
Postado
Em 30/04/2025 às 12:28, BlairBruxa disse:

Dando uma atualizada.

ontem, eu fui alterar algumas coisas na BIOS e quando reiniciei pra começar a dar efeito, o pc parou de dar imagem, o problema nn estava na placa de vídeo, ja que testei a minha placa de vídeo antiga e continuou sem dar Vídeo

caso perguntem, eu fui alterar algumas coisas sobre o XMP

(os meus perifericos ligavam)

• Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, BlairBruxa disse:

Dando uma atualizada.

ontem, eu fui alterar algumas coisas na BIOS e quando reiniciei pra começar a dar efeito, o pc parou de dar imagem, o problema nn estava na placa de vídeo, ja que testei a minha placa de vídeo antiga e continuou sem dar Vídeo

(os meus perifericos ligavam)

No manual deve ter instruções específicas pra RESET de BIOS através de um pino geralmente chamado de ClearCMOS.Provavelmente foi alguma coisa que você mexeu que "quebrou" o sistema.

Se não encontrar nada disso, remover a bateria da BIOS por algum tempo também reseta as configurações pro default, faça isso com a placa-mãe completamente desernegizada pra evitar dor de cabeça, de preferência tira os conectores ATX de 24 pinos e o do CPU. Geralmente remover a bateria por alguns segundos já reseta, mas eu já vi placa-mãe que tem que deixar sem a bateria por uns 10 minutos.

Qual o modelo dessa fonte? A RX 5700XT é uma gpu já um pouco antiguinha que não tem uma eficiência enérgica muito boa, embora 500W seja suficiente pra essa configuração, essa fonte está consideravelmente acima dos 50% de carga, que é o  "swwetspot" pra uma fonte de alimentação(de qualidade) pra ela trabalhar com a melhor eficiência energética ao mesmo tempo que mantém a temperatura e "ripple" sob controle.

Tem muita fonte porcaria sendo vendida como "fonte gamer de 500W reais", essa potência é uma redflag ainda maior porque pode mascarar uma bomba dizendo"é barato porque tem pouca potência".

É importante pra gente dar andamento no tópico saber o modelo dessa fonte. Se confirmado que é um modelo bomba, troque imediatamente. A fonte é o único componente de um computador que em cenários comuns pode danificar outras peças do seu PC, por isso voce não deve negligenciar esse componente;essa GPU certamente você pegou usada ou "recondicionada" que é na pratica um outro nome "gourmetizado" pra usada(a não ser que tenha pego de alguma loja local menor que ainda tinha alguma lacrada pra vender), portanto uma boa fonte de alimentação é ainda mais crucial pra estender a durabilidade da sua placa de vídeo.  Ainda que seja uma fonte decente ainda recomendaria um modelo com mais potência, mas é menos crítico e da pra ir levando até você conseguir trocar com alguma segurança.

Btw, ja tentou ver num software de monitoramento com estão as tensões e o powerdraw da placa de vídeo? Pode ser uma pista da fonte causando problemas.

Postado

Entt, o pc nn da imagem, entt nn sei dizer o que pode estar ocorrendo na BIOS

mas o modelo é um nidus de 500w, da pichau

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, BlairBruxa disse:

Entt, o pc nn da imagem, entt nn sei dizer o que pode estar ocorrendo na BIOS

mas o modelo é um nidus de 500w, da pichau

É uma boa fonte de entrada, não é ideal pra essa configuração mas não é uma bomba.

Assim que você conseguir acesso ao sistema roda algum Benchmark sintético como o 3DMark que tem uma versão demo gratuita na Steam, ou usando o Heaven Benchmark/Furmark, ambos gratuitos pra compararar com resultados públicos pra verificar o desempenho da VGA. De preferência também se for possível repetir os benchmarks num PC diferente ou só numa instalação de SO diferente. Se apresentar alteração meu primeiro palpite seria problema de software e a primeira coisa que eu faria seria rodar o DDU e depois realizar uma instalação limpa dos drivers.

Vale também por desencargo de consciência testar o desempenho de outros componentes do PC. Pro CPU pode usar o do CPU-Z que é mais rápido, pras memórias o AIDA64 é o programa que eu recomendo e pros discos pode ser o CrystalDiskMark

Se você quiser evitar de reinstalar o sistema segue "arroz com feijão" pra correção de problemas no Windows que podem causar problemas de desempenho:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...