Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Atualmente tenho um SSD NVMe Gen 3 de 1TB no meu PC, mas estou pensando em adicionar mais armazenamento. Surgiu a seguinte dúvida:

Compensa mais pegar um SSD NVMe Gen 4 de entrada, como o Kingston NV3 ou o Adata Legend 860, junto com um SSD SATA de 500GB adicional? Ou vale mais a pena investir direto em um SSD NVMe Gen 4 topo de linha, como o Kingston KC3000 ou o XPG S70 Blade? 

as duas opções vão ficar com o mesmo preço e meu uso principal é apenas jogos.

• Eduardo_fv alterou o título para SSD NVMe Gen 4 topo de linha ou combinar um Gen 4 de entrada com um SSD SATA?
Postado

@Eduardo_fv a tua placa-mãe suporta o Gen 4? se você quer apenas espaço de armazenamento para arquivos, recomendo um HD pois os SSDs podem corromper os arquivos com o passar do tempo, além de ter vida útil reduzida pela grande quantidade de gravação a qual ele foi submetido

• Coordenador
Postado
Em 03/05/2025 às 12:28, Mascote01 disse:

...os SSDs podem corromper os arquivos com o passar do tempo...

Isso só acontece se ficarem anos armazenados no fundo de uma gaveta sem receber energia. Não é condizente com a realidade.

Em 03/05/2025 às 12:28, Mascote01 disse:

...além de ter vida útil reduzida pela grande quantidade de gravação a qual ele foi submetido

Apesar da vida útil dos SSDs ser realmente medida pela quantidade de gravações, isso já evoluiu muito. A ponto dos SSDs, mesmo de entrada, durarem bem mais que HDDs, ainda mais em cenários residenciais.

A dica é evitar SSDs QLC. Pegando TLC, vai durar uma eternidade.

A única razão para adquirir um HDD hoje em dia é precisar de muito armazenamento a baixo custo (ou seja, só para grandes capacidades). Fora isso, um SSD será melhor em tudo.

• Curtir 4
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

A única razão para adquirir um HDD hoje em dia é precisar de muito armazenamento a baixo custo (ou seja, só para grandes capacidades). Fora isso, um SSD será melhor em tudo

então está tudo certo, nada é perfeito, então o que eu disse não estava errado, e eu falei do HD no caso dele querer apenas espaço de armazenamento, visto que ele já tem um NVMe, você  reforçou alguns pontos que podem ser de grande importância para o autor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...