Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Pra planos futuros, gostaria de ter ideia para dar upgrade no PC que suporte os games atuais que de pra jogar no High sem muita frescura. Faz uns 4 anos que tenho esse pc

Segue meu setup:
 Componentes adicionais Placa de Vídeo é a 3060ti 8G, 1SSD e 1HD 500 (esses eram do pc antigo)
ImagemdoWhatsAppde2025-05-03(s)13_05.42_73b3e6d9.jpg.071f9d957de844663346bafea29723df.jpg

Num futuro pensei em trocar a placa-mãe para uma B550M e preciso de sugestoes de Gabinete visto que preciso trocar o meu (esse é com mais urgência)

Postado

Boa tarde. Então, tudo vai depender do seu orçamento, que seria legal de saber. De toda forma, se seu Pc for o que você colocou na imagem, o que eu posso dizer é que boa parte dos seus componentes hoje não vale a pena trocar exceto se você estiver com um orçamento bem legal. Se o que você colocou na imagem forem componentes que você pretende pegar, tem como melhorar o custo-benefício e a qualidade de alguns componentes de toda forma. Mas peguemos a questão de GPU por exemplo, pra falar de um dos componentes ditos adicionais por você: as alternativas até uns 2500 não são muito melhores do que a que você tem. Pra fazer um upgrade de verdade vão pelo menos 3500-4k na GPU. placa-mãe compensa fazer uma troca pensando em ter um vrm um pouco mais bacana e tal. Pra gabinete eu precisaria pesquisar, e CPU o melhor que você vai conseguir em AM4 PARA jogos é o Ryzen 7 5700x3d que custa uns 1700 reais, as alternativas que batem um pouco mais acima não compensam.

• Curtir 1
Postado

@Vivimoon depende de quanto você tem 

eu com esse pc colocaria um NVMe de 1tb. 

32gb de ram 

placa de Vídeo você tem que partir pra algo acima de uma 4070 5070 qualquer coisa abaixo disso você vai gastar pra ganhar 20 fps..

trocar placa-mãe é furada ao meu ver... só compraria outra se fosse logo pra am5.. ainda mais uma  pra rodar um r5 5600..

unico limitante dessa placa em questão se ela for somente 2 slots de Memória..  mais ai você resolve com pentes de 16gb.. 

Postado

@NStão  Esse é o pc que já tenho, montei tem uns 4 anos.

O vidro temperado do meu gabinete quebrou e preciso comprar um novo, já enrolei um bom tempo. Nisso, pensei no quesito pra futuros upgrades e se eu focaria num gabinete q atendesse tanto maTX e ATX, porém não sei se seria ideal focar nisso já que o preço também varia.

@Falatu  Isso ai fica pro futuro. Não pretendo trocar minha 3060ti estão cedo, to sem $$ no momento. Preciso comprar um gabinete novo e pensei se ja pegaria um que pudesse suportar tal upgrade no futuro, se valeria a pena

• Moderador
Postado

Esse específico da Acegeek não vem com ventoinhas, precisaria comprar umas boas para garantir um airflow decente

Similar a ele (aquário) eu diria o Montech XR, mas foge um pouco do orçamento (versão branca um pouco mais barata do que a preta)

Dos baratinhos eu penso no Superframe Xtrike ou no Aigo DarkFlash DK352 (pouco acima de R$250)

Sobre fans, o Xtrike não detalha as fans, mas o DK352 sim:

image.png.12403f2fac7f83380981d549a8519285.png

Veja que não são uma das melhores, mas sempre um gabinete com fans de qualidade duvidosa do que um sem fans.

Aliás, no seu primeiro post o Galax Nebulosa não acompanha fans, você comprou alguma por fora? Se sim, poderia informar o modelo?

Postado

@Zalgo Foi na Pichau. Tive que ver quais porque não lembrava hahaha

Acha que esse da Acegeek com essas fans ficariam ok?

Eu vou ver essas outras

Screenshot_20250503_165101_Chrome.jpg

• Moderador
Postado

Se já tem esse kit, mesmo que as especificações dos fans não seja 100% leal a descrição, já quebra um galho!

O ruim dele é o conector 6 pinos, mas como vem com uma controladora, já resolve.

Acho que seria ok para combinar com o Acegeek Rhythm

image.png.b20601720af05b945bd91e3571ca85a3.png

Postado

@Zalgo o kit era esse mesmo haha mas qual seria o kit ideal então? porque sinceramente esse controlador nunca foi usado e nem ta funcionando mais hahaha todas as fans tão na velocidade máxima, eu acho.

• Moderador
Postado

Seria fans tipo PWM, que se conectam pelo conector sys_fan/cha_fan da placa-mãe (ou todos em uma controladora que vão em um único conector), assim você consegue controlar como elas atuam e assim fazer uma curva de velocidade

Por exemplo, minhas fans estão de um jeito que jogando algo leve, tipo um League of Legends, não faz tanto barulho mantendo temperaturas decentes

Um exemplo de fans que recomendo seria algo como esse: Thermalright Kit Fan c/ 3 Unidades TL-C12CW-S ARGB 120mm

Bom CFM, boa pressão e ruído ok, sairia uns 45 reais por fan. 

Na versão do kit com 5 unidades (Versão com 5) ficava uns 35 reais por fan!

Juntando isso a uma controladora como essa aqui, ficaria uns 200 reais

Claro, há fans mais potentes por mais caro e deve existir algum modelo mais em conta com performance similar, mais precisaria garimpar um pouco

Mas não precisaria gastar dinheiro com isso, visto que já tem um kit usável!

• Curtir 1
Postado

Esse gabinete Acegeek é OK'ish para um "aquário, mas não suporta placa-mãe ATX como na sua premissa:

• Placa-mãe suportada: Micro-ATX, ITX 

O fato de não vir com fans é até positivo, pois fans em gabinete barato são fans baratos e fracos, em geral com rotação fixa, ou seja fazem barulho o tempo todo.

Mas estes kits baratos com fans de 6 pinos é a mesma coisa, a função deles é basicamente servir "de enfeite". 

Fan realmente razoável - CFM, pressão;  é a partir dos R$ 40,00 cada.

EDIT - Seja qual tipo decidir comprar precisa também de controladora ARGB (5v, 3 pinos) pois a A520M H tem apenas um conector de LED no padrão ARGB (5V, 3 pinos):

• 1 x header de tira LED endereçável

Como precisa expandir este connector para mais fans, a controladora sai mais barato que comprar cabos splitters, além de deixar mais organizado.

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Sugestão de gabinete novo em torno de R$250,00 que suporte upgrades futuros
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, Vivimoon disse:

Isso ai fica pro futuro. Não pretendo trocar minha 3060ti estão cedo, to sem $$ no momento. Preciso comprar um gabinete novo e pensei se ja pegaria um que pudesse suportar tal upgrade no futuro, se valeria a pena

No momento então você só está planejando trocar o gabinete?

Fica complicado para nós darmos outras dicas referentes a upgrades que você possa estar fazendo nas outras peças já que você ainda não tem um orçamento planejado e seria algo para um futuro incerto.

Postado

@Batata Defumada  Não é porque não vou comprar agora que eu não posso já ter os componentes e ir pesquisando, até comprando aos poucos. O gabinete seria o processo e pessoal já  até me deu dica de Fan.
Falei que queria por num futuro uma B550M e pedi sugestões se deveria mudar algo no meu setup atual, o que está no print, (e o que mudar).
Gabinete é uma das peças. Já recebi alguns feedbacks, mas to aberta a sugestões pra investir numa nova placa de Vídeo ou se já compensa trocar o processador pra um 5 800 por exemplo. Posso montar meu setup e ir comprando aos poucos. Sugestões.

@1lokos Entendi. Confesso que não me atentei nisso da placa-mãe. Verei se compro junto do gabinete um conjunto de fan melhor, então! 

@Zalgo Vou ponderar os comentários de vocês e ver se encaixa agora a fan.

As vezes penso em por um water cooler, mas meu medo é que acabe vazando e queimando meus componentes, hahaha tudo pode acontecer. 

• Curtir 1
Postado

@Vivimoon Watercooler pra esse sistema é deveras desnecessário, sendo sincero. Se for por estética, no entanto, vá em frente, só comprar um modelo bom. E a questão de falarem que boa parte das peças não compensa olhar é porque é um mercado extremamente volátil, e de rápida defasagem de preços e peças. Logo, o máximo do máximo que você programa, normalmente, são um ou dois meses a frente, e mesmo assim pode dar com a cara no chão. Esses dias mesmo aqui no fórum estávamos conversando sobre placa de vídeo, por exemplo, e de um dia pro outro os valores deram um cavalo de pau.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, Vivimoon disse:

Não é porque não vou comprar agora que eu não posso já ter os componentes e ir pesquisando, até comprando aos poucos.

Claro, era só pra você ter em mente que isso faz com que as recomendações sejam menos assertivas.

A depender de alguns fatores pode ser que faça mais sentido ir para uma plataforma completamente nova, AM5, por exemplo. E aí isso vai impactar na recomendação de memórias, processador e placa-mãe.

3 horas atrás, Vivimoon disse:

Falei que queria por num futuro uma B550M

Qual seria o motivo? Trocar de uma placa-mãe AM4 para outra AM4 não acho que convém. Se o PC for somente para jogos a sua já suporta um Ryzen 7 5700X3D, por exemplo, que é o melhor custo-benefício na plataforma AM4 pra jogos. Contudo o seu processador atual já é muito competente e não fica tão atrás do 5700X3D, então pode fazer mais sentido investir em outra parte do PC, como a placa de vídeo.

Claro que pra Full HD a sua 3060 Ti ainda é perfeitamente capaz de oferecer boa performance. Se fosse pra trocá-la eu indicaria ir pra uma RX 9070/9070XT ou RTX 5070/5070 Ti, a depender dos preços que estiverem sendo praticados no momento que você for realizar o upgrade. Essas placas inclusive são dimensionadas pensando na resolução Quad HD, poderia estar até pegando um monitor novo (suponho que o seu seja 1080p).

A fonte provavelmente vai dar pra manter, a não ser que você resolvesse pegar uma GPU com consumo na casa dos 350W ou mais, aí eu recomendaria trocar por uma de maior potência para permitir uma margem de operação confortável para a sua fonte de alimentação.

No mais, upgrade de memória RAM para 32GB é uma boa pedida, mas aí primeiro tem que ficar definido se você permaneceria na plataforma AM4 ou migraria para outra que necessitasse de memórias DDR5.

• Curtir 2
  • GabrielLV alterou o título para Recomendação de upgrade para PC com Ryzen 5 5600X, RTX 3060 8GB e 16GB de RAM

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!