Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém pode me ajudar?

Eu tenho uma placa-mãe b550m aorus elite, eu usava 2 memórias de 8gb 3200mhz, comprei mais 2 pentes de 8gb, totalizando 32gb de ram, mas o pc não reconhece por nada esses 16gb que eu coloquei, quando eu olho no CPUZ ele mostra que tem 32gb, mas na BIOS e no gerenciador de tarefas, mostra apenas 16gb, pesquisei nos forúns e ví que é um problema recorrente dessa placa-mãe, alguém já conseguiu resolver? É como se 2 slots não estivesse habilitado.

Já atualizei a BIOS para última versão, já fiz a limpeza nos slots, testei todas as memórias e estão funcionando apenas os dois últimos slots.

Minhas configurações são:

Ryzen 5 5600g

Placa-mãe b550m aorus elite v1.3

2 SSD NVMe de 240gb

Fonte 700w 80 plus

• Membro VIP
Postado

@Alan Oliveira Remova as memórias antigas. Teste somente com as novas. As 4 são do mesmo modelo?

49 minutos atrás, Alan Oliveira disse:

estão funcionando apenas os dois últimos slots.

Isso pode ser um defeito da placa ou do processador no gerenciamento do dual channel.

• Curtir 1
Postado

@Alan Oliveira

Você está lidando com um problema comum em placas B550M, especialmente a AORUS Elite v1.3. Se o CPU-Z mostra 32GB mas a BIOS e o Windows só mostram 16GB, isso indica que os slots estão detectando os pentes, mas algo está impedindo o uso completo — geralmente, é incompatibilidade de canal, configuração da BIOS, ou falha na placa-mãe.

Aqui está o que você deve fazer passo a passo e direto:

1. Verifique o modo de memória na BIOS

Entre na BIOS e veja se está em Dual Channel ou se algum slot está desabilitado (às vezes está como “Auto” e não ativa).
→ Vá em: M.I.T > Advanced Memory Settings > Channel Interleaving e deixe como Enabled.

2. Cheque a posição dos pentes

A ordem correta para 4 pentes é: slots A1, A2, B1, B2.
Se só os dois últimos funcionam (provavelmente B1 e B2), pode ser que o canal A (A1/A2) esteja com falha.

3. Testes cruzados

Teste 1 pente por vez em todos os 4 slots, pra ver se algum slot está realmente morto.

Tente usar apenas os dois pentes novos nos slots que antes não funcionaram. Se o PC não ligar, o problema é nos slots, não nos pentes.

4. Desative a memória reservada para o sistema

No Windows:

Pressione Win + R → digite msconfig

Vá em Inicialização do sistema > Opções avançadas

Marque “Memória máxima”, digite 32768, desmarque e aplique.

5. Atualize o chipset da AMD

Baixe e instale o último driver de chipset AMD no site oficial:
https://www.amd.com/pt/support

6. Placa com defeito de fabricação

Se depois de tudo isso o canal A (slots A1/A2) não funciona com nenhum pente, mesmo isoladamente, é provável que sua placa esteja com problema físico — algo comum na versão 1.3 da B550M Aorus Elite. Nesse caso, a única solução real seria:

Garantia (se ainda tiver)

Trocar a placa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!