Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Estou com um notebook de cliente, a dois meses procurando uma solução e ainda não encontrei.

Tentei formata-lo com Windows 10 e 11, mas ele não aceita a formatação.

Testei formatando com o Linux e passou, o problema é que a cliente não sabe sabe usar Linux e prefere o Windows.

Utilizei um HD externo montado com Ventoy, que já tenho a um bom tempo, no inicio achei que era o HD, mas fiz testes em outro computadores, em HDs e SDDs, e as instalações funcionam normalmente, apenas este notebook não aceita a instalação do Windows.

Testei trocar o SSD do notebook da cliente por um HD com Windows instalado, e ele não inicializa, alguém tem alguma ideia do que possa ser?

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Jeferson Rivaldo disse:

Bom dia,

Estou com um notebook de cliente, a dois meses procurando uma solução e ainda não encontrei.

Tentei formata-lo com Windows 10 e 11, mas ele não aceita a formatação.

Testei formatando com o Linux e passou, o problema é que a cliente não sabe sabe usar Linux e prefere o Windows.

Utilizei um HD externo montado com Ventoy, que já tenho a um bom tempo, no inicio achei que era o HD, mas fiz testes em outro computadores, em HDs e SDDs, e as instalações funcionam normalmente, apenas este notebook não aceita a instalação do Windows.

Testei trocar o SSD do notebook da cliente por um HD com Windows instalado, e ele não inicializa, alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Bom dia.

Tenho algumas suspeitas:

1. Seu HD pode estar com o Ventoy configurado em MBR, por exemplo, e a BIOS do notebook configurada para aceitar apenas GPT. Verifique isso. Desabilite também o suporte ao Secure Boot do Ventoy (ele é quebrado);

2. O notebook pode possuir trava de discos adicionais, se for baseado em Intel. Alguns modelos de BIOS contam com a tecnologia VMD Controller da Intel (para os processadores de 10ª Geração em diante). Se o seu notebook for Acer ou Lenovo, as chances de essa trava existir são maiores, e você vai precisar desativar.

3. Caso sua BIOS seja mais antiga, ela pode ter problemas em ler partições maiores do que 120GB. Essa é uma limitação que descobri recentemente, enquanto tentava formatar um Positivo N107i. BIOS mais antigas terão mais dificuldade em mapear unidades de disco com mais de 120GB (se tratando de sistemas portáteis, como o Ventoy). Se ele atualmente ocupa o seu disco inteiro, use um outro computador com Windows, e acesse o Gerenciamento de Disco, pelo qual você pode tentar reduzir a unidade a esse tamanho.

• GabrielLV alterou o título para Notebook não aceita instalação do Windows de forma alguma

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!