Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal, boa noite, estou vindo aqui humildemente pedir ajuda pra os sábios desse fórum, preciso de alguém com a mente bem pensante kkk, brincadeiras a parte, pessoal tenho um PC Gamer que comprei um pouco depois da pandemia, comprei uma loja dentro de um shopping aqui em Fortaleza, gastei em torno de uns 3k e 200 na época, sim eu sei que fui burro, logo na época do Aliexpress que dava pra montar uma configuração top nesse valor, nessa época eu estava bem de vida e não tinha muitos gastos, mas hoje em dia já tenho bastante e não ganho lá muito bem, pra ser mais preciso 1 salário mínimo kkk, meu Pc recentemente deu problema e queimou a placa-mãe e a placa de vídeo, minha configuração era:

Processador: Athlon 3000g

Placa de vídeo: RX 550 4gb

placa-mãe: A320

16gb de ram

SSD 120gb e HD de 1TB

Meu gabinete é um Mid Tower black

Como vocês sabem GTA 6 vem provavelmente em 2027 pra Pc e quero montar uma boa configuração, espero que até lá eu esteja ganhando bem, mas no caso, queria saber onde posso encontrar as peças mais em conta pra comprar? qual placa-mãe e placa de vídeo vocês me recomendam, levando em consideração que taxaram a Aliexpress e agora não dá pra montar configurações igual antes, qual placa de vídeo eu compro? Queria ver as opções mais em conta mas que entreguem um bom resultado em jogos, quero conseguir jogar RD2, GTA V e Ark com os gráficos pelo menos no médio com uma boa taxa de FPS, se puderem me ajuda agradeço demais, me dêem opções mais em conta e opções melhores, no caso de eu conseguir melhorar meu financeiro, desde já agradeço 😁 e desculpem o texto imenso kkk precisava compartilhar essas informações

OBS: Sou leigo em algumas questões então peço desculpa qualquer coisa kk, quem puder me orientar estou disposto a aprender 

Postado

@NStão boa noite amigo, é uma A320MH

sobre a fonte eu não sei bem indetificar, mas na parte de trás do gabinete tem uma informação: AC/100-240V, espero que seja isso, caso não for poderia me explicar por gentileza? Como falei sou um pouco leigo em algumas coisas

Postado

@Daniel Luan você tem que abrir o gabinete e ler na lateral da fonte, normalmente fica escrito ali. Se uma das laterais do gabinete for de acrílico ou vidro, é aquela ali que é pra tirar. Se não for, normalmente é a lateral esquerda olhando pela frente do gabinete.

Sobre a placa-mãe, felizmente é uma placa que eu já li uma ou duas reviews dela e de sua placa irmã, inclusive respondendo aqui no CdH mesmo sobre. Numa carga muito anormal ( com OC de memória e afins ), ela pode começar a arriar com um Ryzen 7 da vida, mas em uso normal, mesmo usando com o processador operando próximo da capacidade máxima, deve conseguir aguentar. Digo "deve" e não só " consegue " porque a placa é uma biostar, certo? Considerando o modelo é a empresa que lembro usando esse nome de modelo. Eles são meio inconstantes na qualidade do produto comparado a outras empresas, então ter uma boa refrigeração geral é legal. Qual o seu orçamento? Dependendo de qual for eu te recomendaria passar pra uma outra plataforma, a AM5. Mas se ele for curto, a gente planeja um upgrade do processador e adiciona uma placa de vídeo mais potente, sem se preocupar com o resto ( por isso as questões ).

Postado

@NStão amigo jaja te mando fonte, sobre o orçamento no momento tá um pouco apertado porque tô só com um salário mínimo, se você conseguir fazer duas recomendações pra mim eu agradeço demais, uma com o orçamento mais baixo e outro um pouco mais alto, porque se melhorar maís as coisas eu pretendo investir mais, mas se não melhorar quero fazer uma boa configuração mas tentando economizar o máximo, você sabe que a situação tá osso aqui no nosso país, então se você conseguir me orientar direitinho vai ser de grande ajuda e obrigado pelo atenção, como já dizia Jubileu, obrigado amigo você é um amigo kkk

@NStão pronto abri aqui o gabinete a fonte é, uma fortek black hawk atx 400W

@NStão agradeço demais pela paciência e pela atenção mais uma vez, agora vou dormir mas quando for amanhã dou uma olhada na sua resposta e te digo alguma coisa

@NStão ah outra questão sobre a placa-mãe, ela queimou, então vou precisar substituir, aí já que já vou substituir quero pegar uma melhor logo, de preferência pegar um processador e uma placa de vídeo, o que tá no computador deve estar funcionando ainda, mas já é bem limitado

Postado

@Daniel Luan pô bicho, situação aí então tá complicada. Com a placa-mãe queimando e tudo mais, o jeito é mover direto pra uma plataforma superior, comprar tudo ou quase tudo novo. A fonte também é meio complicada, e é melhor trocar. Cara, na moral a gente teria duas opções se fosse refazer tudo, uma é mais barata mas mais limitada, economia porca, mas é economia, a outra seria mais interessante, mas custa razoavelmente mais.

Opção A: Você compra um conjunto da plataforma LGA 1700 versão DDR4 e mantém sua memória RAM, comprando assim uma placa-mãe a um preço menor, investindo um pouco mais em processador e placa de vídeo, além de uma fonte nova. Ex: i5 14600k ou 13400f se quiser mais barato, placa b660 ( a olhar modelos, as versões DDR4 custam pouco ), ram você já tem, placa de vídeo RX 7600 caso nova ( ou olhar o que tem de legal no mercado de usados ), fonte 500/600w ( a verificar modelos ), etc. Essa brincadeira sai pelo menos uns 4k.

Opção B ( a mais recomendável ) comprar peças pra plataforma AM5, que vai sair um pouco mais caro mas vai ter uma vida mais longa de lançamentos. Ex: placa-mãe A620/B650 ( a verificar modelos ) , Ryzen 5 7500f/7600 ( ou mesmo um 8400f, ou um 8700f, que não são opções muito interessantes por causa de cachê mas ainda seriam um upgrade em relação a agora ), 2x8/2x16gb ram DDR5, fonte 500/600w ( a verificar modelos ), placa de vídeo RX 7600 caso nova ( ou olhar alguma usada que segure bem ), etc. O problema é que essa brincadeira deve beirar 5k.

Tem como reduzir esses valores? Tem. Tem como fazer isso até permanecendo na plataforma atual e tomando n decisões. É interessante? Não. Mas é uma possibilidade. O grande complicador é que você disse que sua situação econômica não tá bacana, e ai nessa situação é se virar nos 30, e se pá apelar ainda mais pro mercado de usados. Dá pra encontrar se garimpar processadores usados a preços bons, e se fizer a manutenção da plataforma atual mesmo uma placa nova sai bem em conta, e etc etc etc. Dá pra economizar uns 2k ou mais assim, tudo é questão de quao longe você está disposto a ir.

Postado

@NStão Acho que vou tentar juntar um dinheiro e fazer logo uma opção melhor que vá durar mais mesmo como você disse, no fim das contas essas opções de entrada são mais quebra galho e já tô um tempinho sem Pc mesmo, então acho que vou na mais recomendável, juntar um dinheiro bom aí durante os meses, sobre as peças, você tem alguma recomendação de lugar pra comprar? Eu sei que pela internet é melhor, mas tipo, onde é mais vantagem? Basicamente desse meu Pc atual a única coisa que dá pra aproveitar é o gabinete né kkkk o coração do Pc foi embora, tem só o processador mas de qualquer forma eu já ia ter que trocar mesmo, tem duas memórias ram de 8gb que totaliza 16gb de ram, você acha que é melhor trocar também? Lembrando que eu comprei esse Pc a uns 3 anos atrás, então a maioria das peças são bem antigiuinhas, vou ver se consigo saber qual a memória RAM pra te falar

@NStão vi aqui a memória RAM é ballistix 8gb, são duas dessa, uma vermelha e uma branca

@NStão ah sobre meu gabinete ele é esse: ATX Mid Tower Shard RGB Acrílico c/1 Cooler Aerocool

Postado

Se fosse eu juntava o máximo que podes se, venderia as peças boas dessa configuração atual, gabinete, fonte, processador e memória e partia para um r5 7600, com o vídeo integrado, e ir se planejando para pegar uma boa placa de vídeo lá na frente

Postado

@Daniel Luan o único jeito de você aproveitar essas memórias numa build futura, como eu disse, é indo pra uma configuração que utilize DDR4, e eu expliquei ali que isso limita potencial de upgrade ( no máximo uma plataforma lga1700 ). Vender, como dito acima, pode ser sensato. Como o Thiago disse, pode ser interessante pegar um integrado primeiro pra juntar depois pra uma GPU. Nesse caso é evitar as séries F seja da Intel ou seja da AMD ( dependendo da plataforma que você escolher entre AM5 e lga1700 na sua compra ) e decidir quão forte você quer que esse integrado seja para uso imediato ( se for, por exemplo, um Ryzen 7600, o integrado vai ser fraco, mas vai ter uma melhor desempenho quando colocar uma GPU dedicada em comparação com um Ryzen 5 8500G, que vai ter um integrado mais forte mas desempenho mais fraco. Na Intel não existe um equivalente a nomenclatura G, então os integrados são diferenciados pela cpu na qual estão mesmo ). Pegar um integrado pode te segurar uns 1500-2000 que tu teria que desembolsar pra pegar a GPU nesse momento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!