Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, Estou querendo dar upgrade no meu pc mas sigo com algumas dúvidas em relação a onde começar, então decidi trocar o processador.

Tenho uma RTX 2060 e to com receio de pegar um processador melhor e acabar gargalando, quais opções vcs me recomendam? Ou tem alguma sugestão melhor? Segue as configs da maquina:

Ryzen 5 3600

RTX 2060 KO

24gb RAM

1Tb SSD

placa-mãe: A520M V2 AM4

• Moderador
  • Solução
Postado

Bem vindo ao Clube do Hardware!

Qual seria o orçamento?

No teste do Guiga Games, a placa-mãe ficou com o VRM bem quente com um 5600X:

image.png

Logo, o 'upgrade' que sobra seria o Ryzen 5600. Mas, mesmo que o 5600 seja melhor que o 3600, não acho que vale muito a pena

Talvez você ganhe mais alguns FPS em jogos CPU-Bound (que precisam mais de força da CPU do que da GPU), mas não o suficiente para ser uma mudança satisfatória

O uso seria para jogos? Se sim, quais? As vezes pegar uma GPU melhor já seria um bom avanço.

Também nos informe marca e modelo da sua fonte de energia, por favor

• Curtir 1
  • Zalgo alterou o título para Upgrade de CPU para placa-mãe Gigabyte A520M V2 e RTX 2060
  • Moderador
Postado

Tudo depende do orçamento do colega

O mínimo para usar o 5700X3D (já que o 5800X3D não vale tanto assim ao comparar os preços), seria a MSI A520M-A PRO

E esse combo daria cerca de R$1600 no 5700X3D mais uns R$450 na placa-mãe, passando mais de R$ 2000 no kit

Eu sou mais a favor de guardar a grana e investir em AM5:

Ryzen 7600 - R$1290

MSI Pro A620M-E - R$590 básica, mas ok

2x8GB 5600Mhz CL40 - R$355 de entrada mesmo

Esse kit daria R$2256 e já seria muito melhor que ficar em AM4

• Curtir 1
Postado

Bom dia povo!

Já tive os 2 processadores, o 3600 e o 5600, o 5600 é bem superior...

O máximo, sem esquentar demais do 3600 que consegui foi 4300Mhz (a 1.35V) ficava legal assim, mais do que isso, ou esquentava demais ou o desempenho quase não mudava...

Com o 5600, fica excelente a 4600 (a 1.18V), até posso atingir mais, até 4800, mas esquenta bem, dá diferença no desempenho, mas para mim não compensa o investimento num Cooler/WC melhor.

Se voce pegar o 5600 a diferença vai ser grande, mais de 10% com certeza.

Postado

@Zalgo

Em 20/05/2025 às 21:17, Zalgo disse:

Bem vindo ao Clube do Hardware!

Qual seria o orçamento?

No teste do Guiga Games, a placa-mãe ficou com o VRM bem quente com um 5600X:

image.png

Logo, o 'upgrade' que sobra seria o Ryzen 5600. Mas, mesmo que o 5600 seja melhor que o 3600, não acho que vale muito a pena

Talvez você ganhe mais alguns FPS em jogos CPU-Bound (que precisam mais de força da CPU do que da GPU), mas não o suficiente para ser uma mudança satisfatória

O uso seria para jogos? Se sim, quais? As vezes pegar uma GPU melhor já seria um bom avanço.

Também nos informe marca e modelo da sua fonte de energia, por favor

Cara, um dos que estava na minha rota de upgrade era justamente esse Ryzen 5 5600 e o Ryzen 7 5800x, acredito que eles esquentem muito a placa-mãe, não é? Pra ter um resultado melhor eu teria que trocar a placa-mãe e ficar com o kit mais robusto? não costumo jogar jogos muitos pesados, geralmente CS2, Valorant, etc

• Moderador
Postado

Vou até pedir ajuda aos 'universitários':

@Middoken, você que joga mais FPS e tem experiência na prática, tem alguma opinião?

Creio que o melhor passo é guardar um pouco mais de dinheiro e ir para AM5, pegando um Ryzen 7600.

Há também a possibilidade de pegar uma GPU melhor, mas não acho que seria prioridade para os jogos mencionados

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!