Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Recentemente troquei meu processador (saí de um Ryzen 5 4500 para um Ryzen 7 5700X3D) e estou em busca de um cooler com boa performance de refrigeração. Minha principal dúvida está entre um air cooler (como o DeepCool AG400 ou AK400) e um water cooler, mais especificamente o Montech HyperFlow Silent 360mm, que recentemente esteve com um preço bastante atrativo (abaixo dos R$500).

Sei que, em teoria, o water cooler tende a oferecer melhor desempenho térmico, mas também exige mais cuidados e manutenção. Por outro lado, vi muitos comentários positivos sobre os modelos AG400/AK400 Dark, tanto em eficiência quanto em simplicidade e confiabilidade. Minha preferência seria o AK400 Dark, mas tenho encontrado dificuldades para achá-lo com um bom custo-benefício, o que me fez considerar o water cooler.

Minha configuração atual é:

Placa-mãe: ASUS B550M Plus TUF Gaming

Processador: Ryzen 7 5700X3D

Fonte: Xpg Pylon 80 Plus Bronze fonte atx gamer 650w cor preto bivolt

Gabinete: Redragon Wideload Pro

Não QUERO ARGB; minha prioridade é desempenho térmico e silêncio, com uma leve preferência por estética clean e funcional.

Gostaria da opinião de vocês sobre qual solução seria mais vantajosa no meu caso.

Agradeço desde já pela atenção!

Postado

O AG400 é uma opção melhor que o AK400 (75,89 CFM do AG contra 66,47 CFM do AK), se quiser, pode optar pelo AG400 PLUS.

Quanto ao Watercooler eu não manjo muito, mas, particularmente não vejo necessidade de ter um se o processador não pede. Como você mesmo disse, exige mais cuidados.

Postado

Tanto o AG400 - R$ 129,90 e o Thermalright Assassin X 120 R SE ARGB (LED "frufru) - R$ 129,90 - ambos tem performance térmica equivalente; resfriam bem o Ryzen 5700X, 5700X3D num gabinete com bom airflow. No teste do Guiga Tech Games o 5700X3D com o AG400 ficou apenas 2 graus acima de um WC de 240mm que custou ~3 vezes mais.

Embora mais caro devido a detalhes como a carenagem de acabamento no topo o AK400 tem performance térmica inferior ao dois acima, o fan é mais fraco. Também, as versões "empiriquitadas" do AG400 e AK400 -  com LED ARGB, pintura White ou Dark Black, com display digital no topo (que custa mais que o dobro) não tem mais eficiência térmica, são mais caras para atender modismos.

Postado

@Almeida kazin

Em desempenho, o AG400 seria superior ao Thermalright Assassin Spirit 120 V2 por exemplo, e ao outro modelo Refined SE da Thermalright também ( cujo tem ARGB ).

AG400 - 

500~2000 RPM±10%
75,89 CFM
2,53 mmAq

Ruido:
 ≤31,6 dB(A)

ThermalRight Spirit / Refined SE

~1500-1550 RPM (1550 +10% seria o modelo Refined SE com ARGB )
66.17 CFM
1.53mm

Ruido:

25.6 dBA

É um ruído maior em parte do AG400, porém, o desempenho do AG400 é superior, e ambos custam o mesmo preço.

Sobre o WC, realmente parece ser bom pelo preço no qual está, seu ruído tanto de ventoinha quanto de bomba, não são tão altos, com valores até menores em relação ao modelo da ThermalRight ( em parte da ventoinha ).

Pelo preço e se tratando de um WC de qualidade, eu iria nele... Pensando em manter seu processador praticamente sempre abaixo dos 70° a depender o jogo que estiver jogando. Esteticamente falando, isso vai de cada um, eu em particular acho um WC mais bonito, mas existem diversos setups com Air Cooler que fica da hora também!

Lembrando que, por se tratar de um WC e ser R$420 mais caro, é a minha opinião, do que eu faria, então esteja ciente que tanto o WC quanto os Air Cooler citados, são ótimos opções. 

29 minutos atrás, Almeida kazin disse:

Sei que, em teoria, o water cooler tende a oferecer melhor desempenho térmico, mas também exige mais cuidados e manutenção.

Acredito que depende bastante da qualidade dele.

Um risemode por exemplo, você reza todos os dias pra ele não explodir, ja esse montech, a unica parte chata mesmo é limpar depois 😅

Postado

Para o Ryzen 7 5700X3D, Em termos de performance e custo-benefício seria o Thermalright Peerless Assassin 120 SE ou o DeepCool AK620/AG620. Se o orçamento for mais restrito, o DeepCool AG400/AK400 são excelentes opções.

Water Cooler Arctic Freezer II / Water Cooler Cooler Master  (240mm)

Melhor Desempenho Absoluto: Arctic Liquid Freezer II 360mm ou DeepCool LS720 SE / LT720. (360mm). Claro, são mais caros.

O que foi citado  Montech HyperFlow Silent 360mm oferece ótimo custo-benefício.

Postado
8 minutos atrás, Middoken disse:

@Almeida kazin

Em desempenho, o AG400 seria superior... Refined SE da Thermalright 😅

De fato, mas a diferença é pequena - o AG400 dissipa ~2 Watts a mais. Então para quem quer LED ARGB o 120 R SE é boa opção com preço acessível.

Go6a7R3iGCVjtj7qjmHZ69-970-80.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!