Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, bom dia a todos que vierem me ajudar com isso

Recentemente eu comprei peças para começar um Pc na geração am5 entretanto sem placa de vídeo

As configs do computador são as seguintes:

Processador Ryzen 5 8600g

placa-mãe b650m maxsun challenger

32 GB de memória RAM 5600 MHz da Asgard

SSD pichau rover 512 GB

Fonte msi mag A650BN

Air cooler deepcool ak400

Futuramente na black Friday estou querendo fazer um upgrade nele de placa de vídeo e eu gostaria de saber se essa configuração aguenta uma 5060 (iria pegar uma 4060 base ou a ti mas o preço da 5060 fica quase o mesmo ou ate mesmo mais barato e vem com tecnologias mais novas) porém estou com medo da psu não aguentar a placa então queria a ajuda de você nisso e também saber se compensa pegar essa placa de psie 5.0 mesmo meu Pc sendo 4.0

Postado

Olha, acredito que tanto a 4060 como a 5060, se daria bem com esse processador, e o fato do PCI Express ser 4.0 não influencia tanto numa gpu 5.0, talvez perca um pouco de desempenho, mas nada significativo.

Postado

@Slappyki A PSU precisa ser de pelo menos 650W no MÍNIMO, e 8GB de VRAM não é mais o suficiente para rodar com os melhores gráficos) (dependendo do jogo, 8GB para você é mais do que o suficiente, mas é recomendável atualmente que seja placa de vídeo de pelo menos 12GB de VRAM), caso tenha o intuito de migrar pra um melhor custo-benefício, a RX 7600 é uma opção.

• guilherme_dr alterou o título para GeForce RTX 5060 é uma boa com Ryzen 5 8600G e fonte MSI A650BN?
Postado

@Slappyki Olá!

A MSI MAG A650BN passou por algumas polêmicas de mudança de componentes internos e hoje não é muito recomendada, ainda mais para uma placa de vídeo moderna como as RTX série 4000 e 5000.

Em contrapartida, o modelo A650GL, também da MSI, é muito superior e oferecendo 10 anos de garantia. Seu preço é mais salgado, mas economizar no componente que alimenta toda a sua máquina não seria o correto.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, CristianCDS disse:

A MSI MAG A650BN passou por algumas polêmicas de mudança de componentes internos e hoje não é muito recomendada, ainda mais para uma placa de vídeo moderna como as RTX série 4000 e 5000.

A fonte teve seu capacitor principal trocado. O capacitor atual atende as recomendações do projeto para qual a fonte foi feita.

Ou seja, a fonte segue dentro dos parâmetros do projeto original, ela só deixou de ter um bom custo-benefício.

Ela continua sendo adequada e suficiente para placas de vídeo de entrada.

35 minutos atrás, Afnan disse:

A PSU precisa ser de pelo menos 650W no MÍNIMO

A RTX 5060 TI tem consumo em torno de 180w (vide teste do TechPowerUp), então uma fonte de 550w é suficiente tanto para RTX 4060 TI quanto RTX 5060 TI.

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
1 hora atrás, mkZ32 disse:

... fato do PCI Express ser 4.0 não influencia tanto numa gpu 5.0, talvez perca um pouco de desempenho, mas nada significativo.

No caso da RTX 5060 influencia mais, porque esta é  GPU é PCI 5.0 x8 o que numa placa-mãe/CPU PCI 3.0, 4.0 capa bem o desempenho.

Até a "Black Frau'day" tem um bom tempo, mas pelo que se sabe até agora a RTX5060  8GB é "no buy". A não ser que a AMD esteja mentindo como a NVidia, a RTX 9060 16 GB será melhor compra.

Postado

@Pedroou Qualquer fonte? porque não é quantidade de watts se não tiver qualidade. Não é qualquer fonte 550W, por isso é bom recomendar fontes com potência acima justamente porque não são todas que tem uma boa construção, e as que tem, não tem custo-benefício.

@Pedroou Ah, vi que você tinha mandado uma mensagem ontem pra mim no direct, pode mandar de novo por gentileza? só recebi a notificação, não cheguei a ler.

Postado
1 hora atrás, CristianCDS disse:

@Slappyki Olá!

Em contrapartida, o modelo A650GL, também da MSI, é muito superior e oferecendo 10 anos de garantia. Seu preço é mais salgado, mas economizar no componente que alimenta toda a sua máquina não seria o correto.

Vish, não sabia dessa fita não mano

Mas ela continua sendo boa ao menos ou já era? Eu já comprei ela pois meus amigos falaram que era boa e vi as notas e reviews e geralmente era pessoas falando bem

Postado

@Pedroou Exato, fonte de 550w de qualidade atende. Minha config por exemplo tem uma RX 580 com TDP de 185W e meu core I5 e de 84W se botar mais 120W do resto das peças da 369W de consumo, ja to levando esse PC a 9 anos, ano que vem faria 10 com uma Corsair CX500 e tem ido de boa até hoje. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

A fonte teve seu capacitor principal trocado. O capacitor atual atende as recomendações do projeto para qual a fonte foi feita.

Ou seja, a fonte segue dentro dos parâmetros do projeto original, ela só deixou de ter um bom custo-benefício.

Ela continua sendo adequada e suficiente para placas de vídeo de entrada.

A RTX 5060 TI tem consumo em torno de 180w (vide teste do TechPowerUp), então uma fonte de 550w é suficiente tanto para RTX 4060 TI quanto RTX 5060 TI.

No caso estou atrás da 5060 base pois o desempenho e similar ao da 4060 ti de acordo com os teste que eu vi e se não me engano o consumo dela e menor do que a 5060 ti então é mais fácil a fonte segurar ela não?

Postado

Cara, estou indo para esse lado mesmo de escolher o mesmo processador que você escolheu, o 8600G. Minha ideia é ter um desempenho hyper-bom para internet e office (odeios delays) e jogar apenas um jogo daqui um tempo: o Civilization VII. E já vi que o 8600G aguenta de boa.

você escolheu a B650 mais por causa do futuro upgrade? A A620 não resolvia de boa?

E porque o aircooler? Um gabinete de 3 fans não resolveria? Esse processador não esquenta muito, ouvi dizer.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

No caso da RTX 5060 influencia mais, porque esta é  GPU é PCI 5.0 x8 o que numa placa-mãe/CPU PCI 3.0, 4.0 capa bem o desempenho.

Até a "Black Frau'day" tem um bom tempo, mas pelo que se sabe até agora a RTX5060  8GB é "no buy". A não ser que a AMD esteja mentindo como a NVidia, a RTX 9060 16 GB será melhor compra.

Dependendo do preço que a rx 9060 vier e uma opção válida também mas eu sou mais conhecedor de NVidia então eu acabo indo mais pro lado das RTX

Postado
11 minutos atrás, Slappyki disse:

Mas ela continua sendo boa ao menos ou já era? Eu já comprei ela pois meus amigos falaram que era boa e vi as notas e reviews e geralmente era pessoas falando bem

Como o colega bem explicou acima, ela entrega o que foi projetado, porém o custo-benefício dela não está mais bom e ela não é mais recomendada para novas builds.

Entretanto, pode continuar com ela, se preferir.

Postado
3 horas atrás, Slappyki disse:

Futuramente na black Friday estou querendo fazer um upgrade nele de placa de vídeo e eu gostaria de saber se essa configuração aguenta uma 5060 (iria pegar uma 4060 base ou a ti mas o preço da 5060 fica quase o mesmo ou ate mesmo mais barato e vem com tecnologias mais novas) porém estou com medo da psu não aguentar a placa

Fonte ? Pela potência, aguenta. Agora esse modelo da MSI não tem um bom conceito. Pelo menos até que novos testes sejam feitos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Afnan disse:

Qualquer fonte? porque não é quantidade de watts se não tiver qualidade. Não é qualquer fonte 550W, por isso é bom recomendar fontes com potência acima justamente porque não são todas que tem uma boa construção

Em teoria, qualquer fonte que entregar a potência que deve, vai suportar a configuração. A questão é que uma fonte de má qualidade por ir causando dano aos poucos, devido a má capacidade de controlar a tensão, principalmente em placas de maior consumo.

De fato não é qualquer fonte de 550w que é boa, mas isso é irrelevante, a informação de 550w ser suficiente foi apenas pelo seu comentário:

2 horas atrás, Afnan disse:

A PSU precisa ser de pelo menos 650W no MÍNIMO

que na verdade o mínimo precisa ser 550w, e a fonte dele já é 650w.

30 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

você escolheu a B650 mais por causa do futuro upgrade? A A620 não resolvia de boa?

E porque o aircooler? Um gabinete de 3 fans não resolveria? Esse processador não esquenta muito, ouvi dizer.

Ele já comprou, então meio que não faz diferença trocar agora.

35 minutos atrás, Slappyki disse:

Mas ela continua sendo boa ao menos ou já era?

Ela ainda tem qualidade suficiente para sua configuração. Não é topo de linha, mas ao mesmo tempo não é algo que vai ser prejudicial ao PC. Só não é mais um bom custo-benefício e eu evito recomendar pela MSI ter trocado o capacitor sem avisar, que é uma falta de consideração com o consumidor.

Salvo engano ela ainda mantém os 5 anos de garantia, então pode ficar sossegado. 

A XPG fez algo similar com a XPG Pylon, porém pelo que me recordo a XPG alterou o projeto (especificações da fonte), enquanto a MSI trocou componentes mas manteve o mesmo projeto.

1 hora atrás, Afnan disse:

pode mandar de novo por gentileza?

Não me recordo, já apaguei.

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Pedroou

50 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

Ele já comprou, então meio que não faz diferença trocar agora

Entendi, beleza, mas não precisaria do cooler, né? E sobre a diferença da B650/A620 para upgrades faz mesmo diferença?

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

mas não precisaria do cooler, né?

Talvez não, eu colocaria igual. Um cooler mais eficiente e silencioso.

6 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

E sobre a diferença da B650/A620 para upgrades faz mesmo diferença?

Dependendo a B650 e A620, sim.

Na AM4 tem A520 com VRM melhor que B550, então tudo depende de marcas de modelos. Mas ai é legal dar uma pesquisada sobre as placas-mãe AM5, não analisei nada afundo sobre elas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...