Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Atualmente estou enfrentando um problema estranho com minhas memórias Corsair Vengeance LPX (4x módulos), que possuem frequência nominal de 3600MHz.

Durante aproximadamente um ano, utilizei esses módulos forçando manualmente via BIOS para rodarem a 3800MHz, sem grandes problemas. O sistema se mantinha estável na maior parte do tempo, embora ocasionalmente apresentasse algum pequeno atraso no POST (com raros engasgos na inicialização). Nessas situações, o sistema às vezes voltava com a frequência padrão de 2133MHz, mas bastava reconfigurar para 3800MHz na BIOS que tudo funcionava normalmente — e demorava bastante para o problema se repetir.

Porém, desde a semana passada, o sistema simplesmente não consegue mais iniciar com os 3800MHz de forma alguma. Precisei reduzir para 3733MHz para conseguir dar boot. Mesmo tentando diversos ajustes, a frequência de 3800MHz não é mais reconhecida de forma estável.

O setup atual é:

• Processador: AMD Ryzen 7 5700X3D
  • Placa-mãe: B550M-Plus TUF Gaming
  • Memórias: Corsair Vengeance LPX – 4x módulos 4GB (3600MHz)

Vale destacar que, durante esse período, mantive as tensões e os timings configurados manualmente com base em perfis que já estavam testados e estáveis. Hoje, inclusive, aproveitei para fazer uma limpeza completa no gabinete e nos componentes internos, mas a instabilidade a 3800MHz persiste.

A grande dúvida que fica é: o que pode estar causando essa limitação repentina?

Será que os módulos estão apresentando algum tipo de desgaste por estresse contínuo fora das especificações? Ou talvez seja alguma limitação do controlador de memória no processador com os 4 slots ocupados? 

Eu simplesmente não sei. E, fiquei curioso, um pouco encucado. 

Apesar de que, vale ressaltar, o meu uso com essa máquina é bem leve comparado ao que ela pode ser exigida. Raramente passa dos 50/70%% de uso em esforço contínuo.

Agradeço qualquer insight ou sugestão de testes adicionais!

image.thumb.png.97fadf9f8bc6d200acb5cc940f8518b4.png

image.thumb.png.6c7cd851118008dd7e485beccbc513c9.png

Postado

Opa ,Se apresentava engasgou e alguns atrasos nunca foi estável.. 

você pode liberar mais tensão pra isso 

Eu não sei se tem comprovação para o que eu vou falar

Mas eu tinha um core 2 quad q9550 2,83ghz de fabrica, eu usava ele em 4,6ghz com 1.55vcore o máximo considerado seguro era 1.45.. com o tempo foi ficando instável e precisava de mais tensão.. passei pra 1.6v.... depois de um tempo 4.6ghz já não estabilizava de jeito nenhum aí fui descendo e parei em 4.2ghz 

Para eu poder ajudar eu preciso 

Da tensão da memória 

Tensão do Soc

Das latências das memórias 

E do mem vtt

E se seus pentes são dual ranking ou single ranking 

Essas são as especificações de Memória para o 58003xd imagino ser semelhantes para o 5700

2x1R DDR4-3200

2x2R DDR4-3200

4x1R DDR4-2933

4x2R DDR4-2667

Postado

@Falatu

Realizei algumas pesquisas e encontrei informações relevantes sobre as questões que você levantou a respeito do hardware em questão.

Sobre a memória RAM:

• Tensão SPD (padrão de fábrica): 1,2V
  • Tensão XMP (perfil de desempenho): 1,35V
  • Latências (XMP): CL18-19-19-39
  • Latências SPD (2133MHz): 15-15-15-36
  • Ranking dos módulos: Módulos de 4GB geralmente são single rank

Sempre utilizei o sistema com o XMP ativado. Basicamente, o “perfil de desempenho” padrão da ASUS.

Sobre o processador: 

• Tensão SoC recomendada: Entre 1,0V e 1,1V para estabilidade com memórias de 3600MHz
  • Tensão máxima segura: Pedem para que se evitem ultrapassar 1,3V devido à sensibilidade do V-Cache 3D

Sobre a motherboard:

(Manual da B550M-Plus TUF Gaming)

• Compatibilidade de memória: Suporta até DDR4 4600MHz (OC)
  • Controle de tensão: Permite ajuste fino de tensões através do Digi+ VRM

Tensão VTT (Memory VTT): Pelo que vi, é geralmente a metade da tensão DRAM; para 1,35V, o VTT seria aproximadamente 0,675V

PS: Estou começando a considerar seriamente que a limitação pode estar na controladora de memória do próprio processador. Diante disso, talvez não haja muito o que fazer além de aceitar essa restrição — especialmente considerando que os modelos X3D, não foram projetados com foco em overclock.

O que mais me surpreendeu, na verdade, foi a mudança repentina: após um longo período de funcionamento “estável” a 3800MHz (com raríssimos episódios de instabilidade), o sistema simplesmente deixou de aceitar essa frequência.

Ainda assim, deixo este tópico aberto para ouvir sugestões ou experiências semelhantes de outros membros que possam lançar alguma luz sobre o caso(realmente, quero buscar entender).

Postado

@Baphoomet então 

Se você tá usando 1.35 de tensão pode tentar aumentar até 1.50 e vtt até 0.800v

Bom mas de qualquer modo está acima das especificações do processador.. então qualquer coisa acima disso é lucro

Meu setup é 

R5 5600 4.8

32gb em 2 pentes  3200 14 17 17 28 e ainda afinando 

Então pelo que entendi você usa @3800 18 19 19 39? Com 1.35v?

Postado

Curiosamente, agora à noite o sistema voltou a aceitar os 3800 MHz normalmente, como se nada tivesse acontecido. 🫠

image.thumb.png.eb73fb52a55dfd9984813a8f05bdb2ef.png

image.thumb.png.c7dfa6997ebac48870f213eb735d3c27.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...