Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Porque alguns aparelhos eletronicos que estavam funcionando param de funcionar se permanecerem longos periodos sem ser energizados? tem alguma explicação para isso e é possível evitar?

• Curtir 2
Postado

aqui a umidade varia entre 59-70% mostrado no higrometro mesmo usando desumidificador eletrico no quarto eu não moro perto da praia, se o desumidificador queimar fica sempre em 70 ou 71

temperatura entre 33-36c

• Curtir 1
Postado

Também pode ser solda fria em alguns componentes. Algumas soldas, depois de um tempo, parecem apresentar dilatação, o que causa esse problema.

• Curtir 1
Postado

Tive experiência semelhante.

Perdi, que eu me lembre... um "receiver" (amplificador com receptor AM e FM, com entrada auxiliar e toca-discos). As chaves seletoras oxidaram e a troca já não era possível, pois não tinha mais para vender.

Um toca-fitas, daqueles antigos, do mesmo estilo do receiver.

Um rádio transglobe da Philco, AM/FM, com mais 7 faixas de ondas curtas. Os contatos oxidaram e a montagem era tão compacta e complexa, que quase inviabilizava sua troca. Além do fato de não mais haver as chaves de onda para vender.

Acredito, no meu caso, que haveriam algumas opções para reduzir o efeito da oxidação..

Nas chaves de onda;

Usar. principalmente aquelas que o contacto ocorre por deslizamento. Há uma mínima fricção e a oxidação fica reduzida.

Não usar, deixando guardada. Guardar em um saco plástico, selando a vácuo parcial. Tem seladora a preço módico, que fazem isso.

Outra opção seria inserir nitrogênio dentro do saco selado.

Infelizmente, não tem muito o que fazer.

Me lembrei que perdi um osciloscópio antigo, da marca Labo. As chaves de onda oxidaram.

Um osciloscópio Tectronix 46?. Idem.

Um outro osciloscópio. O painel LCD escureceu.

A oxidação me causou muitas perdas...

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

existe algum produto quimico que seja possível sempre reutiliza-lo e tenha boa absorção de umidade em ambientes grandes como um quarto desumidificando ele e diminuindo a chance de oxidação?

esse ambiente é critico? 

aqui a umidade varia entre 59-70% mostrado no higrometro mesmo usando desumidificador eletrico no quarto eu não moro perto da praia, se o desumidificador queimar fica sempre em 70 ou 71

temperatura entre 33-36c

• Curtir 1
Postado

ja tentei silica mas é muito trabalhoso tem q trocar todo dia porque satura rápido ela so é boa em locais hermeticos, se tivesse algum produto quimico com alto poder de absorção de umidade e sempre reutilizavel para ambientes grandes como quarto seria ótimo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se é algo que vai ficar guardado, embala bem em um saco plástico e coloca um pote de anti-mofo (aqueles da Secar e similares).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!