Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, já peço desculpas adiantado mas eu realmente não sei casar peças. Até tentei e acompanhei por um bom tempo as análises feitas pelo Clube antes de montar meu setup em 2021 mas não adianta tantas informações quando seu cérebro é envolto por teflon.

Spec atual:
i5-9400F

placa-mãe ASUS PRIME H310M-E R2.0

GTX 1650

2x8 RAM 3000Mhz

Cooler Master 550 White 80+

1T HD + SSD XPG S41 TUF

Reconheço que essa placa-mãe foi um tiro no pé pois fuçando melhor percebi que sequer ela suporta a RAM e muito menos a velocidade de leitura do SSD. Porém como este cavalo tem travado até com Fortnite, acho melhor começar de novo, do zero.

Acompanhei alguns tópicos paralelos mas, novamente, não tenho ideia alguma sobre nada e acredito que se tentar casar peças aleatórias mais uma vez logo acabarei com um segundo post. Logo, recorro aos universitários, qual seria um combo maneiro e acima dessa pocilga que eu criei? Não tenho problemas com sair da NVidia.

PS: vi um pessoal falando sobre o gabinete Montech Air 903 e fiquei interessada também, deve caber isso tudo dentro dele né?

Obrigada desde já, e perdão pelo vacilo.

Postado

Se@gafanhoito boa noite. Então, a gente tem uma complicação aqui, que é fazer o upgrade de placa-mãe e GPU até 3000 reais. Isso limita bastante suas opções, visto os altos valores das placas de vídeo hoje. Então a gente fica limitado a plataformas DDR4 pra um upgrade pra poder fazer algo aqui, eu diria que há 3 opções de caminho:

1 - Mantém a plataforma e procura um 8700 ou um 9700. São caros pro que oferecem, mas você não teria que migrar de plataforma. Dá pra achar entre 600 e 800 reais um usado funcionando se procurar direito pelo que vi numa olhada rápida no ml. Eles não valem isso na minha opinião, mas pegando um deles você tem uma sobra maior pra escolher uma GPU, aí vai de sua preferência, como RX7600 ( a partir de 1730+- ) ou RTX 4060 ( 2100 pra cima ), ou até alguma outra um pouco melhor se tiver a sorte de ter um cupom de promoção.

2 - Migra pra plataforma AM4, que não é ideal também, mas funciona legal. Pega uma placa de menor custo, como uma Pichau Danuri B550, que não é top mas não te deixa na mão ( 550 reais ) ou uma ASUS TUF A520 ( aprox 600 reais ) e um Ryzen 5 5600 ( aprox 750-800 reais ) ou um 5 5500 mesmo ( aprox 540 reais ). Então você gasta uns 1100-1300 nesse conjunto, e coloca uma RX 7600, mas os modelos próximos da faixa dos 1700.  Teoricamente tem as placas da Intel e uma da amd( b570 no mesmo valor, modelo da ASRock, e a750 modelo da ASRock por 1599, assim como as Rx 6600 da AMD por 1620+- ), mas as placas da Intel são chatinhas se você não tem costume, e a RX 6600 é fraca pro que tão pedindo nela.

3 - Você pega uma placa h610 DDR5 de baixo custo ( entre 300 e 420 reais ) e um i5 12400f ( 720 reais hoje ) ou um i5 14400f ( em promoção na Pichau por 830 mais ou menos ). Também vai sair a uns 1100-1300 aqui, com esses valores, então segue a mesma combinação de GPU da segunda opção.

Você deve ter reparado só uma opção que menciona produto usado ( a primeira ), mas é porque tô tentado manter produtos novos num geral, com produtos usados daria pra brincar um pouco mais, mas não acho interessante aqui. Deixo observado aqui  também que a razão de ter evitado DDR5 apesar de ser interessante pro futuro é porque aumentaria em uns trezentos a quinhentos reais seu upgrade e te deixaria numa situação complicada em valores, visto o orçamento mencionado. Depois me confirma se sua fonte é uma MWE por favor, só pra ter certeza, mas acho que ela tá tranquila de toda forma, apesar de não ser excepcional, é honesta, e aguenta com tranquilidade os upgrades em teoria.

• Obrigado 1
Postado

@gafanhoito No seu lugar, eu trocaria primeiro o kit de processador e placa-mãe. Depois você vende seu kit e sua VGA e compra uma melhor.

Primeiro, pois é difícil encontrar à venda modelos de placa-mãe 1151.

Segundo, pois caso encontre, será mais caro do que placas de gerações mais atuais.

Você prefere Intel mesmo ou pode ser AMD também?

• Curtir 1
Postado

Bom dia, amigos! Dada as respostas, creio que vou ter que alterar o post kkkkkkkkk. Não imaginei que a CPU seria um problema também, mas posso trocar também e aumentar os gastos, levando em consideração o interesse em gabinetes, vai ser o equivalente a montar outro PC!

Placa-Mãe + GPU + CPU até R$4.500,00 é bala?

@Rafael Tuco Olá! Nessa situação, talvez compense trocar logo os 3 e recomeçar, tendo em vista que pretendo trocar o gabinete também. Não tenho preferência entre Intel e AMD, somente usei Intel pois haviam informado que ela processava melhor o pacote Office e eu trabalho com finanças nesse mesmo setup. Não havendo diferença gritante, estou flexível para qualquer lado 🙂

12 horas atrás, NStão disse:

Se@gafanhoito boa noite. Então, a gente tem uma complicação aqui, que é fazer o upgrade de placa-mãe e GPU até 3000 reais. Isso limita bastante suas opções, visto os altos valores das placas de vídeo hoje. Então a gente fica limitado a plataformas DDR4 pra um upgrade pra poder fazer algo aqui, eu diria que há 3 opções de caminho:

1 - Mantém a plataforma e procura um 8700 ou um 9700. São caros pro que oferecem, mas você não teria que migrar de plataforma. Dá pra achar entre 600 e 800 reais um usado funcionando se procurar direito pelo que vi numa olhada rápida no ml. Eles não valem isso na minha opinião, mas pegando um deles você tem uma sobra maior pra escolher uma GPU, aí vai de sua preferência, como RX7600 ( a partir de 1730+- ) ou RTX 4060 ( 2100 pra cima ), ou até alguma outra um pouco melhor se tiver a sorte de ter um cupom de promoção.

2 - Migra pra plataforma AM4, que não é ideal também, mas funciona legal. Pega uma placa de menor custo, como uma Pichau Danuri B550, que não é top mas não te deixa na mão ( 550 reais ) ou uma ASUS TUF A520 ( aprox 600 reais ) e um Ryzen 5 5600 ( aprox 750-800 reais ) ou um 5 5500 mesmo ( aprox 540 reais ). Então você gasta uns 1100-1300 nesse conjunto, e coloca uma RX 7600, mas os modelos próximos da faixa dos 1700.  Teoricamente tem as placas da Intel e uma da amd( b570 no mesmo valor, modelo da ASRock, e a750 modelo da ASRock por 1599, assim como as Rx 6600 da AMD por 1620+- ), mas as placas da Intel são chatinhas se você não tem costume, e a RX 6600 é fraca pro que tão pedindo nela.

3 - Você pega uma placa h610 DDR5 de baixo custo ( entre 300 e 420 reais ) e um i5 12400f ( 720 reais hoje ) ou um i5 14400f ( em promoção na Pichau por 830 mais ou menos ). Também vai sair a uns 1100-1300 aqui, com esses valores, então segue a mesma combinação de GPU da segunda opção.

Você deve ter reparado só uma opção que menciona produto usado ( a primeira ), mas é porque tô tentado manter produtos novos num geral, com produtos usados daria pra brincar um pouco mais, mas não acho interessante aqui. Deixo observado aqui  também que a razão de ter evitado DDR5 apesar de ser interessante pro futuro é porque aumentaria em uns trezentos a quinhentos reais seu upgrade e te deixaria numa situação complicada em valores, visto o orçamento mencionado. Depois me confirma se sua fonte é uma MWE por favor, só pra ter certeza, mas acho que ela tá tranquila de toda forma, apesar de não ser excepcional, é honesta, e aguenta com tranquilidade os upgrades em teoria.

Nstão, olá! Obrigada pelos 3 caminhos, estava de olho na RX6600 mas disseram que a 7600 tem melhor desempenho, faltava apenas o aval de quem conhece do assunto. No que se refere a troca da plataforma, lancei uma folga de mais R$1.500,00 para um cenário de troca de GPU+CPU+Placa-mãe, imaginei que daria para combinar meu intel atual com um upgrade hipotético mas não levei em consideração quão difícil seria adaptar ela e a Placa-Mãe. Fui moleque! Gostei de todos os cenários, capaz de fechar em ASUS A520M Plus + Ryzen 5 5600 + RTX 4060 com um desembolso maior somente por ter visto algumas resenhas sobre como a 4060 gasta 2/3 de energia a menos que a 7600 😮‍💨

Haviam me indicado a B450 Gaming da GigaByte mas pelo que verifiquei, A520M Plus, B550M-Plus e B450 não possuem diferenças tão relevantes, exceto em casos de overclock da RAM e quantidade de entradas (mas posso estar errada).

Sim, minha fonte é MWE, acredito que apaguei a informação sem querer durante a edição da escrita. O correto é: Cooler Master MWE 550 White 80Plus

• Solução
Postado

@gafanhoito b550 tem acesso a PCIe 4, isso é um ponto interessante a se observar. Mas se você tiver essa margem de mais 1500 reais além do original, você pode pegar uma b650/b850 e um Ryzen 7600, e aí coloca 2x8 DDR5. Isso sai razoavelmente mais caro ( total de uns 1,7~2k o conjunto pelo menos ), mas é uma plataforma que dura mais, como disse o outro colega ali. Nessa situação ficaria dentro da faixa que você quer. Fora isso, as recomendações seguem as mesmas que eu dei, com a diferença de você poder ter mais espaço pra uma 4060 ou até uma 5060 dependendo de como você organizar.  Fora isso, a diferença é você poder subir um pouco os processadores nas opções 2 e 3, além da GPU ( ex colocar um Ryzen 7 5700/5700x3d na 2 e colocar um i5 14600kf na 3, ou mudar a 3 de placa-mãe DDR4 pra DDR5 e comprar 2 memórias pra combinar. Os 1500 a mais te dão essa maior flexibilidade e ajudam a conseguir mais desempenho em processamento se for o caso, não posso dizer o mesmo quanto a processamento gráfico, visto que o máximo que se chega é uma 5060 ou uma 4060ti, que a diferença pra 4060 existe mas é coisa de uns 20 por cento acho. A 4060 tá saindo a 2050~2100, 5060 pelo menos 2600-2700, então a diferença de preço entre as duas tá maior do que os tais 20%, apesar de não muito. Vai do que você achar melhor ).

Desculpa pela desorganização.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!