Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite!

Recentemente fiz uma formatação e limpeza no meu computador (basicamente removi os FANs e a poeira).

Porém, notei que após esta limpeza, o desktop começou a ter o seguinte comportamento: eu ligo ele, tudo ocorre normalmente, a placa-mãe dá aquele BIP curto de 0,3 segundos (ou seja, de que não há falha de hardware), o post é iniciado, passamos por ele, e no momento em que o Windows 11 começa a carregar (momento em que aparece a bolinha do Windows carregando), apenas um dos FANs meus desliga e liga novamente, aí o alto falante da placa-mãe faz um BIP longo de uns 3 ou 4 segundos.

Eu descobri que esse BIP longo é por causa do alerta de FAN falhando, pois desabilitando a função de fan fail na BIOS, ele não faz mais este BIP longo.

Bom, tentei trocar este cooler por outro que eu tinha guardado aqui, e o mesmo ocorre: bip longo e fan para e volta.

Removi o conector do FAN e pude observar que os conectores do FAN estão normais, não há nada frouxo nele.

Então, fico pensando: problema de FAN não é, pois ocorreu mesmo trocando por outro. Problema de fonte, acho difícil, e problema no conector da placa-mãe, se caso houvesse, o FAN não funcionaria depois de carregar o Windows.

A configuração minha é esta abaixo:

Placa-mãe Gigabyte B660M DS3H DDR4
Processador Intel Core i5 12400
4x8 GB Corsair Vengeance DDR4 3200 MHz (CMK8GX4M1E3200C16)
Water Cooler H60 Hydro
Fonte Corsair TX550M
Placa de vídeo Gigabyte GTX 1660Ti
SSD NVMe WD Blue SN570 de 500GB
SSD NVMe WD Black SN750 SE de 500GB
2x Coolers de gabinete Corsair ML140
1x Cooler de Gabinete Corsair AF120 LED

O que pode estar acontecendo?

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

opa 
se testou outro fan e continua, provável q nessa limpeza possa ter danificado alguma coisa
estatica já pode dar problema em algum componente sensível

mas por via das duvidas eu resetava a BIOS, atualizava 
e talvez ate tirar e limpar tudo de novo com álcool isopropílico ou limpa contato  

ja tive uma placa ASUS q a sys fan 2 entrou em curto e apitava, mas foi a minha fonte q tava indo pro saco e levou a minha placa-mãe junto depois  😞

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!