Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O título já descreve o problema. Eu vou tentar dar o máximo de detalhes que acho importante. Vamos lá:

Comprei um monitor full HD que tem HDMI e Display port. Ao conectar os cabos e ligar no PC, não deu vídeo; digo, a placa de vídeo não deu vídeo, pois ligando o HDMI direto na placa usando o onboard Radeon e ele dá imagem normalmente. Já configurei até HDR e 180hz pelo windows normal. Mas eu preciso da minha GPU pra jogar.

Alguns testes que já fiz:

Os cabos eu já testei de todo jeito; só HDMI, só display port, os dois ao mesmo tempo. Só tá dando imagem onboard mesmo.

A GPU só aparecia como oculto no gerenciador do Windows e eu tive a brilhante ideia de desabilitar e reiniciar o PC de novo achando que o sistema ia reconhecer. Agora nem em oculto aparece mais.

BIOS: a única coisa que ainda não fiz foi tentar atualizar BIOS(não queria fazer isso na verdade). O input inicial de display já tá setado pra PCIe e já tentei mudar de auto pra gen 3, mas não deu certo(deixei no auto mesmo)

Drivers: já procurei atualizar, mas o software da NVIDIA precisa reconhecer a placa, então sempre falha o download.

Vocês têm alguma outra sugestão, além de atualizar a BIOS, que possa resolver?

Segue abaixo minha config:

Ryzen 5 5600G

GTX 1050ti

2x 16Ggb RAM

Monitor antigo era um Phillips 60hz e o atual é o LG Ultragear 24GS60F-B

Postado

você tentou resetar a BIOS?

tentou baixar os drivers do monitor?

a placa de vídeo está sendo reconhecida na BIOS?
Não é normal não reconhecer um monitor.

Postado

@Swalls Dá pra resetar a BIOS só apertando no power com o PC desligado, certo? Vou tentar...

Drivers do monitor eu não procurei, mas olha só: enquanto o PC está ligado, se eu plugar de novo o display port o próprio monitor reconhece "um novo dispositivo foi conectado. Gostaria de usar?" Mas não adianta, a tela do display port fica preta como carregando....e depois volta pro HDMI da placa-mãe.

Como eu verifico a placa de vídeo na BIOS ? Não achei essa opção.

Modelo da placa é gigabyte B450M

Postado

@luke2_03 não, você tem que tirar a bateria da placa-mãe, tirar a tomada, segurar o power por 10 segundos, por o cabo, ligar, desligar e por a bateria de volta.

a placa de vídeo aparece lá na parte do PCI.

b450 é modelo do chipset, você tem que dizer o modelo exato.

Postado

@Swalls resetei a BIOS ( eu recebi uma msg confirmando o reset).

O problema com certeza é a minha GPU, mas ela ela tá ligando normalmente no PC (ventoinhas giram). Poxa, até semana passada eu ligava meu PC normalmente com o monitor antigo tudo certo.

Foi só eu trocar de monitor que o PC automaticamente voltou pro vídeo onboard e agora é como se minha placa de vídeo não tivesse conectada no PC.

Já tirei ela e passei um limpa contato e liguei de volta. Nada.

1 hora atrás, Swalls disse:

@luke2_03 não, você tem que tirar a bateria da placa-mãe, tirar a tomada, segurar o power por 10 segundos, por o cabo, ligar, desligar e por a bateria de volta.

a placa de vídeo aparece lá na parte do PCI.

b450 é modelo do chipset, você tem que dizer o modelo exato.

O modelo é a gigabyte B450M Gaming. Ela e toda vermelha.

Postado

antes de tudo, você não me falou qual é a fonte. (modelo e marca)

você passou limpa contato? o especifico para eletrônicos ou qualquer um?
Cara eu recomendo fortemente você usar apenas álcool ispopropilico, até porque limpa contato tem N formulas diferentes e pontos de oxidação só aparecem depois de 20 horas a 2 dias.

você esperou secar o produto antes de ligar novamente? (20 a 30 minutos?)

Passou aquela borracha + papel básica nos pinos e limpou o slot com uma pistola de ar/secador antes de tentar limpa contato?

testa essa placa de vídeo em outro pc.

Postado

Passei o limpa contato pra eletrônico. Passei um álcool isopropílico(deixei um tempo antes de ligar. Nada. A GPU liga as ventoinhas, mas não existe no sistema.

Não tenho outro PC pra testar.

A fonte que tenho é uma Superframe SF-B500FL 80 plus bronze PFC ativo

.....acho que vou ter que atualizar a BIOS da placa-mãe.

Sinceramente, não faz sentido. Até semana passada o PC ligava com a placa de vídeo no monitor antigo tudo certo. Só foi eu trocar os monitores que pronto: parece que minha GPU deixou de existir pro PC.

O Monitor tá todo atualizado; o problema não é ele.

IMG_20250610_195525.jpg

Postado

A quem interessar ler este post:

O Veredito (com uns 95% de certeza) é que a placa de vídeo provavelmente morreu.

Ela continua ligando as ventoinhas normalmente ao iniciar o PC, mas não dá vídeo.

Depois de todos os testes de config no windows e BIOS (incluindo atualização da BIOS), o problema persiste.

Já comprei uma placa de vídeo nova (RX7600; já tava querendo mudar mesmo)

Ainda vou testar ela em outro PC quanto tiver uma oportunidade, se pegar, ótimo, ainda consigo revender.

É isso. Press F pela lendária GTX1050ti. Minha guerreira desde quando usava um i5.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!