Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Recentemente adquiri um este notebook Dell Latitude 3420 pelo market place do Facebook, fui buscar pessoalmente, ele possui um core i5 1135G7, 16GB de RAM e o SSD original de 256GB. Quando eu fui buscar, ele estava se não me engano com o Windows 10, tudo funcionando perfeitamente mas resolvi colcoar o Zorin Linux, pois eu comprei pra estudar programação, e precisava de um Linux amigável e que fosse de preferência baseado no Ubuntu. Bom, acontece que eu usei o notebook por uns 20 dias, sem apresentar qualquer problema, até que o zorin começou a dar problemas com o modo gráfico, dai eu alterava para o Xorg e funcionava normalmente, eu não sei se isso foi um problema isolado, pois quando eu refiz o meu perfil de usuário no Zorin, ele voltou a funcionar levando a crer que parecia um problema sistêmico. Mas no domingo eu encontrei o notebook com a tampa baixada mas dava pra ouvir a ventoinha dele ligada, quando abri a tampa ele não estava com vídeo, forçei o desligamento dele para que ele pudesse reiniciar e ele reiniciou, só que agora ele travava após eu digitar a senha de login pra carregar o sistema e como o sistema não tinha nada pra fazer backup, tentei formatar, e já na formatação o notebook trava. Puxei um pendrive com Windows 10 e adivinha, quando começa a carregar a instalação ele apresenta tela azul ou trava.

Após esses testes iniciais, começei a fazer testes de hardware:
- Diagnóstico da Dell: ok;
- Mentest86: ok;
- Teste com uma memória só apresenta o mesmo problema;
- Teste sem o SSD e com um HD SATA apresenta o mesmo problema;
- Tentei atualizar a BIOS, mas informa que já está na última versão;
- Tentei baixar o Recovey da Dell pelo Setup conectado à internet, mas deu tela azul quando começou a carregar.

Enfim, se alguém tiver mais alguma ideia, seria bem vinda pois já não sei mais o que fazer, e fica de aprendizado em comprar eletrônico de segunda mão sem saber a procedência. Desde já agradeço a todos!

Postado
15 minutos atrás, sergiosalles disse:

- Diagnóstico da Dell: ok;
- Mentest86: ok;
- Teste com uma memória só apresenta o mesmo problema;
- Teste sem o SSD e com um HD SATA apresenta o mesmo problema;
- Tentei atualizar a BIOS, mas informa que já está na última versão;
- Tentei baixar o Recovey da Dell pelo Setup conectado à internet, mas deu tela azul quando começou a carregar.

E as temperaturas da CPU?

Use alguma distro live (talvez até o próprio Zorin Linux live, se houver) e rode o lm-sensors.

Postado

@sergiosalles Considerando que você consegue abrir o notebook (afinal abriu para tirar uma memória), tente abrir novamente o notebook para verificar a ventoinha do processador. Faça uma limpeza utilizando pincel se necessário.

Depois ligue e veja se ela funciona.

Se a ventoinha não estiver girando ou com mau-funcionamento, é esperado que o computador desligue e apresente travamentos mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!