Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bom?

Eu fiz um upgrade em minha GPU, troquei uma RTX 1050Ti por uma RX 7600 porém estou tendo um desempenho abaixo do que tinha com a antiga placa...

O principal problema está quando tendo jogar CS2, com o setup antigo tinha médias de 120fps e no atual estou com média de 80fps.
o uso de CPU gira em torno de 65% e da GPU 30% era para estar ocorrendo gargalo nesse nível? Pois antes da compra vi um vídeo no youtube e a média de fps girava entre 200~220

Agradeço se tiverem alguma ideia do que eu posso fazer para resolver isso

Postado

Opa, então @Edvaldo J. Frederico

Não, não removi driver antigo, não sei como fazer isso.

RAM 2x 8gb 2.666MHz

H410M H

Fonte é uma Redragon 500W

em um teste no CS2 mapa train modo mata-mata (mais players) tive os seguintes resultados:

GPU 31% de uso e 57°

CPU 60% de uso e 64°

fps médio na casa de 60

Além disso, olhando o CPU-Z ele mostra que meu processador tem 2 núcleos e 4 threads sendo que o correto deveria ser 6 núcleos e 12 threads.

Não faço ideia de porque essa diferença, até estou pensando que posso ter comprado um processador falso, porém comprei ele em 2021 no Kabum.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, svcwb disse:

Opa, então @Edvaldo J. Frederico

Além disso, olhando o CPU-Z ele mostra que meu processador tem 2 núcleos e 4 threads sendo que o correto deveria ser 6 núcleos e 12 threads.

Não faço ideia de porque essa diferença, até estou pensando que posso ter comprado um processador falso, porém comprei ele em 2021 no Kabum.

Bom dia. O trecho destacado merece atenção.

Consegue entrar na sua BIOS e verificar como ela identifica o seu processador?

Postado

@Gabriel U Bom dia. Então, olhei aqui e na BIOS o nome do processador aparece corretamente i5-10400f e nas configurações está correto também "No. of CPU Cores Enabled" aparece 6.

pelo msconfig o número máximo que está disponível para selecionar são 4 núcleos.

Vou anexar algumas imagens.

IMG-20250612-WA0113.jpg

IMG-20250612-WA0008.jpg

IMG-20250612-WA0105.jpg

IMG-20250612-WA0106.jpg

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, svcwb disse:

@Gabriel U Bom dia. Então, olhei aqui e na BIOS o nome do processador aparece corretamente i5-10400f e nas configurações está correto também "No. of CPU Cores Enabled" aparece 6.

pelo msconfig o número máximo que está disponível para selecionar são 4 núcleos.

IMG-20250612-WA0113.jpg

IMG-20250612-WA0008.jpg

IMG-20250612-WA0105.jpg

IMG-20250612-WA0106.jpg

Bom, algumas soluções podem ser testadas aí.

Tente uma por uma e veja qual delas resolve o problema.

1. Na tela do MSCONFIG, desabilite a opção de Número de Processadores, e reinicie o computador;

1.1 Verifique o Gerenciador de Tarefas novamente.

2. Abra o CMD como Administrador e execute o seguinte comando

wmic cpu get NumberOfCores,NumberOfLogicalProcessors

2.1 O comando te mostrará quantos núcleos o sistema efetivamente reconhece.

3. Resete as configurações da sua BIOS para o padrão.

3.1 Depois disso, repita o passo 1.1.

4. Verifique se sua BIOS tem o HyperThreading da Intel habilitado por padrão, e ative se for o caso.

4.1 E faça o mesmo com o Intel Turbo Boost. Ative ambos.

5. Verifique a integridade do seu sistema Windows através do CMD.

5.1 sfc /scannow e dism /online /cleanup-image /restorehealth são os dois comandos que você deve executar.

6. Se nada funcionar até aqui, você vai precisar abrir o PC.

E verificar o encaixe físico do CPU e do cooler.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, svcwb disse:

IMG-20250612-WA0113.jpg

IMG-20250612-WA0105.jpg

IMG-20250612-WA0106.jpg

Boa tarde

Dentro do msconfig você não precisa alterar nada para tirar o máximo do seu PC.

O campo "Número de processadores" e "Memória máxima" pode deixar desmarcado.

E dentro da BIOS onde está escrito "no of cpu core enabled" pode deixar como "AUTO" que é para aparecer os 6 núcleos automaticamente.

Se mesmo assim não funcionar entre dentro da BIOS aperte a tecla F7 e depois F10 para salvar as alterações e veja se voltou normal.

E quando você faz upgrade de placa de vídeo é fundamental remover o driver antigo, principalmente se você mudou de marcas diferentes de GPU.

As placas de vídeo da AMD são excelente, mas são enjoadas quando se trata de drive.

O pessoal gosta de usar o programa DDU para remoção de driver antigo da placa de vídeo, eu prefiro reinstalar novamente o sistema operacional, assim é garantido que você tire o máximo no novo hardware.

E troque também o cooler do processador porque por estar usando apenas 2 núcleos e estar 64ºC com apenas 60% de uso, quando voltar ao normal isso vai passar dos 85ºC com facilidade, e processador com temperatura alta derruba o desempenho dele.

O AG400 para esse processador deve ser o suficiente, me baseando no TDP do seu processador.

cooler-para-processador-deepcool-gammaxx

E faltou você passar qual o modelo do seu gabinete, porque de nada adianta um bom cooler de processador se o gabinete não ajudar na refrigeração.

Postado

@Gabriel U realizei os processos 1 e 2 e resolveu!!

o CS está rodando entre 180 e 220fps dependendo do mapa.

@Edvaldo J. Frederico fiz o procedimento pelo DDU mas irei formatar o pc semana que vem para garantir.

Quanto a temperatura, ao testar o CS o processador passou de 95°.

Meu gabinete é um MasterBox Q300L da Cooler Master. Está apenas com a FAN padrão de fábrica de 120mm e o cooler de processador da intel que veio junto do processador; Além de sua indicação de Cooler para o processador, vou providenciar 2 ou 3 FANs extras.

Agradeço a ajuda de ambos, de verdade. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, svcwb disse:

@Gabriel U realizei os processos 1 e 2 e resolveu!!

o CS está rodando entre 180 e 220fps dependendo do mapa.

@Edvaldo J. Frederico fiz o procedimento pelo DDU mas irei formatar o pc semana que vem para garantir.

Quanto a temperatura, ao testar o CS o processador passou de 95°.

Meu gabinete é um MasterBox Q300L da Cooler Master. Está apenas com a FAN padrão de fábrica de 120mm e o cooler de processador da intel que veio junto do processador; Além de sua indicação de Cooler para o processador, vou providenciar 2 ou 3 FANs extras.

Agradeço a ajuda de ambos, de verdade. 

Boa noite

Ótimo, só que 95ºC é muita coisa no processador.

• Zalgo alterou o título para PC com Intel Core i5 10400F e RX 7600 com desempenho abaixo do esperado no CS2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!