Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde aí, tudo tranquilo?

Galera, tenho uma dúvida se alguém pode me ajudar, comprei uma rx7600(ela consome uns 160w) tenho fonte 450w gigabyte mas até ai tranquilo aqui ta sobrando watts e tenho poucos componentes ligado no pc, mas onde pega é os amperes, minha fonte no máximo 36 amperes, e no site da amd diz que o requisito mínimo seria 40 amperes para essa placa de vídeo, alguém sabe se funciona, ou pode dar algum problema? Obrigado.

• Moderador
Postado

@FelipeChristmann Por favor, informe o modelo exato da sua fonte Gigabyte de 450W. Só assim será possível avaliar se ela é ou não adequada, já que os componentes e a qualidade de construção variam bastante entre os modelos.

E como o colega acima comentou, é interessante informar também o restante da sua configuração, principalmente o processador.

• guilherme_dr alterou o título para Fonte Gigabyte 450W suporta Radeon RX 7600?
Postado

Ryzen 5 4500(cooler stock)

B450m k gigabyte

memória RAM 16gb DDR4 3200mhz

SSD NVMe 2.0

fonte 450w gigabyte 80plus bronze

e apenas um fan traseiro para tirar o ar quente, pois aqui ta friozinho então ta assim por enquanto kk

obs: pretendo trocar processador e placa-mãe, mas por enquanto vou usar esses xd

Postado
2 horas atrás, FelipeChristmann disse:

fonte 450w gigabyte 80plus bronze

Essa Gigabyte P450B é uma fonte de baixíssima qualidade, ainda com uma topologia ultrapassada de regulação em grupo e desempenho medíocre, recomendo trocar urgente por um modelo de qualidade.

Recomendo a Cooler Master MWE V2 Bronze ACAAB, que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo teclab.

4 horas atrás, FelipeChristmann disse:

alguém sabe se funciona, ou pode dar algum problema?

Funcionar até funciona, mas…

• Curtir 1
Postado

@FelipeChristmann Amigo, acredito que a questão seria melhor respondida por um eletricista. Primeiro vamos definir o que é a.m.p.e.r.e. : "quantidade de corrente elétrica que flui através de um circuito". Dito e feito, respondendo sua pergunta: sim, isso pode danificar sua fonte a longo prazo uma vez que ela não está preparada para garantir o fluxo/corrente de energia/eletricidade adequado para a gpu, você estaria "forçando" a fonte a entregar mais corrente elétrica do que ela consegue. Traduzindo para uma situação fácil de entender: você tem um celular e utiliza um carregador/fonte de corrente diferente da indicada pelo fabricante. Das duas uma: ou o carregamento vai ser mais lento que o normal ou haverá a sobrecarga de corrente causando superaquecimento que pode sim levar a falhas críticas. Por favor, procure um eletricista da sua cidade. Ele vai conseguir te explicar com mais detalhes técnicos. A  a.m.p.e.r.a.g.e.m. (corrente) é tão importante quanto v.o.l.t.a.g.e.m. (tensão). 

Por algum motivo, onde eu escrevi a.m.p.e.r.a.g.e.m está sendo trocado para corrente e onde escrevi v.o.l.t.a.g.e.m está sendo trocado para tensão. Por isso, editei.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, JovemPadawan disse:

Por algum motivo, onde eu escrevi a.m.p.e.r.a.g.e.m está sendo trocado para corrente e onde escrevi v.o.l.t.a.g.e.m está sendo trocado para tensão. Por isso, editei.

Corrente é o termo técnico correto para  "a.m.p.e.r.a.g.e.m", assim como tensão é o termo técnico para o coloquial "v.o.l.t.a.g.e.m". Significam o mesmo, porém, é a forma correta e mais técnica de se falar, por isso no fórum há a substituição dos termos.

@FelipeChristmann

Sobre a dúvida do autor do tópico, recomendo substituir a fonte quando puder, como já mencionado, é uma fonte de entrada e pode até segurar a configuração, mas não é o mais "adequado". Em relação aos 36A da fonte, é referente a linha de 12V (a qual alimenta o CPU, placa de vídeo, coolers, dispositivos de armazenamento, etc.) e a RX 7600 tem seu consumo de 160W que equivale a algo próximo de 14A na linha de 12V, ou seja, os 40A que mencionou, deve ser alguma recomendação da AMD de um valor de margem de segurança que considera o consumo total do sistema (todo o PC).

Em resumo, tendo em vista a sua configuração atual, não seria um problema a fonte apresentar 36A na linha 12V, mas já que mencionou a pretensão de upgrades futuros, dependendo do hardware que utilize, pode sim, gerar algum tipo de risco no futuro. De qualquer modo, a fonte é básica e se puder, recomendo que faça a substituição.

Espero ajudar,

Abraço!

• Curtir 1
  • Amei 1
  • guilherme_dr alterou o título para Fonte Gigabyte Gigabyte P450B suporta Radeon RX 7600?
  • Moderador
Postado

Em potência, você está seguro, seu setup não consumiria tanto.

O problema é a qualidade mesmo, segue trecho que comentei em um caso similar:

Em 09/06/2025 às 23:17, Zalgo disse:

O Teclab testou esse modelo de 450W, neste link, e até aprovaram ela pelos testes elétricos (não abriram ela para ver componentes internos), mas com ressalvas como temperatura alta.

Isso não quer dizer que a sua fonte atual vai trazer problemas imediatos ao adicionar a RX 7600 no setup, porém, dado informações dos modelos em 550W e 650W, pessoalmente, eu trocaria.

Em resumo, se possível, troque a fonte.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...