Ir ao conteúdo

Gigabyte A520M K V2 com Ryzen 5 5600GT, posso ter problemas de temperatura?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei uma A520M, e só depois (sim, fui mlk) descobri que ela não possui dissipadores de calor. Tenho um Ryzen 5 5600gt. A longo prazo, posso ter problemas com temperatura? É possível fazer overclock no processador, memória RAM e no vídeo integrado?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Chipset A520 não suporta overclock de processador e memória RAM (pode ter exceção). Com esse Ryzen não deve ter problemas no VRM, ele é relativamente fraco.

• Curtir 3
  • guilherme_dr alterou o título para Gigabyte A520M K V2 com Ryzen 5 5600GT, posso ter problemas de temperatura?
Postado
13 minutos atrás, JeffersonFilPB disse:

aumento da vram nativa na BIOS?

Se vai usar vídeo integrado, aumentar o VRAM não faz sentido algum.

Além de não fazer sentido, irá consumir um pouco da sua memória RAM, que é dedicado parte para a Vega do processador.

Vamos supor que você coloque 16gb de ram, tire 2gb desse valor e aloque na Vega, o restante é o utilizável, que será coisa de 14gb.

Postado

Fala irmão, tenho essa mesma placa e o meu processador é o sem vídeo integrado. 

Tive alguns problemas de temperatura com o processador usando o cooler da AMD (consegui chegar na casa dos 91ªC) que se resolveram com um WC, mas não tem necessidade dependendo do uso.

Sobre os OC's não vou conseguir te ajudar com exemplos práticos porque não fiz

Postado

Temperatura do CPU (caso do 5600) não tem a ver com o VRM da placa-mãe, e sim com cooler de CPU fraco (caso o AMD Wraith Stealth) e/ou gabinete com airflow ruim.

Com o 5600G ou GT (TDP 65W) o VRM dessa A520M-K deve ficar na casa dos 60-70 graus. VRM não passando dos 80 é OK.

5 horas atrás, JeffersonFilPB disse:

...aumento da vram nativa na BIOS? 

Neste vídeo mostra que dedicar 2GB da memória RAM do sistema para a iGPU do 5600GT não faz diferença nos jogos.

Mesmo que no BIOS informe que é 512 MG - o mínimo possível (o "limitado" no vídeo) o Windows aloca mais memória quando é preciso - até o limite da RAM disponível. Inclusive a AMD não recomenda alocar valor fixo para as suas iGPU, essa prática é "lenda de Internet". 

Postado

@1lokos Não sei se você respondeu a mim ou ao mano de cima, mas creio que foi a mim. Eu não confundo a temperatura de VRM com a temperatura do processador, sei que são coisas diferentes. A principio, a dúvida é se o OC pode esquentar muito a placa-mãe, o processador é mais fácil de monitorar. 

Quanto ao aumento de vram na BIOS, vi um vídeo no canal tecnoart dele fazendo isso e ganhando fps considerável nos jogos.

https://youtu.be/JvO8bariFig?si=6SdKyoAW-bHs8TCO

Postado

Bah, esse canal do vídeo é pura "abobrinha", que ficou "famoso" ensinando leigos a montar "PC Gamer" com 1 pente de memória... de 4 GB, de que "Xeon é melhor que i9". 

No primeiro teste a memória estava em Single Chanel e com o XMP desativado, levando a falsa conclusão de que foi aumentar a RAM dedicada para o iGPU que melhorou o desempenho. Como comentaram no vídeo:

"... foi só um vídeo meme de XMP e Dual Channel."

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...