Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, estou para montar um PC novo e penso em deixar meu laptop antigo para minha esposa, visto que o dela já está no final da vida.

É um Acer Aspire, com um i5-8250U e Nvidia MX130.

Eu já coloquei no passado um SSD NVMe Kingston A1000 de 1000MB/s e ele tem 8GB RAM Adata (foto anexa).

Ele só me permite mexer nessas duas peças. Assim, as perguntas são:

1) Se eu mudar para um NVMe de 6000Mb/s muda algo ou o sistema já é um gargalo e a mudança nem será sentida?

2) Se eu colocar um pente de RAM de outra marca, valeria mesmo a pena? Poderia ser de marcas chinesas mais baratas?

Pelo que pesquisei, ele tem 4GB soldado e mais um pente de 4GB que poderia ser trocado. Perco o dual channel, né?

Enfim, compensa investir?

IMG_20240113_093802.jpg

• Membro VIP
Postado

@Tio Dito 1900 Um laptop dessa idade é improvável que suporte pci-e 4.0. Qualquer SSD acima de 2400MBps é desperdício. Eu manteria o atual. Você pode aumentar a memória pra 16GB, que é a única coisa que vale a pena mexer.

2 horas atrás, Tio Dito 1900 disse:

2) Se eu colocar um pente de RAM de outra marca, valeria mesmo a pena? Poderia ser de marcas chinesas mais baratas?

Pelo que pesquisei, ele tem 4GB soldado e mais um pente de 4GB que poderia ser trocado. Perco o dual channel, né?

Ideal que seja uma configuração idêntica à memória soldada, para evitar incompatibilidade. Você encontra facilmente memórias Smart e Samsung no mercado livre.

• Curtir 1
  • Zalgo alterou o título para Vale a pena upgrade nesse laptop com Core i5 8250U e NVIDIA MX130?
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Tio Dito 1900 disse:

Caros, estou para montar um PC novo e penso em deixar meu laptop antigo para minha esposa, visto que o dela já está no final da vida.

É um Acer Aspire, com um i5-8250U e Nvidia MX130.

Eu já coloquei no passado um SSD NVMe Kingston A1000 de 1000MB/s e ele tem 8GB RAM Adata (foto anexa).

Ele só me permite mexer nessas duas peças. Assim, as perguntas são:

1) Se eu mudar para um NVMe de 6000Mb/s muda algo ou o sistema já é um gargalo e a mudança nem será sentida?

Boa tarde a todos no tópico.

Respondendo cada pergunta na ordem:

1) A mudança não será sentida, a não ser que o SSD atual esteja muito danificado em função do tempo de uso. Sugiro uma desfragmentação dele com um programa chamado Defraggler, e que veja se percebe alguma diferença na velocidade de carregamento das coisas.

2) Se você tem 4GB RAM soldados, a substituição dos 4GB RAM no pente adicional só faz sentido se a sua esposa quiser fazer coisas com o laptop que demandem mais memória RAM, como desenvolvimento, gráficos 3D ou jogos. Do contrário, os 8GB RAM em Dual Channel já servem para o cotidiano.

3) Trocar o pente de 4GB por um maior (digamos, 16GB, que deve ser o limite desse slot) não te faz perder o Dual Channel, e não haverá diferença significativa na performance (para mais ou pra menos). Com mais memória RAM, seu notebook deve ser capaz de manter processos mais pesados abertos com mais facilidade, mas a performance neles em si, não deve sofrer grandes alterações;

4) Nessas circunstâncias, você não precisa investir nada, a não ser que algo esteja danificado no notebook. Você pode apenas fazer uma instalação limpa do sistema operacional (recomendo Windows 10), e o notebook já terá diferença significativa na velocidade de resposta.

• Curtir 1
Postado

@Pedro Math.pi muito obrigado pela resposta. 

Quando você diz "configurações idênticas", seria apenas DDR4 2400? QQ uma serviria? Ou tem algo a mais para ver? Obrigado.

@Gabriel U muito obrigado pelo retorno. 

1) Eu tinha ouvido falar que SSD não precisava desfragmentar, e nunca fiz isso. Ajuda então?

4) Esse laptop tem ainda Windows original OEM, originalmente Windows 8. Tem como manter a originalidade instalando o Windows 10? Mas a Microsoft não postou de atualizar? Seria seguro?

Valeu!

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

@Gabriel U muito obrigado pelo retorno. 

1) Eu tinha ouvido falar que SSD não precisava desfragmentar, e nunca fiz isso. Ajuda então?

4) Esse laptop tem ainda Windows original OEM, originalmente Windows 8. Tem como manter a originalidade instalando o Windows 10? Mas a Microsoft não postou de atualizar? Seria seguro?

Valeu!

De nada. É um prazer ser útil.

1. Geralmente, não é mesmo necessário. Mas, após alguns anos de uso e centenas de milhares de fragmentos de arquivo criados, a controladora do SSD pode começar a levar alguns nanossegundos a mais para montar os arquivos, toda vez que o sistema os solicita, e isso pode deixar o computador mais lento.

4. Provavelmente. Se a chave é OEM, provavelmente ativará o Windows 10 automaticamente. E sim. Uma instalação limpa de Windows 10, além de segura, vai ajudar bastante a performance do seu notebook.

As configurações iniciais e atualizações automáticas podem deixar seu notebook um pouco lento, mas isso é provisório. Avise se precisar de ajuda com as configurações iniciais.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Legal, obrigado! Baixo por essa página: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO ? É executável dentro do Windows mesmo ou preciso reiniciar com pendrive?

E sobre as atualizações pararem após outubro? Não ficarei sujeito a vírus, etc?

Poxa, se tiver um link para um guia das configurações iniciais para deixar o sistema o mais limpo possível, agradeceria muito! 

Obrigado novamente!

• Membro VIP
Postado

Não precisa baixar a ISO. 

Acesse as configurações de restauração: Vá em "Configurações" > "Sistema" > "Recuperação" e clique em "Restaurar este PC".

Escolha a opção de restauração: Você pode escolher entre "Manter meus arquivos" (reinstala o Windows, mas mantém seus arquivos pessoais) ou "Remover tudo" (remove todos os arquivos, aplicativos e configurações).

Siga as instruções na tela: O sistema guiará você pelo processo de restauração.

Isso vai voltar o Windows ao estado original. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@John Frusciante desculpe a ignorância, mas isso vai fazer ele voltar ao estado original do Windows 8 (que é o SO que veio quando eu comprei o computado)r? E daí, como eu faço ele atualizar somente para o Windows 10 SEM ir automaticamente para o 11?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Verifique se existe uma pasta no disco C chamada Windows old. Se tiver, exclua a pasta. Feito isso ou caso ela não exista, vai continuar na mesma versão que está. Apenas vai recuperar o estado original então que vai voltar versões anteriores. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!