Ir ao conteúdo

PC com Ryzen 5700X3D e RTX 5070 com o 1% Low FPS parado em 72FPS em jogos

Ir à solução Resolvido por Driko_95,

Posts recomendados

Postado

Olá!

Minha GPU antes era uma 4060 com um 5700X3D, e tudo estava funcionando perfeitamente. Jogos como Wildlands, GTA V, Forza Horizon 5, meu FPS se mantinha em 90-120 com o 1% low até que alto, 80-110 FPS, possibilitando uma jogabilidade bem fluída em 1080p.

Agora que troquei de GPU, fui para uma 5070, meu 1% low ficou capado em 72, nas mesmas configurações que eu jogava com a 4060, mesmo eu alterando os gráficos, colocando no baixou, ainda assim não passa de 72, e eu consigo notar essa perca de fluidez na imagem.

Meu monitor é de 144hz e estou utilizando um cabo DP e tem suporte a Gsync.

Uma coisa que notei é que nas opções de exibição do sistema, está mostrando umas opções de taxa de atualização quebradas com um * marcado nelas, como 72,9hz, 99,98hz, 50,3hz, além das opções normais de 144hz, 100hz, 72hz...

E o uso da minha GPU nos jogos não é consistente, mesmo colocando os gráficos no máximo, fica variando de 98-70-50-40% enquanto o uso de CPU está mais alto, 40% pra cima onde antes ficava em 12-20% com a 4060.

Já mexi nas configs de Vsync e Gsync no painel da Nvidia, on/off, adaptativo e rápido, habilitei a taxa de atualização mais alto disponível, mas mesmo assim o problema persiste.

Deve ter algo de errado que não estou percebendo. Alguém pode me ajudar?

• Zalgo alterou o título para PC com Ryzen 5700X3D e RTX 5070 com o 1% Low FPS parado em 72FPS em jogos
  • Moderador
Postado

@Driko_95 Não tenho uma certeza absoluta, mas acredito que a 5070 é forte demais para este processador... naturalmente vai haver gargalo por parte de processador, principalmente em jogos de mundo aberto que sejam cpu bound. Talvez um 7800x3D pra cima seria o mais indicado para a 5070.. 

Postado

@DiF pois é, estava pesquisando a respeito disso e vi respostas diversas, uns dizendo que essa CPU empurra a placa de boa, outros que não em certas situações.

Esqueci de mencionar que quando troquei de GPU, formatei o Windows e fiz uma instalação limpa dos drivers, mas o problema ainda persistiu.

Outra coisa também, já enfrentei esse problema com a 4060, onde o 1% low travava em 72 em jogos com mais demanda em CPU, como o Wildlands, e bugava todo o uso de GPU e CPU, mas depois de formatar isso se resolveu. Mas no caso da 5070 não está tendo efeito.

Vi até alguns dizendo que a ativação do DSR da Nvidia pode bugar a taxa de atualização, mas desativei e ativei o DSR e nada.

Irei formatar de novo, vamos ver no que vai dar.

• Curtir 1
Postado

A placa ser "forte demais" ou não para o CPU não causa esse tipo de comportamento, no caso ideal era pra continuar com desempenho idêntico ao da RTX 4060. Vamos considerar que o usuário fez todo o procedimento correto para instalar a nova placa, ou seja, fez uma remoção completa do driver da NVIDIA (com DDU, por exemplo) antes de tirar sua antiga RTX 4060, depois instalou sua nova RTX 5070 e instalou o driver novo (do zero). Qualquer outro procedimento pode acabar causando instabilidade/conflitos, e é especialmente bom evitar isso com placas da RTX 5000, essas novas placas estão tendo muitos problemas de drivers/estabilidade, que é uma outra possibilidade do que está acontecendo aí. Direto dá a NVIDIA soltando driver hotflix pra corrigir bugs nas placas 5000, essa é a pior geração da NVIDIA das últimas décadas.

OBS: A RTX 5070 não é forte demais para um Ryzen 7 5700X se for usada nas condições que ela foi feita para ser usada: monitor com resolução 1440p ou superior. Em 1080p a placa fica sendo mal aproveitada, essa resolução não é o alvo dela.

Postado

@GuilhermeGB também suspeito que possa ser alguma coisa conflitante ou problema no sistema que possa estar causando esse má rendimento da placa, e não o hardware em si, pois como eu disse, já havia enfrentado esse mesmo problema antes com a 4060, mas que com uma formatação resolveu, diferente da 5070, onde formatei e instalei os drivers novamente mas nada resolveu.

Estou formatando novamente neste momento, retornarei aqui assim que tiver os resultados.

• Solução
Postado

Encontrei o problema: DSR.

Meu monitor é 1080p 144Hz, então habilitei o DSR na opção 1440p.

O problema era que a resolução nativa do sistema estava em 1080p, e quando eu executava certos jogos em 1440p, ele travava o Vsync para a metade da taxa de atualização, ou seja, 72. E não importava o que eu fizesse com o Vsync, testando todas as opções possíveis, e habilitando o Gsync também, continuava travado.

A solução foi colocar a resolução do sistema em 1440p, para que jogos executados nessa resolução pudessem fluir sem esse travamento no Vsync, e agora está funcionando normalmente, atingindo 1% low acima de 90, e com o uso da GPU normalizado, acima dos 95%.

O interessante é que esse problema ocorre em certos jogos, não todos, como ocorreu no Forza Horizon 5.

Então se você está com esse mesmo problema, se estiver usando DSR e sentindo uma perca de fluidez na imagem, pode ser o seu jogo que está conflitando com a diferença de resolução dele e do sistema.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!