Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho atualmente dois HDs SATA, um de 2TB e outro de 3TB, que uso para jogos mais antigos e/ou leves (jogos pesados modernos vão no SSD) e também armazenamento de dados, mas ambos estão bastante lotados já. Queria adquirir um HD SATA extra com pelo menos 10TB e gostaria de sugestões. Como está a linha Barracuda da Seagate atualmente? E outras marcas?

Postado

@gandalfnho Da WD eu procuraria os red e black, da Seagate, IronWolf e SkyHawk. Normalmente capacidades muito altas, como as superiores a 8TB, não são destinadas a computadores de comuns, além de terem alto custo. As vezes a diferença de 2TB (tipo HD de 8TB para 10TB) aumenta quase 1000 reais no preço. De toda forma, com pelo 10TB, recomendo estes:

WD Red Plus 12TB

Seagate IronWolf 12TB

Apesar de não serem modelos apresentados para usuario comum, eles funcionam de maneira bem parecida, na prática.

A Seagate tem os HDs Skyhawk, não tenho experiência com eles, mas podem ser uma boa opção também.

Sugestões (mas acho que os HDs com essa capacidade ja tem essas características):

pelo menos 7200RPM e 256MB de cache. Sendo o 7200RPM obrigatório

• Membro VIP
Postado

@ArturHW WD Black tem sido difícil de achar e o máximo que achei por aqui foi 8TB. Quanto aos Seagate, a linha Barracuda tem HDs de até 24TB (a Waz tem desse), mas mesmo que um HD enorme desses teria espaço para um bom tempo, por outro lado, são os HDs mais simples da Seagate e acabo ficando com um pé atrás.

E quanto a SSD SATA? Qual a maior capacidade que tem? 4TB?

Postado

@gandalfnho eu já havia visto de 8TB mas era QLC, da Samsung."Samsung 870 Qvo" se não me engano. Nunca vi SSD acima de 8TB.

HD de 10TB WD black eu achei no ML e na WAZ.

Eu compraria o de 24TB Barracuda. Eu não conhecia ele, mas achei uma boa opção. Mas se você é paranoico com durabilidade, tem uns melhores em mtbf, service time, ciclos..

--

Alguns que encontrei

IronWolf 14TB

IronWolf PRO 16TB

Exos X16

Exos x18

Ironwolf Pro 20TB

Agr que notei, você não disse o quanto gostaria de gastar.

• Membro VIP
Postado

@ArturHW meus HDs atuais são Barracuda, mas são bem menores. A única coisa referente ao 24TB seria que ainda parece haver poucos reviews e todos tendem a ser mistos (desde uns que não tiveram problemas até os que receberam o HD já morto) e não sei como anda o suporte da Seagate atualmente, já que seria um custo mais elevado (na WAZ dá para pegar por um pouco mais de 2.700 reais).

• Membro VIP
Postado

HDs ainda são amplamente utilizados para armazenamento em volume.

Até existem alguns SSDs maiores que 8TB, mas alguns são para uso corporativo, podem usar o SAS em vez de SATA por exemplo.

O problema de usar unidades single grandes é que se ocorrer defeito, pode perder todo o conteúdo.

Hoje é normal montar um "homelab" usando um freenas por exemplo um RAID5 usando discos de 4TB para gerar o volume de 12TB.

• Membro VIP
Postado

@dwatashi o problema de fazer RAID é que não apenas nunca o fiz, mas também não tenho espaço para tanto HD (fora o custo maior). Esse HD SATA extra já vai dar algum problema porque só tenho baias para 2 HDs SATA e ambas estão ocupadas (SSDs SATA tenho 2 espaços livres).

• Membro VIP
Postado

@gandalfnho a sugestão do RAID foi apenas porque o disco de 10/12TB em maior custo e ele falhando, limita o acesso aos dados. Se forem informações  que não são críticas, um HD é o meio mais barato de ter ele armazenado, mas se existe algum valor crítico, o RAID traz maior confiabilidade.

Por exemplo, se comprar um PC em bom estado, mas mais antigo que tenha 6 portas SATA, consegue montar seu RAID com baixo custo. (Segue um vídeo que mostra como configurar, e explica algumas configurações. Link)

• Membro VIP
Postado

@dwatashi não são dados críticos, são mais para facilidade de acesso mesmo (a maioria já está num HD externo, mas é mais rápido de achar as coisas se estiver num HD interno do que pegar um dos externos e ligá-lo).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...