Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho atualmente dois HDs SATA, um de 2TB e outro de 3TB, que uso para jogos mais antigos e/ou leves (jogos pesados modernos vão no SSD) e também armazenamento de dados, mas ambos estão bastante lotados já. Queria adquirir um HD SATA extra com pelo menos 10TB e gostaria de sugestões. Como está a linha Barracuda da Seagate atualmente? E outras marcas?

Postado

@gandalfnho Da WD eu procuraria os red e black, da Seagate, IronWolf e SkyHawk. Normalmente capacidades muito altas, como as superiores a 8TB, não são destinadas a computadores de comuns, além de terem alto custo. As vezes a diferença de 2TB (tipo HD de 8TB para 10TB) aumenta quase 1000 reais no preço. De toda forma, com pelo 10TB, recomendo estes:

WD Red Plus 12TB

Seagate IronWolf 12TB

Apesar de não serem modelos apresentados para usuario comum, eles funcionam de maneira bem parecida, na prática.

A Seagate tem os HDs Skyhawk, não tenho experiência com eles, mas podem ser uma boa opção também.

Sugestões (mas acho que os HDs com essa capacidade ja tem essas características):

pelo menos 7200RPM e 256MB de cache. Sendo o 7200RPM obrigatório

• Membro VIP
Postado

@ArturHW WD Black tem sido difícil de achar e o máximo que achei por aqui foi 8TB. Quanto aos Seagate, a linha Barracuda tem HDs de até 24TB (a Waz tem desse), mas mesmo que um HD enorme desses teria espaço para um bom tempo, por outro lado, são os HDs mais simples da Seagate e acabo ficando com um pé atrás.

E quanto a SSD SATA? Qual a maior capacidade que tem? 4TB?

Postado

@gandalfnho eu já havia visto de 8TB mas era QLC, da Samsung."Samsung 870 Qvo" se não me engano. Nunca vi SSD acima de 8TB.

HD de 10TB WD black eu achei no ML e na WAZ.

Eu compraria o de 24TB Barracuda. Eu não conhecia ele, mas achei uma boa opção. Mas se você é paranoico com durabilidade, tem uns melhores em mtbf, service time, ciclos..

--

Alguns que encontrei

IronWolf 14TB

IronWolf PRO 16TB

Exos X16

Exos x18