Ir ao conteúdo

Abrir a porta 1022 no PfSense com 2links/interfaces em balanceamento

Ir à solução Resolvido por sparknex,

Posts recomendados

Postado

Gente,

Eu estou aqui já sem ideia e sem saber onde estou errando.

Contexto:

Uma empresa terceira dispara todo dia uma rotina de backup de dois 2 IPs externos a rede da empresa de onde trabalho pela porta 1022, com destino a um servidor dentro da minha rede. No servidor interno que é feito o backup, configuraram um DDNS.

A rotina estava funcionando normalmente com a seguinte infraestrutura da rede: Servidor externo do backup nuvem >> load balance (onde recebemos 2 links de internet de 2 provedores) >> appliance pfsense >> LAN

Mas para implementar um servico de VPN no pfsense e permitir acesso remoto a nossa rede, mudei a infra e retirei o LoadBalance da borda e agora o PFsense que está na borda recebendo os 2 links de internet. O servico de VPN está ok, a LAN está acessando a internet normalmente mas o que não esta estabelecendo conexão é a rotina de backup nuvem.

Já criei várias regras de NAT (Encaminhamento de portas e de Saída) e regras nas interfaces e usando o site https://www.invertexto.com/teste-de-portas, estou testando para ver se 1º- a porta está aberta para qualquer IP e dps 2º- liberar a porta somente para os 2 IPs que disparam o backup.

Vou mandar abaixo os prints das regras que criei e sem sucesso:

1- Roteamento/Gateways

Os 2 links que recebo dos provedores são PPPoE. Configurei um grupo de gateway para fazer o balanceamento entre os 2 links.

Estou usando a interface WAN_SOFTBAHIA como primaria.

2-NAT/Encaminhamento de portas

Fiz um encaminhamento de porta somente através da interface WAN_SOFBAHIA (enquanto escrevia esse tópico criei a mesma regra pra interface WAN_JUNIORNET para testar e tb sem êxito) para qualquer IP pela porta 1022 encaminhar pro meu servidor interno pela mesma porta (IP NAT e Porta NAT no anexo)

3-Firewall/Regras/ WAN_Provedor1 e WAN_Provedor2

Nas 2 interfaces criei uma regra para liberar qualquer comunicação IPv4 TCP/UPD pela porta 1022 de qualquer IP para qualquer IP pela porta 1022

4-NAT/Saída

Alterei o NAT de Saída para híbrido e criei regras conforme imagens.

Mesmo com essas regras não estou conseguindo habilitar a porta. Agradeço se puderem me dar uma luz, pois ja estou sem ideia 😄 

Gateway.JPG

Grupo de gateway.JPG

NAT - Encaminhamento de Portas.JPG

NAT hibrido - Saida.JPG

Regras-WanProvedor1.JPG

Regras-WanProvedor2.JPG

• Membro VIP
Postado

Excelente documentação e detalhamento do cenário mas para mitigar o problema de falha na conexão do servidor na rotina de backup é preciso realizar a captura de pacotes tanto lá no servidor quanto após o seu pFsense que está realizando o balanceamento dos links, o teste de captura de pacotes ou famoso tcpdump serve pra confirmar como o tráfego está ocorrendo, se por fora ou por dentro da VPN, qual IP que chega no cabeçalho do pacote , tanto na ida quanto na volta do mesmo pacote, isso é um troubleshooting relativamente complexo e que demanda 100% de hands-on, o teste de tcpdump é apenas uma das etapas de troubleshooting, para enfim saber quais ajustes na sua rede interna deverão ocorrer, se a supressão ou mudança de alguma regra NAT ou rota IP ou o que for necessário.

Ferramentas: tcpdump ou Wireshark ou o outra ferramenta que for mais familiar para você.

• Solução
Postado

Pessoal, eu consegui resolver ! O problema estava 1- Nas regras LAN havia 1 regra que já liberava qualquer comunicação mas eu criei uma regra especifica na LAN para o caso em questão e essas regras estavam entrando em conflito. Deixei somente a regra que liberava qualquer comunicação dentro da LAN. 2- No site https://www.invertexto.com/teste-de-portas, a porta de origem é aleatória e não exatamente a porta de destino que desejamos ver se esta aberta. E como as regras que eu estava criando estavam especificando a porta de origem estava dando errado..

Identificado o problema e resolvido a questão eu fui fazendo uma limpa/excluindo as regras que eu havia criado e não estavam ajudando. Como por exemplo as regras NAT de Saída do modo hibrido que eu havia criado.

• Membro VIP
Postado

A vantagem de especificar portas na origem da conexão e não deixar aberto estilo UPnP é a segurança, em caso de comprometimento de algum dos hosts na sua rede LAN, não vai necessariamente barrar o scan malicioso mas vai atrasá-lo e, eventualmente até te permite estabelecer regras mais rígidas de conexão com autenticação na origem, porém a aplicação que abre a sessão com o servidor destino precisa ter especificada a porta que o seu firewall está permitindo a saída.

Em segurança porém, o "custo-benefício" sempre será a melhor métrica de sucesso, não se trata de frouxidão nas regras mas na aplicabilidade das melhores práticas que permita o negócio existir dentro de um framework de segurança para a realidade em questão.

Postado
37 minutos atrás, Linio Alan disse:

A vantagem de especificar portas na origem da conexão e não deixar aberto estilo UPnP é a segurança, em caso de comprometimento de algum dos hosts na sua rede LAN, não vai necessariamente barrar o scan malicioso mas vai atrasá-lo e, eventualmente até te permite estabelecer regras mais rígidas de conexão com autenticação na origem, porém a aplicação que abre a sessão com o servidor destino precisa ter especificada a porta que o seu firewall está permitindo a saída.

Em segurança porém, o "custo-benefício" sempre será a melhor métrica de sucesso, não se trata de frouxidão nas regras mas na aplicabilidade das melhores práticas que permita o negócio existir dentro de um framework de segurança para a realidade em questão.

Isso, no caso só pra esclarecer: 1- no teste de porta pelo site invertexto, a porta de origem deles é aleatória. Depois que entendi isso e vi que estava aberta a porta, 2- eu ajustei a regra para aceitar somente conexão do servidor do backup nuvem pela porta 1022 em vez de deixar qualquer porta e de qualquer ip vindo de fora. 

Sobre a regra na LAN permitindo todas as conexões e sobre o UPnP agradeço o feedback, vou dar atenção/revisar isso. Agora que já entendi a raiz do problema, consigo criar regras mais especificas de segurança sem perder a conexão com o servidor externo do backup nuvem.

• Membro VIP
Postado

Essa configuração permitindo conexões externas estar alinhada especificamente para o IP do servidor é mandatório, você fez bem!

A proteção também se complementa fazendo o servidor aceitar conexões apenas da sua rede, no caso dos IPs da sua LAN/WAN, provavelmente está ocorrendo por fora da sua VPN certo pela sua menção ao DDNS, então os IPs dos provedor também são IPs públicos mas dinâmicos, então seria interessante fechar a VPN para transmitir também o backup, deixaria o servidor, a transmissão em si dos backups e a sua rede LAN mais seguros de ataques externos.

Claro que o WAF e firewall da VM na cloud já mitigam bastante essa questão, porém como o backup muitas das vezes É o bem mais valioso em termos gerais, será muito bem-vinda esse "hardening" com mais essa camada de proteção: transmissão do backup pela VPN.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...