Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera! Boa noite a todos! Gostaria de vir aqui compartilhar uma dúvida com os colegas de redes,ou até mesmo a galera que manja de eletrônica, uma dúvida que tenho a um bom tempo é sobre esses testadores de cabos de rede, esses comuns mesmo, tenho um da exbom, ele serve pra teste das sequências da crimpagens,verificar a integridade do cabo e tal, e também vem com uma canetinha junto, que serve para identificar cabos em um cenário um pouco complexo como por exemplo um rack, mas me surgiu algumas dúvidas sobre esses testadores, por exemplo quando temos um ponto de rede ativo no rack, mas sem etiqueta de identificação, e ponho o aparelho testador em uma extremidade do cabo, ele joga uma tensão DC ''bem baixa'' ´pra mim ir no rack passar a caneta e identificar o cabo, e levando em consideração essa tensão que o testador joga no cabo, e o cabo está conectado no patch panel e no switch, quais as chances dessa tensão danificar a porta do switch? 

A mesma coisa ocorre em um cabo de rede que é cortado, direto na empresa quando o pessoal vai remover pontos de rede que são cabos mais antigos tipo cat5, porém ainda ativos no rack, saem cortando tudo, e deixam pendurado la no rack pra o pessoal do T.I desativar depois, fico me perguntando se isso pode trazer algum problema 

• Membro VIP
Postado

Danificar a porta, penso que não.

No entanto, esses testadores mais simples não funcionam quando tem ativo entre eles. Só funcionam quando somente o cabo está conectado as pontas.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi Obrigado pela resposta, essa dúvida soava em minha cabeça a um bom tempo kkkk. Essa questão dos testadores simples, também concordo, pois esse que tenho paguei em torno de 120 R$, mas serve em casos de ter que identificar um ponto que não está sem a etiqueta geralmente nas reformas das salas, é realocado pontos existentes, e as vezes as identificações se perdem, ai nesses casos se torna util, com ele conseguimos achar o ponto no rack, mas ao mesmo tempo precisa ter cuidado, essa caneta detectora engana, o ideal é depois bater uma continuidade para ter certeza.

Ah, já falando em testadores, eu estava vendo alguns modelos no mercado livre da Noyafa, com um preço interessante até pelas funções que tem, é quase um ''certificador'' mas óbviamente não tem todas funções de um certificador de verdade, e também não gera relatórios, mas ele dá o comprimento do cabo, se tem alimentação POE ou não, se existe alguma via interrompita ou invertida na crimpagem, e vem com a caneta de identificação também, em  torno de 450,00 R$, eu acredito que essas ferramentas sejam utéis quando se trata de trabalhos assim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...