Ir ao conteúdo

Como eu altero dns da minha vivo fibra ?

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Eu utilizo a internet da vivo fibra e ouvi falar que o dns próprio deles da muito problema, alguém pode me ajudar como eu faço essa alteração de dns ? OBS: Eu utilizo o hgu da vivo no modo bridge e o roteador que eu estou usando (modelo chines) é um xiaomi ax3000, ai eu quero alterar esse dns para meu pc desktop e todos os dispositivos que conectarem no meu wi-fi utilizar esse dns que geralmente recomendam o da cloudflare ou da google, e nunca mais usar esse da vivo.

Postado

Você precisa entrar nas configurações do roteador e alterar diretamente nele. Pra descobrir o gateway para poder acessa-lo digite ipconfig no cmd e cole o endereço no seu navegador.

• Curtir 1
Postado

acessa o xiaomi e procura por LAN, deve ter alguma opcao para informar os dns.

o dns da Vivo não costuma dar problema, mas como qualquer servico pode ter instabilidade.

• Curtir 1
Postado
Em 10/08/2025 às 13:23, Desempregado disse:

Eu utilizo o hgu da vivo no modo bridge

Se voce usa o aparelho em modo bridge então nada tem a ver o provedor com DNS. É isso o que o modo bridge (ponte) significa: o aparelho passa a ser algo como um "modem", um conversor de midia onde entra o sinal via fibra e sai um sinal via ethernet e voce usa

mude o DNS no seu aparelho no servidor ou servidores de DHCP.

e ouvi falar que o dns próprio deles da muito problema, alguém pode me ajudar como eu faço essa alteração de dns

esse dns que geralmente recomendam o da cloudflare ou da google, e nunca mais usar esse da vivo.

não sei quem são ou qual o conhecimento dessas pessoas que recomendam tais coisas.

Em casos de provedores do tamanho desse que usa o serviço de DNS é bem confiável. 

E é mais rápido pela simples razão de estar na rede do provedor. É claro que a latência é menor. Tem dúvida? Meça....

use algo como DnsBench e compare os tempos, e volte a rodar de tempos em tempos, tipo semanas ou meses. 

Serviços de DNS da cloudfare ou google são em geral mais lentos. Como eu disse, meça na sua rede, e deve ver que eu tenho razão. são as leis da física: os servidores na rede da vivo vão responder mais rápido. Não que isso seja muito importante para um serviço de DNS porque as diferenças são pequenas e consultas de DNS tem cache local

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, arfneto disse:

não sei quem são ou qual o conhecimento dessas pessoas que recomendam tais coisas.

Em casos de provedores do tamanho desse que usa o serviço de DNS é bem confiável. 

E é mais rápido pela simples razão de estar na rede do provedor. É claro que a latência é menor. Tem dúvida? Meça....

use algo como DnsBench e compare os tempos, e volte a rodar de tempos em tempos, tipo semanas ou meses. 

https://tecnoblog.net/noticias/vivo-fibra-fica-fora-do-ar-para-clientes-de-sao-paulo/ eu n sei se isso é frequente, mas essa materia relata pane no dns da vivo. Dessa maneira minha internet  de casa nesse caso ficou com o hgu da vivo piscando em azul (normal por estar modo bridge) mas o meu roteador estava com a luz vermelha de sem sinal e isso aconteceu uns 3 dias.

Postado
22 horas atrás, Desempregado disse:

sei se isso é frequente, mas essa materia relata pane no dns da vivo. 

Não, não é frequente. 

minha internet  de casa nesse caso ficou com o hgu da vivo piscando em azul (normal por estar modo bridge)

Azul normal porque está em modo bridge não é o caso. Nada tem a ver uma coisa com a outra. A tal luz luz de status indica a situação da conexão de rede entre seu aparelho e a rede da operadora. 

mas o meu roteador estava com a luz vermelha de sem sinal e isso aconteceu uns 3 dias.

Isso é um problema na sua rede. 

DNS nada tem a ver com isso. 

DNS nada tem a ver com a conexão da internet. Você pode por qualquer endereço de DNS lá no seu roteador, mesmo inválido, e a vida segue.

Claro que vai ter erros de resolução de nomes, para isso serve o DNS. Se souber os endereços de que precisa e usar os endereços fixos nunca via saber de problemas de DNS. Você pode usar a internet para conectar duas redes usando a VIVO ou qualquer operadora. Se suas redes tiverem endereço fixo não vai usar DNS nunca para esse link e não precisa de nenhum endereço válido

Se acha que o DNS do provedor pode cair simplesmente configure um servidor secundário de outro provedor, como Cloudfare em 1.1.1.1. Assim terá o serviço mais rápido e se ele falhar terá um backup fora da rede da operadora. Na dúvida, meça.

Repito: DNS nada tem a ver com conexão com a internet. É um protocolo de resolução de nomes. É virtualmente essencial, mas nada tem a ver com a conexão.

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, arfneto disse:

Se acha que o DNS do provedor pode cair simplesmente configure um servidor secundário de outro provedor, como Cloudfare em 1.1.1.1. Assim terá o serviço mais rápido e se ele falhar terá um backup fora da rede da operadora.

E como eu faço isso ? Simplesmente coloco 1.1.1.1 no campo dns 2 nas configurações do meu roteador e deixo o campo dns1 em branco ?  

Sem título.png

• Solução
Postado
18 horas atrás, Desempregado disse:

E como eu faço isso ? Simplesmente coloco 1.1.1.1 no campo dns 2 nas configurações do meu roteador e deixo o campo dns1 em branco ?  

????

Simplesmente coloque um dos endereços de DNS da VIVO no 1 e um de outro provedor no 2. Na configuração de DHCP de seus servidores DHCP. Ou de qualquer dispositivo de rede, se preferir fixar

image.png.e8a007d035db408bb6164ce259ea7160.png

Windows por exemplo admite fixar DNS para um dispositivo e manter DHCP para obter o resto.

Claro que as configurações locais tem prioridade.

Por exemplo a VIVO usa

156.154.169.57

156.154.170.57

156.154.171.57

200.204.0.10

200.204.0.138 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...