Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, 

recentemente meu provedor alterou minha conexão de IPV4 para CGNAT (eu acho, pois o IP interno começa com 100...), então perdi meu acesso externo à câmera IP. Digo "eu acho" porque imagino que não seja IPV6, mas CGNAT. 

Teoricamente, uma câmera IP que trabalhe com IPV6 funcionaria em CGNAT ou só no IPV6 mesmo? 

O protocolo RSTP auxiliaria de alguma forma a acessar a rede interna?

• Membro VIP
Postado

1. Em CGNAT você não consegue acessar um IP:porta, porque esse IP externo é compartilhado com diversos clientes.

2. Algumas câmeras possuem o modo de "nuvem" em que ela se conecta a um servidor e manda os dados para lá. Estas geralmente funcionam com qualquer tipo de conexão, CGNAT ou não.

• Curtir 2
Postado
11 minutos atrás, Senhor Fórum disse:

Amigo, os atendentes nem imaginam o que seja CGNAT, IPV6... mas sim, é plano empresarial. Abri reclamação na ouvidoria, próximo passo é Anatel ou migrar de provedor.

pior que um tecnico ja disse que isso poderia ser resolvido de forma remota, mas complicado ficar perdendo tempo com isso.

posta aqui qual foi o resultado, mas deve resolver com a ouvidoria ou anatel.

Postado
12 horas atrás, Senhor Fórum disse:

recentemente meu provedor alterou minha conexão de IPV4 para CGNAT (eu acho, pois o IP interno começa com 100...), então perdi meu acesso externo à câmera IP. Digo "eu acho" porque imagino que não seja IPV6, mas CGNAT

acho que não está falando de um IP interno mas sim de seu endereço público. . . Os endereços privados para uso interno estão nessas faixas: 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12, e 192.168.0.0/16. Um endereço IPv6 pode até começar por 100, mas tem 8 grupo e não 4 como no IPv4.

Endereços públicos do tipo 100.x.y.z são sim indicativos do uso de CGNAT pelo provedor, e implicam em IPv4.

Teoricamente, uma câmera IP que trabalhe com IPV6 funcionaria em CGNAT ou só no IPV6 mesmo?

Vai depender de como seu provedor trata IPv6, se trata. E seu roteador. CGNAT roda em IPv4.

O protocolo RSTP auxiliaria de alguma forma a acessar a rede interna?

Não. RSTP é um protocolo de ethernet, nível 2. Nada vai fazer por seu problema com IP, que roda em outra camada de rede

2 horas atrás, thiago.jj disse:

não tentei ainda, mas falaram que precisa abrir chamado e pedir para fazerem a alteracao, porém na net falam que so alteram se for cliente cnpj. se for pessoa fisica esquece....

Na terceira semana de setembro em 2025 em São Paulo a CLARO fez essa alteração em uma instalação minha, tirar o contrato desse ambiente CGNAT. Foi um pouco difícil explicar para alguns no suporte, mas foi feito na primeira visita de um técnico. Claro que isso nada tem a ver com o local ou o modem, é algo da rede interna do provedor, e assim não faz sentido enviar um técnico... Mas com o técnico no local ele ficou com a missão de se virar com o suporte da Claro e arrumar aquilo. Era sim um cliente doméstico e está em um endereço na rede 172.x.y.z agora

Postado

Eu acesso este roteador pelo endereço 192.168, mas percebi que consigo acessar as câmeras tanto pelo "192.168" quanto pelo "100.80" que é o IP IPV4 exibido nas configurações do roteador. Já o No-IP exibe remotamente sempre o mesmo endereço "189.7". Enfim, desconfio que eles não tem estrutura para fornecer IVP6 e usam CGNAT, que não sabem nem o que significa. Difícil encontrar alguém no suporte da Claro que entenda além de básico sobre isso. 

Acho que a solução vai ser trocar de provedor, a adm do shopping onde estou indicou uma empresa pequena que já conheço, agora é ver a portabilidade.

Postado

Como você tem cnpj eles resolvem, so precisa ter paciencia agora….

ja abre reclamacao na anatel, ouvidoria demora… as vezes anatel mesmo tendo prazo grande eles retornam mais rápido

Postado
12 minutos atrás, thiago.jj disse:

Como você tem cnpj eles resolvem, so precisa ter paciencia agora….

ja abre reclamacao na anatel, ouvidoria demora… as vezes anatel mesmo tendo prazo grande eles retornam mais rápido

Amigo, a Claro é tão desorganizada que mesmo digitando meu CNPJ (que é o que está cadastrado no plano), eles não localizam. Mandam ligar para o 106, para o 0800... já falei com NET e Embratel nessa zona de transferência de ligação. Em metade das ligações não localizam nem o CNPJ e nem o número do contrato. Vou migrar para um provedor menor, a Amigo, que tem IP fixo como opção.

Futuramente, quando todos usarem mesmo o IPV6, a solução vai ser trocar os equipamentos.

Postado
2 horas atrás, Senhor Fórum disse:

Enfim, desconfio que eles não tem estrutura para fornecer IVP6 e usam CGNAT, que não sabem nem o que significa. Difícil encontrar alguém no suporte da Claro que entenda além de básico sobre isso. 

CGNAT nada tem a ver com IPv6. É um algoritmo de NAT para provedores usarem um endereço IPv4 em vários clientes, exatamente como fazer em sua rede.

Como disse antes, a CLARO resolveu isso pra mim em São Paulo para um assinante pessoa fisica residencial na semana passada, então possível é, ao menos para esse provedor e na minha cidade

Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

CGNAT nada tem a ver com IPv6. É um algoritmo de NAT para provedores usarem um endereço IPv4 em vários clientes, exatamente como fazer em sua rede.

Como disse antes, a CLARO resolveu isso pra mim em São Paulo para um assinante pessoa fisica residencial na semana passada, então possível é, ao menos para esse provedor e na minha cidade

Então tem a ver. Se a Claro tivesse de fato IPV6 com seus teóricos endereços infinitos, não precisaria usar o CGNAT em cima do IPV4 esgotado. 

Postado
2 horas atrás, Senhor Fórum disse:

Então tem a ver. Se a Claro tivesse de fato IPV6 com seus teóricos endereços infinitos, não precisaria usar o CGNAT em cima do IPV4 esgotado

Não. não tem. O provedor não simplesmente descartar o universo IPv4, Ipv6 já tem mais de uma década e ninguém descartou IPv4. É como a eterna conversa do fim do dinheiro de papel. Os endereços não são "infinitos" em IPv6. São números, como eu disse, 8 grupos de dígitos hexadecimais.

A CLARO tem IPv6 e IPv4. Como todo provedor praticamente. E como eu disse pode pedir para sair disso. Fiz isso em São Paulo na semana passada com sucesso.

Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Não. não tem. O provedor não simplesmente descartar o universo IPv4, Ipv6 já tem mais de uma década e ninguém descartou IPv4. É como a eterna conversa do fim do dinheiro de papel. Os endereços não são "infinitos" em IPv6. São números, como eu disse, 8 grupos de dígitos hexadecimais.

A CLARO tem IPv6 e IPv4. Como todo provedor praticamente. E como eu disse pode pedir para sair disso. Fiz isso em São Paulo na semana passada com sucesso.

Você teve sorte, pois estou nisso há uma semana e fico impressionado com a falta de conhecimento de alguém que trabalha em um setor de suporte e que aparentemente está ali só para dizer "retire o modem da tomada e espere 30 segundos". Hoje descobri que mesmo sendo um cadastro de CNPJ, conseguiram a proeza de colocar meu plano como residencial comum, por isso nem eles sabem qual o setor que deveria me atender. De verdade, a maior parte dos atendentes da Claro desconhece o que seja IP fixo, CGNAT ou até mesmo rede externa, mesmo os que trabalham no setor de suporte. 

Dinheiro de papel talvez não, mas pensa nos cheques, que eram muito comuns 20 anos atrás e que hoje quase não existem mais. A questão é bem clara, apenas uma economia de infra, pois a maior parte dos assinantes quer acessar Instagram e ver streaming, então faz sentido usar CGNAT e ainda cobrar uma taxa extra pelo IP fixo de quem precisar. Foi a sugestão da última atendente, mas como meu plano é essa mistura de Riva TNT com GeForce, ela mesma disse que não poderia me dar certeza de que mesmo solicitando o IP fixo seria atendido, por devido à escassez, está reservado apenas para planos empresariais. O meu é "CNPJ com residencial"... mas isso para a disponibilidade aqui no RS, na sua região não sei. 

Postado

atualmente não perco tempo falando com atendente sobre um problema mais especificos, esse povo mente na cara dura e ta nem ai...

abre reclamacao na Anatel que é algo mais certeiro, faco isso tanto para coisas pessoas ou em empresa.

o servico fibra comum acaba caindo no "pessoa juridica mesmo" diferente de um link dedicado onde você precisa assinar um contrato, etc... o fibra é tudo pelo telefone contrato de 48 meses

marca uma visita tecnica por qualquer coisa e solicita isso direto ao tecnico que estiver no local.

na Anatel você tera que usar certificado digital agora validado pelo gov.br, estão com mais frescura ainda talvez por conta da lgpd.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...