Ir ao conteúdo

Identificação deste rele Schrack ZF900079

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos do fórum.

Não acho datasheet ou qualquer outra informação sobre este relé.
Espero que alguém tenha informações sobre ele ou datasheet.

Obrigado

Evandro

spacer.pngspacer.png

Postado

Sabe a tensão dele? Normalmente o lado com três pernas é a chave (onde se liga a carga)-um é normalmente aberto e o outro, normalmente fechado. O outro lado é a bobina, onde se liga o vcc e gnd. Pode testar com um multimetro, o lado que der resistência próxima infinita é a chave, o outro é a bobina.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Os que conheço são normalmente assim...

rele12v_completo__64443_std.jpg

Como disse o amigo @Jão386acima, simples medições com multímetro hão de te iluminar. A coisa da tensão da bobina, meça a resistência e lá vai um empirismo: se for 12V dá em torno de 300...400Ohms. Meça o valor e nos conte. .. se achar que deve...

Dica: a busca por imagens através da sua foto (link dela) deu resultado perturbadoramente interessantes. Não vou linkar a busca pois acho que a IA do forum come ela depois de um tempo. Tire foto com visão 3d do seu relé e faça a busca por imagem... Olha um (01) dos resultados...

D_NQ_NP_2X_775183-MLB93835899103_092025-

• Curtir 2
Postado
22 horas atrás, Jão386 disse:

Sabe a tensão dele? Normalmente o lado com três pernas é a chave (onde se liga a carga)-um é normalmente aberto e o outro, normalmente fechado. O outro lado é a bobina, onde se liga o vcc e gnd. Pode testar com um multimetro, o lado que der resistência próxima infinita é a chave, o outro é a bobina.

Não sei o valor da bobina,essa informação que estou procurando. Obrigado por responder.

9 horas atrás, .if disse:

Os que conheço são normalmente assim...

rele12v_completo__64443_std.jpg

Como disse o amigo @Jão386acima, simples medições com multímetro hão de te iluminar. A coisa da tensão da bobina, meça a resistência e lá vai um empirismo: se for 12V dá em torno de 300...400Ohms. Meça o valor e nos conte. .. se achar que deve...

Dica: a busca por imagens através da sua foto (link dela) deu resultado perturbadoramente interessantes. Não vou linkar a busca pois acho que a IA do forum come ela depois de um tempo. Tire foto com visão 3d do seu relé e faça a busca por imagem... Olha um (01) dos resultados...

A disposição dos terminais é como a da figura, já fiz a busca por fotos no google e não encontrei este modelo. Inclusive este da foto está marcado como sendo de 12 V. Obrigado pela resposta.

Aqui estão as medidas que fiz em alguns reles que tenho aqui.

Relesde5V.thumb.jpg.0408f8a351bf7f67e8a172d5c0d8a964.jpg

Estes são reles de 5V e as medidas das bobinas. da esquerda para a direita.

Omron    G5V-2-Y   ----------------------------------------------      48R

Finder     36-11-9-005-4001 -----------------------------------      71R

HKE        HRM3-DC5V -----------------------------------------      47R

Omron    G6C-2117P -------------------------------------------    122R

Huigang  HRS2H-S-DC5V ------------------------------------    129R

Siemens  V23079-B1201-B301 ------------------------------    176R

Relesde10Ve12V.thumb.jpg.fd8f732116937d4f5a9660ff547c68f9.jpg

Estes são reles de 10V e 12V e as medidas das bobinas. da esquerda para a direita.

Draitec         DA115010           10V --------------------------------------------------     85R

Schrack       ZF112012            12V --------------------------------------------------   289R

Matsushita   DS2Y-S-DC12V  12V --------------------------------------------------   716R

Schrack       ZF412012            12V --------------------------------------------------   294R

OEC            OMI-SS-112DM   12V --------------------------------------------------   203R

ICR              55.51                   12V --------------------------------------------------   307R

SchrackZF900079.thumb.jpg.c73d123317ef20a97d65ffbd5a22eb2c.jpg

Estes são os reles que preciso identificar e as medidas das bobinas.

185R e 189R

Desconfio que a bobina deve ser de 9V. Imaginei em colocar em uma fonte variável e ir subindo a tensão até ele acionar.

Mas preciso de um resistor pra limitar a corrente ?

Qual seria o valor desse resistor ?

Postado
5 horas atrás, Ricardov disse:

Série ZF: relés de uso geral e no caso o dígito final 9 indica bobina de 9 volts.

Tenho alguns relés antigos dessa marca, todos eles tem o dígito final do código marcando a tensão, é estranho esse aí ter esse "79" ou o outro ali ser "54“. Seria esse último pra 4V?

Os meus são assim:

RA812012 (tenho certeza que é mesmo 12V porque era de automóvel). 

ZE020004 (realmente funciona com 4V)

RP420024 (está carimbado 24V abaixo do código) 

RU101012 (O mesmo que o de cima). 

10 horas atrás, Microbit disse:

Desconfio que a bobina deve ser de 9V

Pela numeração e a resistência que encontrou tudo leva a crer que sim. 

Imaginei em colocar em uma fonte variável e ir subindo a tensão até ele acionar.

Ele aciona bem antes. Se for 9V com 5V já liga bem devagar, mas liga. 

Mas preciso de um resistor pra limitar a corrente ?

Qual seria o valor desse resistor ?

O resistor serve pra quando querer ligar o relé em outra tensão.

Tipo sua fonte é 12V e o relé é 9V.

Se for metade da tensão a conta é fácil. 

Por exemplo, supondo que seja mesmo 9V com um resistor de 180R você pode ligar o relé em 18V.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

descarregos off topic 1/2 on: o preço que cobro por ainda estar aqui.. 🙃

Me fez lembrar.. Era uma vez numa distante infância que depois de desmontar e entender como funciona o relé, me deu vontade ligar o contato n.f. em serie com a bobina. Curiosamente já sabia o que ia ocorrer antes de fazer pela primeiríssima vez. Com olhos marejados pela recém descoberta, comecei a pensar em dominar o mundo. 🤪

Agora há pouco, perguntei pra IA (gemini) "o que acontece se eu alimentar a bobina de um relé em série com seu contato normalmente fechado?" Ela acertou. Depois de algumas explicações ela concluiu:

"Conclusão:

O circuito tentaria ligar e desligar a bobina repetidamente em uma frequência muito alta (se a alimentação for CC) ou criaria um curto-circuito (se o contato NF tiver uma resistência muito baixa e a fonte for forte o suficiente) antes de qualquer outro componente conectado aos contatos NA/NF poder ser acionado de forma estável. Em resumo, você terá um comportamento instável ou um dano ao componente que fornece a energia, pois o relé não conseguirá se manter acionado."

Só discordei do dano.. ok .. acho que é porquê ela não teve infância 😁

Ela também tentou adivinhar meu pensamento:

"O que você provavelmente queria fazer (Circuito de Auto-Retenção ou Selo):

O circuito que usa o relé para se manter ligado após um acionamento momentâneo (auto-retenção ou selo) é feito ligando a bobina em paralelo com um contato Normalmente Aberto (NA) do próprio relé e em série com um botão de "liga" momentâneo.

Botão de Liga (S1): Em série com a bobina.

Contato NA do Relé (K1): Em paralelo com o Botão de Liga (S1).

Botão de Desliga (S0): Em série com a bobina e o Botão de Liga.

Quando você aperta S1, a bobina é energizada, o contato NA do relé (K1) se fecha, e a corrente passa a fluir por ele (o "selo"), mantendo a bobina energizada mesmo quando você solta S1. Para desligar, você aperta S0, que interrompe o caminho da bobina e do selo."

Experimento que também fiz no início de carreira profissional, com uso prático (substituía uma chave L/D que era acionada muitas vezes na linha de produção) e claro, numa época sem net, ideia 100% original

Passado sempre presente.👴

• Curtir 1
Postado

Oi Renato, obrigado pelo retorno. Estou procurando esse catalogo. Por ser uma séries produzida no Brasil, não se encontra catálogo tão facilmente.

No caso da foto do ZF900054 o vendedor está vendendo ele como sendo de 12V e daí surgiu a dúvida. Acho que o vendedor errou no anuncio.

Viu as discrepâncias nos valores ôhmicos das bobinas ? Em especial o da Matsushita DS2Y-S-DC12V de 12V com 716R de valor da bobina. Ainda bem que tem o datasheet e o valor é esse mesmo.

No caso do Draitec vi um vendedor vendo o DA114010 com sendo de 12V, acho que deve ser de 10V, e desconfio que foi apagado a marcação da bobina. Uma temeridade pra quem compra, pois não tem datasheet deles na internet.

• Membro VIP
Postado

@Microbit

Se estiver precisando de relés pra algum projeto comercial, considere a aquisição de algum outro digamos mais moderno que existe no mercado, são baratos pois são produzidos e vendidos aos milhões.

Só pra concluir e já que me considerou como solução, permita-me mais uma tradicional visão prática da coisa...

Relés são peças muito robustas e brutais se comparados aos outros membros da eletrônica. Portanto um relé de 12V funciona confortavelmente entre 9 e 15V, ou seja é bem tolerante (experiência própria) . Já os contatos é outra história e reversa. Não convém ultrapassar 5A num relé que diz que suporta 10. 

Curiosidade: relés já fizeram computador computar...

https://www.newtoncbraga.com.br/Memória-historica/4856-cur008.html

😁

• Curtir 2
Postado
Em 25/10/2025 às 16:10, Ricardov disse:

@Renato.88 cada série tem uma codificação, teria que consultar o catálogo.

Sim, descobri isso depois de postar. Encontrei um catálogo antigo aqui, mas não tem essa série ZF. Encontrei os mais antigos ZA e ZB e vi que os códigos não seguem o mesmo padrão entre eles. 

14 horas atrás, Microbit disse:

Viu as discrepâncias nos valores ôhmicos das bobinas? 

Sim, de marca pra marca isso é comum. Mas deu pra perceber que numa mesma marca, os valores são parecidos. 

Os relés no caso tem correntes de acionamento diferentes, depende do uso. 

No caso do Draitec vi um vendedor vendo o DA114010 com sendo de 12V, acho que deve ser de 10V

Sim, é 10V mesmo. 

Tenho dois aqui dessa marca, são automotivos eles costumam ter a resistência mais baixa mesmo. Pois geralmente são usados em alarme e aí podem acionar mesmo com a bateria fraca. 

Um é o DA113012, está marcado 12VCC e creio que o número inicial é 114 porque o meu tem contato normal fechado. 

O outro é o DA730044, normal aberto também esse não marca a tensão, mas era de um relé de seta. 

Também tenho outro nesse mesmo estilo da Scharack, o ZC900008. Talvez esse seja de 8V, mas retirei de um relé de limpador de parabrisas. 

Oi Renato, obrigado pelo retorno. Estou procurando esse catalogo. Por ser uma séries produzida no Brasil, não se encontra catálogo tão facilmente.

Pois é... 

Tenho umas revistas antigas que tem catálogos de preços e umas tabelas sobre esses relés. Esses que nós temos, não tem. Só se tiver em alguma revista que não procurei. 

No mais, se for o relé de algum aparelho que esteja consertando coloque um relé que pelo menos saiba a tensão da bobina e seja compatível com a tensão disponível. 

Por outro lado, se apenas quer aproveitar os relés antigos. Aí vale subir a tensão devagar. Se atracar ali perto dos 8V, ele foi feito pra 12V. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...