Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um monitor LG UltraGear 24” 24GS60F-B, porém descobri que a conectividade dele é HDMI 2.0 e Displayport 1.4. Meu notebook é um Nitro 5 an515-58, que possui apenas porta HDMI, sendo suportado a versão 2.1. Pelas minhas pesquisas, o DP 1.4 forneceria melhores beneficios se comparado ao HDMI 2.0, principalmente ao G-SYNC, entretanto, para que pudesse utilizar o DP seria necessario conectar, de forma adaptada, pelo Thunderbolt 4. O problema é que pela entrada Thunderbolt o Vídeo é direcionado a placa de Vídeo integrada, já o HDMI direciona a placa de Vídeo dedicada, como pode ser visto abaixo:

spacer.png

Há alguma forma de fazer com que, conectado ao thunderbolt, o Vídeo seja direcionado a placa de Vídeo? Pois gostaria de ativar o G-SYNC e, pelo visto, nenhuma das formas me libera essa tecnologia. Caso não seja possível, qual conectividade seria mais benefica, permanecer no HDMI, que conecta diretamente a placa de Vídeo dedicada? ou ao Displayport, que fica na integrada?

Quando inicio jogos, a placa de vídeo dedicada é ativada automaticamente para eles, então estou me perguntando se há alguma diferença entre o monitor estar conectado diretamente ou não. Uma coisa que me incomodava quando eu usava HDMI era o fato de a placa de vídeo estar sendo usada o tempo todo, em que aplicativos desnecessários eram executados nela.

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Sua dúvida esta um pouco confusa, você tem uma placa de vídeo externa ao Notebook, ligada a essa conexão thunderbolt? Seria isso?

Se for, sou de opinião de quanto menos aparelhos conectados, é melhor!...

Postado

5 horas atrás, BCP disse:

Sua dúvida esta um pouco confusa, você tem uma placa de vídeo externa ao Notebook, ligada a essa conexão thunderbolt? Seria isso?

Se for, sou de opinião de quanto menos aparelhos conectados, é melhor!...

Não, uso um monitor conectado através do thunderbolt, porém a entrada do thunderbolt é vinculada a placa de Vídeo integrada e não na placa de Vídeo dedicada.

• Coordenador
Postado

Não sei se existe algum software que faça isso que você deseja, aguarde opiniões dos mais "antenados" aqui do fórum...

• Moderador
Postado

@Gustavo125 Você não conseguirá "forçar" o Thunderbolt/USB-C a usar a GPU dedicada, pois no modelo do seu notebook, a porta Thunderbolt/USB-C é ligada apenas na iGPU e essa configuração é soldada na placa-mãe e não há como alterar via BIOS, driver ou adaptador.

No seu caso, recomendo que utilize o HDMI 2.0, pois, vai oferecer menor latência e melhor desempenho em jogos (mesmo sem o G-SYNC) em relação ao optar por utilizar DisplayPort 1.4 via USB-C, pois vai usar a iGPU e entregar menos desempenho de modo geral.

• Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para Nitro 5 AN515-58: HDMI (GPU) ou USB-C para DP (iGPU) para desempenho e G-SYNC?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...