Ir ao conteúdo

Memórias trabalhando em frequências distintas após ativar XMP

Ir à solução Resolvido por Antonio V. Garcia,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, atualmente estou com 4 memórias, 2x8GB 3000MHZ (modelo CMK16GX4M2D3000C16) e 2x8GB 3200MHZ (modelo CMK8GX4M1E3200C16). Ativei o XMP para obter mais frequências, mas elas mostram estar operando em 3000 e 3200, pensava que as duas estariam limitadas a 3000 mas cada uma ficou com frequências diferentes, segundo o CPU-Z. Teria sérias consequências usar o XMP nesse caso ou posso continuar utilizando?
 Vi alguns relatos de pessoas que não conseguiam ligar o pc, no meu caso ligou normalmente. 
 Também estou preocupado em acabar com a vida útil das memórias.

memórias 3000 mhz.png

memórias 3200 mhz.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado

XMP só funciona com memórias de mesma frequência, se seu equipamento ligou ok, mas em geral essa função não é ativada ou apresenta instabilidades, veja como ele vai se comportar no uso normal..

Postado

No caso, para ver qual a frequência e timings que sua memória está operando atualmente no CPU-Z, você necessita abrir a aba "Memory". A aba "SPD" que está observando são apenas informações do firmware da memória com seus perfis pré-programados de fábrica. Você também pode observar a frequência atual de operação das memórias no Windows, com o comando "wmic memorychip get speed" no Prompt. 

Sobre a estabilidade do overclocking, é difícil eu te dar a certeza se a memória com o perfil de menor frequência irá estabilizar com o perfil da outra. Quando há duas memórias com uma diferença de perfil, a BIOS opta por trabalhar com a configuração da memória com frequência mais baixa. Pois, as memórias não operam em conjunto com frequências e timings diferentes.

Obviamente, você pode tentar estabilizar os 3200MHz. Mas, seria necessário ter certa familiaridade e experiência com manuseio dos timings e tensões. Na minha opinião, o overclocking de memória é o mais difícil para quem está começando a aprender, pois são diversos parâmetros que podem ser ajustados e causar problemas de estabilidade.

• Curtir 1
  • Rio McCloud alterou o título para Memórias trabalhando em frequências distintas após ativar XMP

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...