Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu tenho uma MB GA Z270 Gaming K5 da Gigabyte. Estava usando meu PC normal, e notei que estava desligando.
Descobrir que tinha que trocar a pasta do processador, na hora de  colocar a pasta térmica, tive o azar de cair no

slot da memória. Somente 2 slosts estão funcionando, tenho 4 pentes de 8G RAM (4x8G), não consigo usar mais
os 4 slots. Somente 2 slosts agora. No caso tinha 32G RAM, agora tenho 16G RAM. Já testei todos os pentes, estão
funcionando normalmente. Somente os 2 slots de cima da foto do link que não estão funcionando. 

Já tentei limpar o slot com álcool isopropílico, limpa contato, usei o soprador de ar nos slots e nada. o que falta agora,

é usar um pincel antiestático e tentar limpar os slots. Não consigo mais achar as pasta nos slots, segue uma foto dos

slots da memória: https://imgur.com/a/gj7RwEZ

gaz270xgk5_slots_de_memoria.jpg

IMG_20251129_211131480b.jpg

Postado

Boa noite!

Duvido que tenha causado dano permanente, experimente limpar também os módulos de memória com limpa contato e ao encaixar dar uma leve balançada para os lados, visando acomodar melhor os contatos.

• Curtir 2
Postado

As chances dos slots terem sidos danificados é considerável.

Alternativa - Enviar a um serviço especializado em eletrônica que:

Faça uma limpeza ultrassônica (muito eficaz para remover resíduos teimosos).

ou

Faça a ressoldagem ou a substituição completa do slot  - Procedimento delicado e caro, que geralmente não vale o custo.

• Curtir 2
Postado

Tente passar limpa contato nos slots problemáticos (e também nos terminais dos módulos) e "esfregar" com um pincel anti-estática. Por último, lave com álcool isopropílico.

Estas pastas térmicas são oleosas e o óleo é isolante. Deve ter ficado nos terminais.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@MbR2XgD Boa tarde

A forma que você fez de limpar dentro do slot está correto, primeiro o limpa contato e depois o álcool isopropílico, porém faltou você limpar os contato do processador, já que o processador que controla todos os slot de memória RAM.

Com todo cuidado remova o processador e passe uma borracha e depois o álcool para tirar o resíduos da borracha.

E dentro do soquete espirre apenas o limpa contato.  

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Edvaldo J. Frederico
Então, eu troquei agora esses dias a pasta térmica do meu processador, acredito que limpei bem, tanto

na parte de cima e na parte de baixo. Troquei meu Watercooler por um AirCooler, que melhorou muito

o desempenho e temperatura. Não tenho mais pasta, teria que comprar. A pasta que vem de fábrica no

AirCooler está tão boa, que não vou mexer tão cedo. Queria mais uma vez, limpar como você falou, mas

a coisa está tão bem feita, que não vou mexer. Vou tentar mesmo é nos slots. 

@FoxBlackEssa limpeza ultrassônica vi que tem um preço acessível, mas precisa saber muito bem a empresa

que fazer a limpeza na placa. Pelo que eu vi, envolve garantia, qualidade do serviço e pessoa que vai fazer.  Vou

pesquisa aqui em SP. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...