Ir ao conteúdo

Disco local C: com pouco espaço livre

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Tenho um PC com Win 7 

Tenho a partição D, onde estão arquivos e alguns programas e a partição C onde o Windows está instalado.

Muito recentemente foi sinalizado pelo SO que meu disco C está sem espaço de armazenamento e automaticamente o SO aciona a limpeza de disco.

Mas hoje verificando com mais cuidado verifiquei que o disco C, dos 105 Gb de armazenamento, está sendo usado 104,96 Gb

E eu tenho certeza absoluta de que eu não utilizei tal espaço de armazenamento. Não instalei nada de extraordinário ou colossal que usasse tanto do meu espaço.

Não encontrei nenhum tópico que explore o mesmo assunto que eu.
Preciso da ajuda de vocês.

O que faço?
Como procedo?

pc december 15th 2025.jpg

• Rio McCloud alterou o título para Disco local C: com pouco espaço livre
Postado

Boa tarde @Rio McCloud

Obrigado por responder.

Baixei a versão x86 imagino que seja a correta para o meu caso.

executei o programa e fiz 2 prints. Um com os dados e outro com uma figura muito curiosa.

Aqui vão:

Obrigado.

win dir stat picture 2.jpg

win dir stat picture.jpg

• Moderador
Postado

@Wolf-G Esse gráfico de quadrados você pode ocultar, desativando-o no menu "Árvore". Ele não é necessário.

Vejo que na sua primeira captura de tela, as duas pastas com maior quantidade de arquivos são ProgramData e Arquivos de Programas. Acesse a pasta ProgramData e mande capturas de tela de seus conteúdos, com os diretórios mais pesados e seus arquivos.

Postado

@Rio McCloud

Selecionei as pastas maiores conforme você recomendou.

A pasta de maior dimensão é a "Adobe" e é ela que vou postar primeiramente aqui. 

Saca:

pasta adobe 1.jpg

pasta adobe 6.jpg

@Rio McCloud

Aqui vão as outras pastas também grandonas, mas um tanto menores.

Espero que seja isso o que você está pedindo.

Saca:

pasta 2.jpg

pasta 3.jpg

pasta 4.jpg

pasta 5.jpg

• Moderador
  • Solução
Postado

@Wolf-G O Avast é um antivírus ruim. Pode desinstalá-lo e substitui-lo por outra solução.

Pelo WinDirStat você consegue ir navegando pela estrutura de pastas e verificando exatamente o que mais consome espaço. Sua pasta da Adobe é muito pesada, vá navegando pelo WinDirStat e veja que arquivos estão consumindo tanto espaço.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud

Devo desinstalar o Adobe e reinstala-lo novamente? Tomando o cuidado de apagar essa pasta Adobe?

Tive AVG antivirus há muito tempo atrás. Posso voltar a utiliza-lo se você recomendar. Mas eu gostaria de saber porque você não aprova o avast.

Você fala que posso navegar com o windirstat pela estrutura... Esta é a primeira vez que uso esse programa. Vou tentar.

Como posso verificar com o windirstat quais arquivos estão pesados?

x

@FoxBlack

Eu tenho instalado apenas o avast.

Eu tenho instalado uma impressora HP 4625 e uma canon.

A respeito do Hibit uninstaler, como identificarei aplicativos desnecessários? Ele ajuda a reconhecer o que é desnecessário ?

Postado
49 minutos atrás, Wolf-G disse:

Eu tenho instalado apenas o avast.

Eu tenho instalado uma impressora HP 4625 e uma canon.

Estranho! aparecem pastas do Avast/AVG/Norton,  Canon/HP/Epson.

51 minutos atrás, Wolf-G disse:

A respeito do Hibit uninstaler, como identificarei aplicativos desnecessários? Ele ajuda a reconhecer o que é desnecessário ?

Não diretamente. Vai mostrar a lista de tudo que está instalado. Tem que fazer análise. Pode ver também itens que fazem parte da loja do Windows e estão no sistema.

Um item por exemplo que removo é o Power Automate, 

• Moderador
Postado
4 horas atrás, Wolf-G disse:

Devo desinstalar o Adobe e reinstala-lo novamente? Tomando o cuidado de apagar essa pasta Adobe?

@Wolf-G Não, a ideia era você ver que arquivos, dentro dessa pasta, estão de fato consumindo tanto espaço. Por sinal, que programa(s) da Adobe você usa?

Tive AVG antivirus há muito tempo atrás. Posso voltar a utiliza-lo se você recomendar. Mas eu gostaria de saber porque você não aprova o avast.

Avast, AVG, Avira e Norton são todos da mesma empresa, hoje em dia. O Avira, por enquanto, ainda tem motor independente — os outros três são o mesmo programa com interfaces diferentes.

Eles são pesados, cheios de publicidade invasiva e ineficientes se comparados a outras soluções de segurança disponíveis do mercado. Especialmente adware, algo bem prevalente no cenário digital brasileiro.

Postado

@Rio McCloud Boa tarde.
Quanto ao Adobe... Já era. Desinstalei e apaguei a pasta.

21 Gb !!!! Deus me livre e guarde.

Baixei o pacote do reader da adobe. Nunca usei nada além disso. Mas quero experimentar o uso com o Foxit reader, veremos como funciona.

Quanto ao antivirus, okey, vou tentar o Avira. Eu já tinha baixado novamente o AVG, mas faço a substituição.

x

Voltando ao adobe, eu não sei como faria para verificar que arquivos estariam consumindo muito espaço. O wirdirstat ajuda nessa tarefa? Como?

• Moderador
Postado

Baixei o pacote do reader da adobe. Nunca usei nada além disso. Mas quero experimentar o uso com o Foxit reader, veremos como funciona.

@Wolf-G Se você só precisa de um leitor de PDFs, e não um editor, baixe o Sumatra. Ele é absurdamente leve e não tem propagandas.

Voltando ao adobe, eu não sei como faria para verificar que arquivos estariam consumindo muito espaço. O wirdirstat ajuda nessa tarefa? Como?

Agora que você apagou a pasta, não tem mais como ver (e nem precisaria). A função do WinDirStat é ordenar os arquivos e pastas do computador mostrando os mais pesados primeiro. Com ele, você consegue ir navegando na estrutura de arquivos da partição e ver exatamente o quê está consumindo espaço, e onde.

Postado

Sugiro, depois que desinstalar programas desnecessários, passar o Limpeza de Disco do próprio Windows, certeza que tem no meio disso os arquivos de restauração e arquivos de atualizações do Windows.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud  Sim.

Baixei o Sumatra. Realmente, muito leve.
Decidi instala-lo no disco D. Farei o mesmo com o adobe, pois o sacana apesar de colossal tem algumas funcionalidades que não estou vendo no sumatra. Estou desinstalando o Foxit e outros programas com o dibit uninstaller, conforme o colega fox black sugeriu.

@Rio McCloud Qual a próxima etapa?

Será que devemos dar mais uma checada na pasta ProgramData ? 

E aí? qual sua opinião?

Como faço essa navegação com o windirstat que você citou?

@FoxBlack você citou limpeza de registro. Como procedo essa função? 

@opuss  "No meio disso" ?

Onde exatamente? 

Como encontro esses arquivos de atualização?

• Moderador
Postado
Em 17/12/2025 às 18:01, Wolf-G disse:

Qual a próxima etapa?

Será que devemos dar mais uma checada na pasta ProgramData ? 

E aí? qual sua opinião?

@Wolf-G Não tem "próxima etapa". É só você usar o programa e ver o que está consumindo espaço, e ir apagando conforme necessário até ter uma quantidade satisfatória de espaço livre.

Como faço essa navegação com o windirstat que você citou?

É só clicar nas pastas que ele vai abrindo. Encontrou algo pesado que pode apagar? Botão direito > Excluir.

image.png

Postado

@Rio McCloud  Muito obrigado.

Penso que sua resposta foi a que mais atendeu minha necessidade. 

Durante esta semana vou desinstalar o máximo de programas que estão na partição C e transferir sua instalação para a partição D. Isso geralmente deixa o Windows mais leve para trabalhar. Estou correto até aqui ❓

x

Aos demais colegas, muito obrigado, aprendi Muito com todos que colaboraram aqui.

Até breve.

Muito obrigado

Postado

@FoxBlack você citou limpeza de registro. Como procedo essa função?

Na parte superior direita da tela tem a opção Tools. clicando nela vai aparecer as demais funções.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!