Ir ao conteúdo

Indicações de processadores para compor com Radeon RX 6750XT 12GB

Ir à solução Resolvido por Public2004,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem? Eu estou pensando em fazer um upgrade de CPU no meu computador para lidar melhor com minha placa de vídeo nova, mas estou em dúvida entre algumas opções. Podem me ajudar a encontrar o melhor custo-benefício?

Atualmente, meu computador tem um Ryzen 5 3350g, 16gb de RAM (dual channel), e a placa de vídeo é uma radeon rx 6750xt de 12gb de VRAM. Minha fonte é uma corsair de 650w 80 plus, ela aguenta bem as configurações desejadas.

Eu sei que é um gargalo bem grande essa combinação de CPU e GPU, eu quis primeiro fazer o upgrade da placa de vídeo porque era a compra mais cara, mas já iria mudar o CPU do mesmo jeito.

Eu estou buscando uma boa opção de processador que não saia tão caro, mas que eu não precise mais me preocupar com gargalo por um bom tempo, e extrair um bom desempenho em jogos a 1080p. Não me preocupo muito com 240fps cravado pois não jogo nada competitivo, mas gosto de ter uma boa taxa de quadros estável e acima de 60, e jogo mais jogos de corrida e modo história. Estava buscando algo para jogar tranquilamente com bons gráficos, mais ou menos na faixa de 144fps pra cima.

Estava entre 3 opções:
Ryzen 5 5600xt, que está por volta de 870 reais

Ryzen 7 5700, que está por volta de 900 - 980 reais

Rzyen 7 5700x, que está por volta de 1300 reais

Podem me ajudar a escolher a melhor opção para meu computador, por favor?

Postado

@Batata Defumada E em relação a desempenho geral do computador, o Ryzen 7 se sai melhor, não é? 
Mas acha que seria uma melhora de desempenho geral satisfatória também, o upgrade do Ryzen 5 3350g pro Ryzen 5 5500x3d? Em questão de performance em games eu vi que ele é superior mesmo, mas pra outras tarefas ele também tem um desempenho legal? É um salto que vale a pena, mais do que o 7?

Pergunto porque atualmente a diferença entre o 5 5500x3d e o 7 5700x é de 100 reais, então em preço não seria MUUUITA diferença, e quero comprar o que valer mais a pena de fato pelo preço.

Obrigado pela ajuda!

• Solução
Postado

@Renatotech Boas. Não tem muito segredo, se a prioridade é jogos (em especial jogos competitivos + fps, mas também campanha), o 5500x3d é o ideal, pois o diferencial do x3d (v-cache) beneficia muito estes. Se vai jogar mas vai executar múltiplas tarefas ou tarefas mais exigentes, seria o 5700x. O preço de ambos está praticamente o mesmo, escolha aquele que melhor atenda sua necessidade.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renatotech disse:

@Batata Defumada E em relação a desempenho geral do computador, o Ryzen 7 se sai melhor, não é? 
Mas acha que seria uma melhora de desempenho geral satisfatória também, o upgrade do Ryzen 5 3350g pro Ryzen 5 5500x3d? Em questão de performance em games eu vi que ele é superior mesmo, mas pra outras tarefas ele também tem um desempenho legal? É um salto que vale a pena, mais do que o 7?

Pergunto porque atualmente a diferença entre o 5 5500x3d e o 7 5700x é de 100 reais, então em preço não seria MUUUITA diferença, e quero comprar o que valer mais a pena de fato pelo preço.

Obrigado pela ajuda!

O Ryzen 5 5500X3D é mais rápido que o Ryzen 7 5700X em todo perfil de jogo mas principalmente nos jogos competitivos, se o objetivo for só jogar não tem porque pagar a mais pelo 5700X.

https://youtu.be/l1IPWIUDI1g?si=WTdglmI97nwWGSLF

O Ryzen 7 5700X leva vantagem se você trabalhar no computador e usar aplicações que são altamente "paralelizáveis". No uso comum do computador eles não apresentam diferença considerável e ambos são um "overkill" pra esse fim.

O Ryzen 5 5500X3D estava aparecendo por 950 reais ultimamente e subiu consideravelmente recentemente(provavelmente de forma artificial pra "aparecer em promoção" por 950 no natal), então tenta ver se você não consegue esse preço.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Indicações de processadores para compor com Radeon RX 6750XT 12GB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...