Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, com os preços das memórias RAM aumentando muito, está inviável comprar dois pentes de 16 GB. já tenho dois pentes de 8 GB, É tranquilo eu colocar mais dois pentes de 8 GB?
Minha placa-mãe é uma B550M PRO-VDH WIFI.

(Tava pesquisando por cima e vi em alguns lugares que poderia dar conflito, e que o máximo de MHz que eu deveria usar era 3000 MHz, mas esses posts eram de 2022/2023.)

Postado

@lucas quinn Olá.

É de fato complicado utilizar 4 módulos de memória por conta da compatibilidade entre elas, ainda mais se for marcas e modelos diferentes, é uma questão meio complicada mesmo.

Segundo o site da AMD, o Ryzen 7 5700X roda 4 módulos de memória a, no máximo, 2933MT/s, se todas as memórias forem Single Rank, e 2667MT/s, se todas as memórias forem Dual Rank.

image.png.ca0935cf2a7d7231cb7bf13303960451.png

https://www.amd.com/pt/support/downloads/drivers.html/processors/Ryzen/Ryzen-5000-series/amd-Ryzen-7-5700x.html#amd_support_product_spec

• Curtir 2
Postado

Os valores da tabela acima são o que a AMD garante sem qualquer sombra de dúvida, inclusive é uma recomendação com grande margem de segurança.

A estabilidade para se alcançar maiores frequências é sempre maior com 2 pentes, porém acredito que não terá nenhum problema em alcançar 3200mhz usando 4 deles.
Compre e teste, e se não ficar em 3200mhz ou não gostar, pode devolver em até 7 dias úteis. 

• Curtir 3
Postado
Em 16/12/2025 às 17:23, Crixus Champion disse:

Os valores da tabela acima são o que a AMD garante sem qualquer sombra de dúvida, inclusive é uma recomendação com grande margem de segurança.

Exatamente. Eu mesmo uso 4x8GB a 3400MHz, com um R5 3600 (placa-mãe modesta e processador mais antigo).

• Curtir 2
  • J.Augusto F alterou o título para Posso usar 4X8GB (3200MHz) com Ryzen 7 5700X?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!