Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa tarde a todos!
Eu recentemente tive problemas do PC desligando sobre estresse da placa de vídeo, mas estressando apenas o processador não desligou o computador. 
A princípio achei que era a placa de vídeo, pois eu comprei ela usada do @thegoodwoof. Mas aí ele mesmo me deu uma ideia enquanto conversávamos pelo Discord e eu tentava diagnosticar o problema: usar lâmpada de farol de carro ou moto para adicionar uma potência a mais e estressar apenas o processador, se o computador desligar, o problema está na fonte. E foi isso que fiz: eu tinha guardada uma lâmpada de farol de moto halógena 35/35W e uma de LED 37/37W. Primeiro adicionei a halógena com os dois filamentos acesos ao mesmo tempo (totalizando 70W) enquanto fazia estresse extremo do processador, PC não desligou por alguns minutos ligados. Até que adicionei a lâmpada de LED com os dois diodos acesos, e em cerca de 10 segundos o PC desligou. Ou seja: isso me deu certeza de que o problema é a fonte!
No total a carga foi de 209W (144W das lâmpadas + 65W do processador), e a fonte é uma PCYes! Electro V2 500W que eu tenho faz 8 anos. Não foi um teste extremo da fonte, mas foi o suficiente para denunciar o problema. Então fica a dica para quem quiser testar se o problema é a fonte antes de comprar uma nova!

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

Essas halógenas de luminárias de escritório (de mesa) também servem. Dá para liga-las no 5V também, mas aí uma lâmpada de 50W cairia para cerca de 10W.

O que é preciso ter cuidado é com a corrente máxima suportada pelos fios.

Os fios normalmente vem marcados em AWG. 18 AWG, por exemplo, suporta uma corrente máxima de 2,5A. O que nos dá, em 12 V uma potência máxima de:

P = U x I = 12 x 2,5 = 30 Watts

Próximo ou acima desse valor, poderá aquecer o fio e até derretê-lo. Acredito que usar dois fios fase em paralelo e dois neutro em paralelo possa funcionar, mas não acho muito seguro (alguém me corrija se estiver enganado).

Obs: fontes melhores (ou piores) podem ter fios mais/menos espessos (menor/maior AWG).

Aqui tem uma dessas tabelas AWG x Corrente:

https://pt.scribd.com/doc/71429117/Tabela-de-Fios-AWG

• Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Boa tarde a todos!
Eu recentemente tive problemas do PC desligando sobre estresse da placa de vídeo, mas estressando apenas o processador não desligou o computador. 
A princípio achei que era a placa de vídeo, pois eu comprei ela usada do @thegoodwoof. Mas aí ele mesmo me deu uma ideia enquanto conversávamos pelo Discord e eu tentava diagnosticar o problema: usar lâmpada de farol de carro ou moto para adicionar uma potência a mais e estressar apenas o processador, se o computador desligar, o problema está na fonte. E foi isso que fiz: eu tinha guardada uma lâmpada de farol de moto halógena 35/35W e uma de LED 37/37W. Primeiro adicionei a halógena com os dois filamentos acesos ao mesmo tempo (totalizando 70W) enquanto fazia estresse extremo do processador, PC não desligou por alguns minutos ligados. Até que adicionei a lâmpada de LED com os dois diodos acesos, e em cerca de 10 segundos o PC desligou. Ou seja: isso me deu certeza de que o problema é a fonte!
No total a carga foi de 209W (144W das lâmpadas + 65W do processador), e a fonte é uma PCYes! Electro V2 500W que eu tenho faz 8 anos. Não foi um teste extremo da fonte, mas foi o suficiente para denunciar o problema. Então fica a dica para quem quiser testar se o problema é a fonte antes de comprar uma nova!

Caramba...
Genial. Como eu não pensei nisso antes?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
43 minutos atrás, Jão386 disse:

Próximo ou acima desse valor, o ideal é usar dois fios em paralelo (o neutro também), senão poderá aquecer o fio e até derretê-lo.

Bem observado, faz todo o sentido essa análise.
Claro que para um teste monitorado o problema vai demorar para acontecer e é possível evitar, mas é sempre bom fazer o certo e usar dois fios em paralelo tanto para positivo quanto para negativo.
Vale lembrar também que a corrente suportada pela espessura do fio também varia de acordo com o comprimento do fio.

• Curtir 1
Postado
agora, Ferox Graxaim disse:

Bem observado, faz todo o sentido essa análise.
Claro que para um teste monitorado o problema vai demorar para acontecer e é possível evitar, mas é sempre bom fazer o certo e usar dois fios em paralelo tanto para positivo quanto para negativo.
Vale lembrar também que a corrente suportada pela espessura do fio também varia de acordo com o comprimento do fio.

Andei pensando com os meus botões e fiz uma atualização na resposta, usar dois fios em paralelo não necessariamente divide a corrente igualmente entre os condutores, apesar de que acredito funcionar sem problemas.

E sim, estando monitarando o teste os riscos podem ser evitados.

Parabéns pela iniciativa!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Jão386 disse:

usar dois fios em paralelo não necessariamente divide a corrente igualmente entre os condutores, apesar de que acredito funcionar sem problemas.

Não divide 100% igual, mas equilibra para ficar tão seguro quanto usar um único fio correto. Tem teste no YouTube (não me lembro se da Engehall ou do Electricity), que a diferença de corrente entre ambos era mínima.

1 hora atrás, Jão386 disse:

Parabéns pela iniciativa!

Grato!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...