Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O técnico que montou meu computador que colocou as memórias ram dessa maneira, pode estar relacionado com o congelamento em jogos que eu estou tendo?

image.thumb.png.5f7abec88dadf56e1ec3ef3187dd4265.png

O motivo de eu estar preocupado com isso é que ultimamente tenho tido um problema com congelamento

A tela congela
O teclado e o mouse continuam com energia mas eu não consigo mexer em nada, se eu não desligar o computador pelo botão reset as coisas continuam travadas até ele desligar sozinho e reiniciar

Se os senhores puderem me dar uma luz eu agradeço

Postado

@João Brito Almeida você pode esclarecer o problema das memórias? As memórias foram colocadas em single channel? E informe também o modelo da fonte

13 minutos atrás, Tiberio disse:

@João Brito Almeida o cooler do processador ficou na posição errada e o processador deve estar superaquecendo.

pois é, mas eu acho que talvez ele tenha colocado dessa forma por conta das memórias, se colocasse do jeito certo não ia caber. De qualquer forma é uma possibilidade.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio @Yan_

Desde já agradeço por terem me respondido e desculpem a demora da minha resposta 

Meu setup completo: 

Gabinete: Gabinete Gamer Montech Air 903 Base, Mid Tower, E-ATX, White, Sem Fonte, Com 3 Fans

Placa-mãe: placa-mãe Gigabyte B760M AORUS ELITE (rev. 1.0), LGA 1700, DDR5

Processador: Processador Intel Core i5-13600KF, 13ª Geração, 5.1GHz Max Turbo, Cache 24MB, 14 Núcleos, 20 Threads, LGA 1700 - BX8071513600KF

Air Cooler: Cooler Para Cpu Deepcool Ag620 Bk ARGB, Dual Tower,Preto, 12cm

Armazenamento: SSD Kingston NV2 2 TB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e 
Gravação: 2800 MB/s - SNV2S/2000G (2)

memória RAM: memória RAM Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB), 5200MHz, DDR5, C40, Preto

Armazenamento: SSD Kingston NV2 2 TB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e 

Gravação: 2800 MB/s - SNV2S/2000G

(2)

Pasta térmica: Pasta Térmica Snowdog Husky Alta Performance 12.8w/m.k 3g

Fonte: Fonte MSI MAG A850GL PCIE5, ATX 3.0, 850W, 80 PLUS Gold, Modular, PCIe 5.0, PFC Ativo, Bivolt, Preto

Eu to abrindo meu computador pra colocar as memórias no slot correto

A2 A4 assim como a placa-mãe sugere

Postado
5 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

Fonte MSI MAG A850GL PCIE5, ATX 3.0, 850W, 80 PLUS Gold, Modular, PCIe 5.0, PFC Ativo, Bivolt, Preto

tem bom ripple e regulagem de tensão excelente. Eu descartaria por hora, mas não eliminaria, por via das dúvidas pode ser defeito nela.

Você utiliza o computar para jogos ou tarefas pesadas? se sim, pode verificar a temperatura dos componentes durante essas tarefas? (MSI Afterburner + RivaTurner)

Esses congelamentos ocorres aleatoriamente ou tem algum padrão?

Sobre os slots, sim, eles te dão menos desempenho se estiverem em single channel (A1 + B1 ou A2 + B2), mas não deveria dar problema.

• Curtir 1
Postado

@Yan_ o padrão de congelamento é eu não conseguir mexer na máquina mas se eu desse uma batida no gabinete as vezes voltava a funcionar normalmente sem ter que reiniciar

Postado

@Elder Nauvirth estou só colocando os cabos mas eu já coloquei as memórias no slot correto nesse meio tempo em que fiz o post

Eu vou aprender a desmontar e montar pra não depender de técnico 

O rapaz no comentário acima disse que o cooler foi instalado do jeito errado?

@Yan_ Agora que você falou sobre padrão eu me lembrei de que sempre que vai congelar o FPS começa a cair e o áudio começa a picotar ai sim congela tudo

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

O rapaz no comentário acima disse que o cooler foi instalado do jeito errado?

sim, o cooler do processador deveria estar em 90 graus em relação ao jeito que está agora, ou seja, puxando ar da frente do gabinete e empurrando para trás. Mas vendo por essa foto, talvez o técnico o tenha montado assim devido ao espaço em relação as memórias, se fosse colocado de forma correta talvez não coubesse, pois iria ficar em cima das memórias.

15 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

@Yan_ o padrão de congelamento é eu não conseguir mexer na máquina mas se eu desse uma batida no gabinete as vezes voltava a funcionar normalmente sem ter que reiniciar

não sou dos mais expert em elétrica, mas talvez algum cabo esteja mal conectado.

Se estiver disposto, em minha opinião deveria remontar do zero o computador

e o que eu quis dizer com padrão de congelamento é sobre quando esse congelamento ocorre, ele é aleatório?

• Curtir 1
Postado

@Tiberio @Yan_ @Elder Nauvirth Coloquei as memórias no lugar como a placa-mãe recomenda

A2 A4

WhatsApp Image 2025-12-23 at 13.39.34.jpeg

@Yan_ Eu precisaria primeiro aprender como desmontar e montar o computador

Chaves que precisaria pra desparafusar os parafusos da placa-mãe, cooler, placa de vídeo

Eu não sei muito sobre montagem e desmontagem

@Yan_ Mas assim que eu souber totalmente o que eu to fazendo eu vou remontar ele do zero como você falou

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

Eu precisaria primeiro aprender como desmontar e montar o computador

Chaves que precisaria pra desparafusar os parafusos da placa-mãe, cooler, placa de vídeo

pode ficar tranquilo, montagem de computador (logicamente deve-se ter cuidado) é algo relativamento simples, é mais encaixar as coisas do que realmente parafusar ali e aqui. Uma chave philipps deve ser suficiente para montar tudo.

5 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

Mas assim que eu souber totalmente o que eu to fazendo eu vou remontar ele do zero como você falou

só que antes disso, seria bem válido você verificar as temperaturas do CPU e GPU, para evitar esforço desnecessário. Utilize o MSI Afterburner + RivaTurner em algum aplicativo como um jogo e nos mande um print.

• Curtir 1
Postado

@Yan_ normalmente é na primeira ligada do computador no dia, tipo eu desligo e vou dormir ai no dia seguinte se eu iniciar um jogo mesmo que leve tipo Silksong ele dá essas travada no áudio o FPS começa a cair e ai ele congela e nem batendo um pouco no gabinete ele volta, agora com as memórias ram no lugar e a poeira que eu limpei dentro do gabinete ainda não deu nada to testando aqui

@Yan_ Você tem recomendação de jogos para testar desempenho e temperatura? eu to instalando o Space marine 2 que é um jogo um pouco pesado

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

Você tem recomendação de jogos para testar desempenho e temperatura? eu to instalando o Space marine 2 que é um jogo um pouco pesado

eu jogo bastante war thunder, que em configurações máximas é um bom jogo para teste. Cyberpunk 2077, CS2, The Witcher 3, Satisfactory, qualquer jogo que seja mais pesado deve ser ótimo para teste, não conheço SM2, mas deve funcionar.

8 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

normalmente é na primeira ligada do computador no dia, tipo eu desligo e vou dormir ai no dia seguinte se eu iniciar um jogo mesmo que leve tipo Silksong ele dá essas travada no áudio o FPS começa a cair e ai ele congela e nem batendo um pouco no gabinete ele volta, agora com as memórias ram no lugar e a poeira que eu limpei dentro do gabinete ainda não deu nada to testando aqui

ótimo, veja se continua bem, caso não volte a travar, beleza. Mas nesse caso eu ficaria de olho na placa-mãe/processador, pois pode ser um problema no controlador de memória ou nos channels, pois não estar em dual channel não deveria causar problemas.

• Curtir 1
Postado

@Yan_ Eu também reconectei os cabos todos pra poder abrir o computador e ajeitar a memória RAM e limpar um pouco da poeira

@Yan_ Eu testei um pouco do Space marine 2 e a temperatura do processador tava em torno dos 60ºc graus

@Yan_ acabei de testar no Cyberpunk e a temperatura tá normal também entre 60 a 75 graus

@Yan_ Acho que o teste mesmo vai ser quando eu ligar ele amanhã de manhã e testar no Silksong ou no Skyrim pra ver se ele congela novamente

• Curtir 1
Postado

@João Brito Almeida Faltou informar só a placa de Vídeo.

Estou achando que o problema ai é só sujeira mesmo.

Tenho esse mesmo gabinete só que na cor preta, mas a arrumação dos cabos ai ficou bem ruim.

Esse gabinete tem um bom airflow nem precisa ficar aberto, basta só ajeitar esse cooler do processador ai fica top.

Vi agora que a placa de Vídeo está instalada no slot PCIe de baixo, que tem um desempenho pior.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, João Brito Almeida disse:

@Tiberio Placa de Vídeo: RTX 4060 Ti VENTUS 3X 8G OC MSI NVIDIA GeForce, 8 GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing

Exagerou na potência da fonte, até mesmo uma boa fonte de 650w já daria conta com bastante folga.

Cara desliga o PC todo e passa uma flanela umedecida para retirar o grosso da poeira na parte de baixo do gabinete.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Yan_ disse:

sim, o cooler do processador deveria estar em 90 graus em relação ao jeito que está agora, ou seja, puxando ar da frente do gabinete e empurrando para trás. Mas vendo por essa foto, talvez o técnico o tenha montado assim devido ao espaço em relação as memórias, se fosse colocado de forma correta talvez não coubesse, pois iria ficar em cima das memórias.

Quase todos CPU cooler dual tower, dual fan deixa o fan frontal sobre a memória,* por isso os fans são presos com presilhas de mola, que permitem subir o fan no dissipador e deixar espaço para a memória.

O gabinete Air 903 tem 180mm de espaço para CPU cooler, o cooler AG620 tem 157mm de altura, então tem 23 mm de espaço para subir o fan.

* Scyhte Fuma 3 não deixa o fan sobre a memória,  porque os heatpipes são inclinados para trás e isso recua o fan.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Atualizações: depois que eu abri o computador e limpei bastante da poeira que estava, coloquei as memórias nos espaços recomendados pelo fabricante que é A2/A4 não congelou nenhum jogo durante o dia de hoje

Parece ter resolvido limpar a poeira e colocar nos slots corretos

Adendo que eu limpei o conector das memórias com borracha antes de realoca-las 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...