Ir ao conteúdo

Ligar analizador de spectro em um amplicador, qual resistor devo colocar?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa tarde tudo bem? Feliz 2026

E como sempre modifiquei um dos meus projetos mesmo antes de concluir 😅, normal começo e nunca termino, mais esse vou até o fim.

No meu PC sempre usei sistema de som 2.1 os primeiros comprei pronto e com o decorrer dos anos sempre fiz algumas alterações como, transformador, alterar alto falante, mudar amplificador e assim por diante.

Encafifei com caixa com radiador passivo por conta do tamanho pequeno agregado a uns graves aleludados 😅,  é claro já fiz caixa dutata, selada, band pass 4ª ordem, caixa TL (essa caixa tem uns graves bonito), e gosto de testar novos tipos de caixa.

Esse projeto no inicio eu usei dois full range de 2.5" com radiador passivo de 2" e um woofer de 4" com dois radiadores passivos de 3" para o sugwoofer, na época que montei o resultado foi ok.

Então resolvi mudar apenas a parte do subwoofer e usei um sub de 6" com dois radiadores de 6", esse já ficou bacana, uma pena que o sub não descia abaixo de 40Hz.

Eu sei que com caixa pequena é difícil descer nos 35Hz, mais eu não vou desistir rsrs.

Fuçando no marketplace do facebook aparece um anúncio de subwoofer 8" da LG (só o alto falante) por 50 ou 60 reais então resolvi comprar ele, juntamente com um radiador passivo de 10" polegada e fiz um novo sub, é o da foto 🤣.

Aproveitei que já estava comprando no aliexpress e troquei os dois full range de 2.5" dois full range de 2.75", a diferença de tamanho é pouco mais fez um bela diferença nos médios graves.

Na parte de amplificação no início eu comecei com um amplificador com dois canais de 50 watts e um canal de 100  watts (é claro que não entregava isso mais o som era muito bom por ser um classe D) alimentado com 24 volts, o amplificador é esse 👉🏿AQUI, o unico ponto fraco dele é que ele não tem bluetooth.

Então peguei um novo amplificador modelo A S Zk-ht21 esse já possui dois caixas de 160 watts e um canal de 220 watts.

Agora vamos a minha dúvida, a alguns meses com um VU Meter ou Analizador de Spectros como queira chamar igual esse foto, só que nele o fio negativos da alimentação e da entrada de sinal é o mesmo para tudo.

Só que no amplificador o negativo (GND) é independente para alimentação e saída de alto falantes.

Para ligar VU Meter no amplificador estava pensando em ligar um resistor tanto no negativo como no positívo da na entrada de sinal do VU Meter, mas qual valor de resistor eu coloco?

50k

100k

?

D_NQ_NP_2X_727299-MLB101063900112_122025

D_NQ_NP_2X_939774-CBT96726289732_112025-

sub.thumb.jpeg.dacd7e86a7c2e193403b68b1f2e006b2.jpeg

Os primeiros projetos.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

um VU Meter ou Analizador de Spectros como queira chamar igual esse foto

De fato é um VU Meter. 

Não se deve ligar na saída do amplificador e sim na entrada. 

Há dois motivos pra isso... 

O primeiro é que a impedância deles é alta e trabalham com baixas tensões. 

E a segunda é que os amplificadores classe D trabalham em ponte e não tem o terra comum em contato direto com os alto falantes. 

• Curtir 2
  • mês depois...
  • Solução
Postado
Em 21/02/2026 às 22:16, Edvaldo J. Frederico disse:

não está legal porque está muito sensível porque um pouco que aumenta o volume os led vai no máximo.

Bom, cada tipo de amplificador tem as suas características, raramente um modelo para outro é igual. 

Nesses casos, se coloca um trimpot para ajuste entre a entrada do VU e a linha onde pegou o sinal. 

Aliás, isso é comum até mesmo em projetos comerciais. 

Um trimpot ali na casa dos 10K, ligado como divisor de tensão (igual faz o volume), vai resolver. 

Se fosse meu, ligava antes do volume. Assim fica fixo, sempre funcionando na mesma escala. 

Ainda me fez lembrar que em equipamentos mais sofisticados como mesa de som ou pré para toca discos antigos tinha uma chave pra ligar o vu antes ou depois do volume. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...