Ir ao conteúdo

Sugestão de fontes para PC com AMD Ryzen 7 5700X3D e futura GeForce RTX 5060

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Tudo certo? Estou querendo trocar minha fonte  do pc, quer ofazer alguns upgrades nele futuramente e para isso preciso de uma fonte mais potente.

Meu setup atual é 

Placa de Vídeo: Rx7600 8GB ASUS

Processador: Ryzen 5 5700X3D

memória RAM: 16GB RAM DDR4 XPG

Fonte: Fonte Cooler Master MWE 450 Bronze 80 Plus

placa-mãe: MSI B550M PRO VDH

Pensei em uma fonte de 650w por ai, alguém teria uma boa recomendação? De preferência gostaria de sites como kabum e terabyte.
Agradeço desde já!

• Batata Defumada alterou o título para Sugestão de fontes para PC com AMD Ryzen 7 5700X3D e futura GeForce RTX 5060
Postado
3 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Justin farias A RTX 5060 é de baixo consumo, por exemplo olha o modelo MSI Gaming no teste do TechPowerUp:

image.png

Em jogos ela consome em torno de 160W.

A sua fonte vai ter uma margem de operação adequada (mesmo considerando todo o restante da sua configuração).

Ahhh entendi, bom saber disso!
Quando se pesquisa o pessoal geralmente fala que quanto mais potente o pc mais watts precisa, então isso deixa uma pulga atras da orelha. 
Meu pc não é hig end mas 450w parecia ser pouco.

Então futuramente, mesmo trocando a placa de Vídeo e indo para 32gb de ram, eu estaria tranquilo com essa minha fonte atual?
E se mesmo assim eu quiser trocar para uma um pouco melhor, de 650w para talvez outras coisas que penso em futuramente, como até leitor de CD?

Teriam recomendações? Sei que não preciso trocar atualmente, mas gostaria de algumas indicações para caso necessário ja ter meio pronto de antemão!

• Moderador
  • Solução
Postado

@Justin farias Então, é que tem muita desinformação em relação a isso mesmo. Por exemplo, a recomendação de potência que as fabricantes de placa de vídeo dão, via de regra é exagerada, não deve servir de base, porque cada caso é um caso, tem gente com processadores de altíssimo consumo como um Intel Core i9 e outras não.

Por causa de tanta fonte no mercado com 650W, 750W, 850W, as pessoas foram condicionadas a acharem que precisam disso tudo, mas na verdade não. 500W são mais que o suficiente para uma porção enorme de PC's por aí.

O problema no nosso mercado brasileiro é que tem uma escassez de fontes de "baixa" potência, com boa qualidade. Várias vezes eu tive que recomendar fontes de 650W não porque o PC realmente precisava daquela potência, mas porque naquela ocasião não encontrei uma fonte adequada com a potência que aquele PC realmente necessitava.

Se você trocar a placa de vídeo para uma RTX 5060, ou outra GPU de consumo similar, sua fonte vai ter potência o suficiente, sim.

O upgrade de RAM é basicamente desprezível, o que mais consome no PC é a GPU e o processador.

O seu processador não consome demais em jogos, então não precisa se preocupar com ele.

Leitor de CD, Water Cooler, ventoinhas, essas coisas vão consumir bem pouco.

Dito isso, não tem problema se você quiser uma fonte de maior potência.

Eu costumo recomendar as Rise Mode Zeus de 550W ou 650W. Costumam sair por R$300,00 na Kabum.

Quando a pessoa pode investir mais e quer uma fonte de maior qualidade ainda, eu indico a XPG Core Reactor II VE 650W.

• Curtir 2
Postado

@Batata Defumada Muito obrigado pela explicação detalhada! Agora consegui compreender muito melhor.
Fico bem mais aliviado em saber que a minha fonte está dentro dos padrões para meu setup! Realmente é algo que me deixa em duvida sempre.

Sabendo então que Memória ram, watercoler, ventoinhas e afins demandam menos de consumo, acredito que talvez vou manter minha fonte e vou fazer o upgrade sem recio, meu medo era comprar e depois acabar dando problema pela fonte de baixa potência.

Atualmente estou com condições para um upgrade, então acredito que vou pegar a fonte e as memórias ram!
A zeus que você indicou seria essa? Rise Mode Zeus, 550w

Um pouco do meu receio é que as vezes quando ligam o chuveiro, ou outros itens elétricos da casa, as vezes a fonte começa fazer um zunido, mas não sei se tem alguma relação.

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, Justin farias disse:

A zeus que você indicou seria essa? Rise Mode Zeus, 550w

Essa mesmo. Contudo ela costuma custar até R$300,00. Esse preço aí tá um pouquinho mais que o normal, talvez estejam preparando para uma "promoção", sabe como é.

7 minutos atrás, Justin farias disse:

Um pouco do meu receio é que as vezes quando ligam o chuveiro, ou outros itens elétricos da casa, as vezes a fonte começa fazer um zunido, mas não sei se tem alguma relação.

Pode ter relação sim. A sua fonte não está imune aos harmônicos presentes na rede elétrica que são gerados pelo chuveiro elétrico. Isso não é nada para se preocupar, o que eu recomendo é você investir em um bom filtro de linha, caso já não tenha. Os iClamper + DPS são a minha indicação.

A propósito, só pra ter certeza, caso você use estabilizador, pare imediatamente porque isso mata a sua fonte.

Postado

@Batata Defumada Sei bem como funciona essas "Promoções" heheheheh

Não possuo filtro de linha nem estabilizador! Tenho tudo ligado diretamente na tomada.
Seria recomendado ter um filtro de linha? neste quesito sou leigo e não entendo muito bem.

Postado

@Batata Defumada Certo, muito obrigado, vou investir neste filtro de linha e talvez eu pegue a fonte, vou pensar certinho.

Muito obrigado por sanar as duvidas e trazer ótimas explicações, fico bem mais aliviado então em saber que muito do que é falado é exagerado.

• Amei 1
Visitante

Postado

@Justin farias 

22 horas atrás, Justin farias disse:

@Batata Defumada Certo, muito obrigado, vou investir neste filtro de linha e talvez eu pegue a fonte, vou pensar certinho.

É preferível a utilização de um DPS, mas não é necessario - assim como a troca da fonte. Eu não gastaria dinheiro com isso, mas entendo as razões para tal.

Postado

@Artur Victor S Gonçalves A rede elétrica da minha casa não é das melhores, as vezes ela da uma enlouquecida, com certeza estarei investindo em um filtro de linha!
Até como citado no tópico, tem vezes em que vou ligar o pc na tomada e saem faiscas.
São 2 monitores e o pc, tudo em uma emsma tomada....

• Curtir 1
Postado

@Justin farias Sim é uma boa gastar um pouco na compra de um bom filtro de linha, e falo de um bom filtro e não daqueles que vendem por aí que dizem ser filtro de linha, mas que são na verdade meras extensões de tomadas e do tipo que faz de conta que protege.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Justin farias disse:

Bom dia pessoal! Tudo certo? Estou querendo trocar minha fonte  do pc, quer ofazer alguns upgrades nele futuramente e para isso preciso de uma fonte mais potente.

Meu setup atual é 

Placa de Vídeo: Rx7600 8GB ASUS

Processador: Ryzen 5 5700X3D

memória RAM: 16GB RAM DDR4 XPG

Fonte: Fonte Cooler Master MWE 450 Bronze 80 Plus

placa-mãe: MSI B550M PRO VDH

Pensei em uma fonte de 650w por ai, alguém teria uma boa recomendação? De preferência gostaria de sites como kabum e terabyte.
Agradeço desde já!

Risemode Zeus 550w já bastaria, mas você pode pegar uma Zeus 650w se quiser 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...