Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vocês diriam que ainda vale a pena montar um Ryzen 9 5950x em 2026? Estou pensando em montar um Ryzen 9 am4 para renderização de vídeo e jogar jogos. Tenho sério interesse por esse processador e que me parece que ainda tem muito mais a oferecer pelos próximos anos, fora que por ser um am4 não irei sofrer tanto com as crises de memória RAM 

Especificações planejadas:

Tuf gaming B-550m 

Ryzen 9 5950x am4

32 gb DDR4

5060ti 8gb

Fonte 650w

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, benetti88 disse:

Vocês diriam que ainda vale a pena montar um Ryzen 9 5950x em 2026? Estou pensando em montar um Ryzen 9 am4 para renderização de vídeo e jogar jogos. Tenho sério interesse por esse processador e que me parece que ainda tem muito mais a oferecer pelos próximos anos, fora que por ser um am4 não irei sofrer tanto com as crises de memória RAM 

Especificações planejadas:

Tuf gaming B-550m 

Ryzen 9 5950x am4

32 gb DDR4

5060ti 8gb

Fonte 650w

O Ryzen 9 5900XT é basicamente o Ryzen 9 5950X com 100MHz a menos no clock base/boost custando a metade do preço, não tem porque você comprar um 5950X hoje.

https://www.amd.com/pt/products/processors/desktops/Ryzen/5000-series/amd-Ryzen-9-5900xt.html

https://www.amd.com/pt/products/processors/desktops/Ryzen/5000-series/amd-Ryzen-9-5950x.html

Muita gente hoje faz renderização de vídeo acelerada pela GPU,reduzindo a importância do CPU. Se for pra jogos você não vai se beneficiar do segundo CCD do 5900XT e é provável que um CPU de 8 cores da mesma microarquitetura rode de forma idêntica ou até ligeiramente superior, então se o foco for jogos seria mais vantajoso um CPU Octa Core ou até um Hexa Core com características mais aproveitáveis pra jogos, como frequência, IPC e Cache melhores.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Processador AM4 Ryzen 9 5950X vale a pena em 2026 para renderização e jogos?
Postado

@benetti88 Boas. Concordo com a opinião dos colegas, pela diferença de preço/performance, o 5900XT é muito mais negócio e se realmente optar por ele, fique atento para não errar na compra, pois ainda há no mercado sua versão anterior, o 5900X que tem menos núcleos/threads e em geral custa o mesmo valor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...