Ir ao conteúdo

Como saber que está estável undervolt em Ryzen 7 9800X3D?

Ir à solução Resolvido por Public2004,

Posts recomendados

Postado

Rapaziada, fiz um undervolt no meu R7 9800X3D, coloquei -30 e -100mhz, até agora to usando o sistema e to achando tranquilo, diminuí muito as temperaturas e mantém desempenho (parece magia), agr estou com uma dúvida, como q eu vou saber que está estável? tipo, pode ser uma pergunta besta, porque falei que tava usando normal, mas tem algum jeito de descobrir que to entregando o BEM para meu processador? caso eu colocasse o -30 e não estivesse estável ia acontecer algo que eu perceberia? 

porque os -100mhz que eu tirei, tenho noção que foi para não provocar muito o processador e ficar mais frio ainda e manter desempenho

Postado

image.png.b52df255612102790d6439252f1201cd.png 

Fiz esse texto no cinebench também, o 5272 foi com -30 (-100mhz) ||| 5264 foi com -25 (-100mhz).

Então no meu caso, posso usar o -30 tranquilo?

• Membro VIP
Postado

Bem, pelo que eu conheço desse processo, você está capando o processador, sendo assim ele nunca irá trabalhar a 100%.. isso é bom pois você não deixa o processador sofrer, diferente da grande maioria que adora overclock e faz o processador trabalhar a 120, 150% de uso... eu vejo como benéfico esse processo..

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Solução
Postado

@rjsff Boas. Em geral, undervolt é recomendado quando se tem problemas de aquecimento do cpu, em alguns casos pode até melhorar o desempenho (pois o cpu trabalha mais frio e consegue subir mais o clock). Ajuste é individual para cada cpu e caso esteja satisfeito com o resultado (estabilidade/temperatura/consumo/desempenho), tudo ok.
Pode usar o Cinebench como referência, faça primeiro o teste em stock, depois apenas com undervolt, e depois com undervolt+underclock e compare o desempenho (pontuação/temperatura/tensão) e utilize o ajuste que melhor lhe atenda. É meio chatinho/demorado de se fazer, pois recomendo no mínimo 10min de teste para cada ajuste (estabilidade) que deve ser gradual e tem que ficar ajustando e repetindo caso haja erro. No mais, o PBO é recomendado pela própria AMD.

• Amei 1
  • J.Augusto F alterou o título para Como saber que está estável undervolt em Ryzen 7 9800X3D?
Postado

Entendi perfeitamente, utilizei o cinebench como referencia para ver temperatura/tensão e clock e conseguir perceber que com o -30 (-100mhz) eu tive um ganho de 3 graus comparado ao -25, que em -25 a temperatura máxima estava em 70C e em -30 a máxima foi -67 (ambos os testes com -100mhz). E vi que já estava satisfeito com a temperatura e o desempenho em -30 e -100mhz em jogos e o desempenho se manteve perfeito. Porém antes de eu colocar o -100, eu tinha feito apenas o undervolt de -30 sem diminuir o clock máximo do R7, ai fiquei com medo (pois tinha diminuído a temperatura e mantive o clock normal de fabrica, pois como diminuir a tensão do processador e ele estava com o clock de fabrica achei que não ia ter tensão suficiente (pois eu fiz o -30) e achei que pudesse a vim dar algum problema no futuro, pelo fato de diminuir a energia e manter o clock base, por isso decidi TIRAR os 100mhz para ficar ''justo'' (-30 e -100), pois se eu diminuir a tensão pela minha lógica se eu diminuisse o clock máximo ficaria em perfeita harmonia sabe? e se fps se manteve o mesmo, então estou satisfeito de como estar agora com -30 e -100, resolveu e muito o meu problema com temperatura da cpu (chega me sinto confortável em olhar a temperatura e nunca passar de 55C) e vou deixar assim mesmo, obrigado galera, vocês são os gênios de hardware!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 31/01/2026 às 01:15, rjsff disse:

Rapaziada, fiz um undervolt no meu R7 9800X3D, coloquei -30 e -100mhz, até agora to usando o sistema e to achando tranquilo, diminuí muito as temperaturas e mantém desempenho (parece magia), agr estou com uma dúvida, como q eu vou saber que está estável? tipo, pode ser uma pergunta besta, porque falei que tava usando normal, mas tem algum jeito de descobrir que to entregando o BEM para meu processador? caso eu colocasse o -30 e não estivesse estável ia acontecer algo que eu perceberia? 

porque os -100mhz que eu tirei, tenho noção que foi para não provocar muito o processador e ficar mais frio ainda e manter desempenho

A primeira coisa que acontece quando o sistema está instável é do PC travar, dando tela preta ou tela azul (erro no Windows) e reiniciar.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Eu particularmente gosto de usar o OCCT.
Use o teste de CPU no modo "Variable" e também Cores individualmente.
Eu deixo rodando 1 hora geralmente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...