Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia!
Eu tenho um gabinete Gigabyte Triton 180 que comprei novo de estoque antigo (new old stock, pra quem gosta de termos em inglês e não entende quando é falado em português kkk). Minha placa de som é uma SoundBlaster Audigy FX na qual o áudio do painel frontal está ligado nela. Meu fone é um AKG K414P.
Esse fone, por ser muito sensível, detecta ruídos que fones mais baratos não detectam ou se detectam é muito baixo. E pelo fato do cabo do áudio do painel frontal funcionar como uma espécie de antena para as interferências eletromagnéticas internas do computador, o ruído é captado pelo meu fone, e é como uma espécie de chiado digital que varia conforme o uso do computador.
Já tentei passar o cabo por trás da chapa do gabinete que segura a placa-mãe, e embrulhar as partes expostas do cabo em papel alumínio (obviamente isolando tudo pra não fechar curto em nada), mas não fez diferença nenhuma. O que ajudou MUITO foi usar o anel de ferrite que veio de brinde com meu gabinete, 6 voltas do cabo de áudio nele foram suficientes pra amenizar muito o ruído a ponto de qualquer áudio reproduzindo no computador abafá-lo completamente.
Mas eu ainda escuto quando não tem nada sendo reproduzido, e isso incomoda um pouco.
Tive a ideia de colocar dois capacitores na saída de fone, um para esquerdo e um para direito. Acham que isso pode ajudar? Se sim, qual a capacitância, tensão e o tipo de capacitor? (poliéster, cerâmico, eletrolítico bipolar, etc.) Se não for a melhor solução, qual seria? Um anel de ferrite melhor? Ou enrolar um anel de ferrite no cabo do fone também? (o que iria ficar chato caso queira usar o fone em outros lugares, pois teria que ficar desenrolando e isso pode estragar o cabo).
Desde já agradeço!

Postado

Geralmente esses problemas de white noise vêm de problemas de aterramento. Fones de baixa impedância como o seu (que não precisam de amplificador) não necessitariam sequer serem colocados na traseira do PC, sendo o ideal ficar na entrada de headphones que é a do gabinete. No entanto, se o gabinete não estiver devidamente aterrado, haverá sim o ruído. Os próprios cabos da interface do gabinete também podem não estar devidamente isolados, logo tente colocar na saída da placa-mãe como o @rafael2112 disse para ver se isso resolve, mas se o problema for de aterramento, tudo indica que não resolverá.

Caso o chiado continue, teste esse fone em outros aparelhos compatíveis, até mesmo fora de sua casa. Se sumir, seria o caso de você trocar o DAC do PC por um externo. Novamente, como seu fone não necessita de amplificador, um DAC simples como o GraveAudio-DA06 CX31993 pode resolver. Mas sinta-se à vontade para pesquisar por DACs mais robustos como o FOSI K7.

Mais um DAC simples: Placa de som UGREEN Tipo C

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rafael2112 disse:

é chiado ou "hmmmm" o segundo é elo de terra.

Como eu disse, é um chiado inconstante meio "digital" se isso faz sentido, é inconstante e muda conforme o uso do computador.

1 hora atrás, rafael2112 disse:

Tentou ligar seu fono nas saídas de audio traseiras da MB?

Estou usando placa de som e não áudio da placa-mãe, como já foi dito.
No áudio traseiro da placa de som não faz ruído. Mas o áudio traseiro já estou usando para ligar no receiver, e eu gostaria que quando usasse fone tivesse o som direto da placa de som, sem passar pelo receiver. (Até mesmo porque o receiver a saída de fone é P10 e esses adaptadores P10 pra P2 estragam muito fácil. Além disso quero ter uma experiência mais neutra com o fone, sem interferência da mudança de som causada pelo receiver (e o próprio receiver tem um pouco de ruído no fone), mas nesse caso é ruído normal de aparelho da época).

31 minutos atrás, Necklace disse:

Geralmente esses problemas de white noise vêm de problemas de aterramento.

Como eu disse, não é falta de aterramento, pois não é uma freqüência de 60Hz e nem é constante.
Se fosse aterramento teria o mesmo problema no áudio traseiro. É interferência eletromagnética do próprio computador no cabo que vai para o painel frontal. Aliás meu computador está aterrado.

31 minutos atrás, Necklace disse:

um DAC simples como esse pode resolver.

Amigo, eu agradeço a boa vontade de ajudar, mas se for pra eu trocar minha placa de som que paguei acho que 500 reais nela na época (que convertido pra hoje daria quase 1000 reais) por um DAC de 38 reais xing-ling, faz mais sentido eu usar o áudio on-board traseiro da placa-mãe pro fone e a placa de som pro receiver (ou vice-versa). Só porque o fone não exige amplificador, não significa que qualquer DAC dá resultado satisfatório, ainda mais pra um fone de médio-alto nível que detecta de maneira muito mais notória quando o DAC é ruim do que um fone de camelô.
Eu quero resolver o problema do ruído de interferência eletromagnética que acontece apenas no painel frontal, o anel de ferrite amenizou bastante, mas não o suficiente para eliminar totalmente o ruído (ainda é audível quando não tem nenhuma mídia reproduzindo). Eu sei que uma das maneiras de filtrar ruídos é com capacitores, o próprio Clamper Energia 5 usa capacitor para filtrar ruídos da rede elétrica, mas se alguém tiver uma solução melhor que eu não tenha que investir em DAC externo do mesmo nível ou melhor que a minha placa de som, eu agradeço.

Postado
47 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Como eu disse, é um chiado inconstante meio "digital" se isso faz sentido, é inconstante e muda conforme o uso do computador.

Estou usando placa de som e não áudio da placa-mãe, como já foi dito.
No áudio traseiro da placa de som não faz ruído. Mas o áudio traseiro já estou usando para ligar no receiver, e eu gostaria que quando usasse fone tivesse o som direto da placa de som, sem passar pelo receiver. (Até mesmo porque o receiver a saída de fone é P10 e esses adaptadores P10 pra P2 estragam muito fácil. Além disso quero ter uma experiência mais neutra com o fone, sem interferência da mudança de som causada pelo receiver (e o próprio receiver tem um pouco de ruído no fone), mas nesse caso é ruído normal de aparelho da época).

Como eu disse, não é falta de aterramento, pois não é uma freqüência de 60Hz e nem é constante.
Se fosse aterramento teria o mesmo problema no áudio traseiro. É interferência eletromagnética do próprio computador no cabo que vai para o painel frontal. Aliás meu computador está aterrado.

Amigo, eu agradeço a boa vontade de ajudar, mas se for pra eu trocar minha placa de som que paguei acho que 500 reais nela na época (que convertido pra hoje daria quase 1000 reais) por um DAC de 38 reais xing-ling, faz mais sentido eu usar o áudio on-board traseiro da placa-mãe pro fone e a placa de som pro receiver (ou vice-versa). Só porque o fone não exige amplificador, não significa que qualquer DAC dá resultado satisfatório, ainda mais pra um fone de médio-alto nível que detecta de maneira muito mais notória quando o DAC é ruim do que um fone de camelô.
Eu quero resolver o problema do ruído de interferência eletromagnética que acontece apenas no painel frontal, o anel de ferrite amenizou bastante, mas não o suficiente para eliminar totalmente o ruído (ainda é audível quando não tem nenhuma mídia reproduzindo). Eu sei que uma das maneiras de filtrar ruídos é com capacitores, o próprio Clamper Energia 5 usa capacitor para filtrar ruídos da rede elétrica, mas se alguém tiver uma solução melhor que eu não tenha que investir em DAC externo do mesmo nível ou melhor que a minha placa de som, eu agradeço.

Você ao menos já testou esse fone em outro aparelho ou fora de sua casa? Outra coisa, não faz sentido usar um dac de 1000 reais em um fone de 150, por isso recomendei um tão barato mas eficiente, uma vez que ele resolve problemas de ruído em fones da KZ por exemplo. Nesse preço você deve ter um DAC/AMP e seu fone claramente não necessita de um amplificador. Outra coisa, não é porque você gastou mil reais em um DAC que isso significa que ele vai ou está funcionando corretamente.

Sim, o filtro de linha pode remover essas interferências eletromagnéticas mas eu supus que com esse setup você já usaria algo do tipo. Você usa tudo direto na tomada?

• Moderador
Postado

@Ferox Graxaim, boa tarde!

O ruído em questão pode ser causado por falta de qualidade no projeto dos componentes ou gabinete (incluso seus cabos) sendo amplificado pela placa ou afetando o sinal já amplificado. Eu já presenciei isso inclusive por USB em um amplificador de caixas com projeto malfeito que não isolava o aterramento da própria fonte do computador (Loxjie A30).

Há vários anos eu já ouço sobre essa questão que placa de som interna jamais estará completamente livre de interferência, então o que dá para fazer é atenuar ao máximo.
O Triton 180 inclui esse anel de ferrite para contornar esse problema, já que ele não é projetado para permitir passar o cabo atrás da placa-mãe ainda que tenha espaço e um furo que permita, não creio que isso tenha sido intencional, se for, deve estar no manual. Eu, porém, não recomendo nem enrolar no anel de ferrite (gerando indutância), nem incluir capacitores no circuito, pois isso irá alterar o som. O capacitor seria ainda pior pois ele pode cortar totalmente certas frequências.

O isolamento do cabo em papel alumínio não creio que seja eficiente se não conectar diretamente ao aterramento do gabinete. Talvez a troca do cabo por um que tenha melhor blindagem seja eficaz, caso tenha a ferramenta de prensagem de fios para tal e encontre um bom cabo com blindagem que possa ser conectada ao aterramento do computador.

Uma outra causa possível é a fonte do computador gerando esses ruídos e passando para os componentes do computador, e eles afetando o cabo em si. Já presenciei casos em que a troca de uma fonte de menor qualidade por uma topo de linha como uma Corsair RMX chegou a anular coil whine da placa de vídeo.

Recomendo remover a placa de vídeo para aferir se o problema é a falta de qualidade no circuito dela transmitindo esses ruídos pra placa de som, ou trocar a placa de som de conector se possível para afastar mais da placa de vídeo.

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

Esse DAC de baixo custo já é superior ao áudio integrado da maioria dos PCs, e não me surpreenderia se ele não perder muito em comparação ao som da Audigy FX, na qual boa parte do custo se encontra em ter 6 circuitos DAC, mais 2 ou 4 circuitos ADC, e não apenas 2 como esse dispositivo. A todo modo, ele deve resolver completamente o problema.

O K414P é um fone de entrada, ainda que ele seja capaz de aferir diferença de qualidade entre DACs, como o @Necklace disse, mesmo um KZ ou Ve Monk de 40 reais conseguem fazer essa aferição entre DACs de baixo custo. Médio-alto nível se encontram os Hifiman Sundara, Blon B20, Sennheiser HD600...

Eu sei que uma das maneiras de filtrar ruídos é com capacitores, o próprio Clamper Energia 5 usa capacitor para filtrar ruídos da rede elétrica, mas se alguém tiver uma solução melhor que eu não tenha que investir em DAC externo do mesmo nível ou melhor que a minha placa de som, eu agradeço.

A filtragem do Clamper é bem anêmica, mas já ajuda bastante. Aqui em casa tem tanta interferência que até o Clamper em si emite ruídos de vez em quando, rs.
Um DAC que seja definitivamente superior à sua placa de som já teria algo como uma implementação boa do CS4398 ou CS43131, recomendo pegar algo de uma fabricante com reputação como Hiby (Shanling e Fiio), Tempotec, Topping, ShuangMuSanLin (SMSL, VMV e Loxjie), Sabaj, Fosi (dispositivos novos, os antigos não eram muito bons), Aiyima... Ainda superior a eles seria algo com um ES9028Q2M ou ES9038Q2M, mas já são aparelhos caros, e talvez já seja desperdício para um fone como o K414P.

1 hora atrás, Necklace disse:

Outra coisa, não faz sentido usar um dac de 1000 reais em um fone de 150, por isso recomendei um tão barato mas eficiente, uma vez que ele resolve problemas de ruído em fones da KZ por exemplo.

Um Superlux HD668B vai escalar muito bem mesmo com sistemas até mais caros que isso em minha experiência, o som dele chega a ser superior a um Sennheiser HD598 que já chegou a custar mais de mil reais, então há fones que realmente quebram essa expectativa. Pessoalmente, não investiria acima de um ES9038Q2M para nada, e um Fosi SK02 custa R$ 400,00 em promoção, mas quando chega nesse nível a qualidade do dispositivo importa muito mais que o chip DAC em si, então um dispositivo mais caro com o mesmo chip pode entregar melhor qualidade sonora que esse Fosi. Mesmo o Loxjie A30 que às vezes se encontra em torno dos 1.500, 2.000 reais, é pobre demais em qualidade de som para o Superlux, mas isso é pois ele foca a qualidade dele no amplificador de caixas de som integrado e não no circuito DAC em si. A precificação de placas de som, como disse, é principalmente por terem 6 ou 8 circuitos DAC e 2 ou 4 circuitos ADC, enquanto os aparelhos que apelidamos de "DAC" têm apenas 2 circuitos DAC, então não é de se espantar que mesmo que custem muito a mais que um "DAC/AMP", ainda sejam inferiores. Nesse caso acaba sendo justificável comprar um aparelho até bem mais caro, contanto que a sua única função não seja a saída de áudio para fones, como o Fosi K7 que possui entrada de microfone, que é extremamente útil para quem tem um bom fone com microfone e deseja qualidade superior a placas de som comuns, saída de fones padrão e balanceada, saída RCA, conexão USB, coaxial e bluetooth...

Nesse preço você deve ter um DAC/AMP e seu fone claramente não necessita de um amplificador.

Um amplificador dedicado de boa qualidade realmente é mais caro que um DAC/AMP que já tem uma implementação decente, mas tecnicamente, até DACs já têm amplificadores no circuito de saída para obter a tensão de line-out correta, rs. Concordo que para esse fone um aparelho combo já deve ser mais que suficiente, porém se for possível aferir uma solução ao problema sem adquirir dispositivos novos, é preferível.

Outra coisa, não é porque você gastou mil reais em um DAC que isso significa que ele vai ou está funcionando corretamente.

Ou que seja de boa qualidade. Como disse, uma placa de som tem muitos custos a mais que um aparelho dedicado, e é muito mais cara mesmo sem adicionar qualidade nesse custo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Primeiramente a ligação correta seria, os conectores estarem aterradas ao chassis metálico do gabinete em muitos gabinetes estão fixado no painel plastico frontal. Depois usar um cabo blindado com a malha aterrada nos conectores.

Ja tive uma SoundBlaster Audigy e ainda tenho uma Creative EMU, posso afirmar que DACs dessas placas não são grande coisa. Perdiam em qualidade para um CD Player Philips que eu tinha, sua unica vantagem é o ruido que de fato é o descrito SoundBlaster Audigy provavel que uns -90 dB de SNR e a Creative EMU -100 dB, placa de som Onbord dificilmente consegue mais -60 dB.

Se quer qualidade compre um DAC externo Sabre.

58 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

O K414P é um fone de entrada, ainda que ele seja capaz de aferir diferença de qualidade entre DACs, como o @Necklace disse, mesmo um KZ ou Ve Monk de 40 reais conseguem fazer essa aferição entre DACs de baixo custo. Médio-alto nível se encontram os Hifiman Sundara, Blon B20, Sennheiser HD600...

Seria outro assunto qualidade de fones, mas é possível perceber a diferença entre DACs mesmo em um fone barato.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, rafael2112 disse:

Primeiramente a ligação correta seria, os conectores estarem aterradas ao chassis metálico do gabinete em muitos gabinetes estão fixado no painel plastico frontal. Depois usar um cabo blindado com a malha aterrada nos conectores.

A placa do conector de fone desse gabinete é presa no chassi de metal do gabinete, e o aterramento da malha aparenta estar conectado na placa através daquele fio mais grosso ali. Eu imagino que talvez essa placa dele não conecte o aterramento ao chassi, mas com um cabo com terminal soldado no pino correspondente e preso no parafuso que prende a placa consiga resolver.
front4.jpg

Se quer qualidade compre um DAC externo Sabre.

Gosto bastante dos ESS SABRE e concordo com a recomendação. Já tive com ES9038Q2M, som espetacular tanto nos fones quanto nas caixas uma pena que o circuito teve defeito ano passado e ainda não comprei um novo. Mas acho que pro K414P um bom DAC com CS43131 já basta.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Necklace disse:

Você ao menos já testou esse fone em outro aparelho ou fora de sua casa?

Sim, uso ele o tempo todo em todos os aparelhos. O problema acontece especificamente no painel frontal do meu computador, e mais nenhum outro lugar. Nem no conector traseiro do computador.

Outra coisa, não faz sentido usar um dac de 1000 reais em um fone de 150, por isso recomendei um tão barato mas eficiente, uma vez que ele resolve problemas de ruído em fones da KZ por exemplo.

Esse fone original não custa 150, no site da AKG é 300 reais e em lojas confiáveis custa no mínimo 250. É um fone que tem muitas falsificações e deve-se desconfiar se for vendido por menos de 200 reais.
É um fone que é tão barato pelo que ele entrega porque mais ou menos 90% do preço que tu paga é alto-falante, e mais ou menos 10% é construção. O áudio dele impressiona pela aparência e preço, tanto que é usado em palco e estúdios. É muitas vezes anunciado erroneamente como fone profissional justamente por ser usado por profissionais, apesar de ser um fone que foi projetado pra usar com walkman nos anos 80, concorrente direto do Koss Porta Pro.

Nesse preço você deve ter um DAC/AMP e seu fone claramente não necessita de um amplificador.

Amplificador não precisa, embora um bom pré-amplificador garanta uma qualidade de áudio melhor. Mas meu fone é bom o suficiente para perceber a diferença de qualidade de som para áudio on-board e off-board por exemplo.

6 horas atrás, Necklace disse:

Sim, o filtro de linha pode remover essas interferências eletromagnéticas mas eu supus que com esse setup você já usaria algo do tipo. Você usa tudo direto na tomada?

Eu já uso um filtro de linha Clamper Energia 8. Clamper Energia 8 é um excelente DPS classe III, mas não é a melhor opção para filtragem de ruídos da rede elétrica. Só que o problema não é ruído da rede elétrica, e sim ruído eletromagnético de dentro do gabinete. E pelo que vi tem relação com a placa de vídeo, pois durante reprodução de vídeos (mesmo sem áudio), o ruído muda. Minha ideia era fazer um mini-circuito de filtragem na saída, o indutor já tem (o anel de ferrite), só precisa de capacitor. Isso na minha teoria.

4 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

O ruído em questão pode ser causado por falta de qualidade no projeto dos componentes ou gabinete (incluso seus cabos) sendo amplificado pela placa ou afetando o sinal já amplificado.

Eu acho mais provável que esteja afetando sinal já amplificado, pois o ruído só acontece no conector de fone do painel frontal.

Há vários anos eu já ouço sobre essa questão que placa de som interna jamais estará completamente livre de interferência, então o que dá para fazer é atenuar ao máximo.

Concordo, inclusive essa placa de som foi até recomendação tua na época, e tu me alertou sobre ela não ter a blindagem que modelos mais caros de placa interna tem. Agora se essa placa de som tem algum ruído na saída traseira, meu fone não é capaz de captar.

O Triton 180 inclui esse anel de ferrite para contornar esse problema, já que ele não é projetado para permitir passar o cabo atrás da placa-mãe ainda que tenha espaço e um furo que permita

E inclusive tentei fazer isso antes de usar o anel de ferrite mas não resolveu muita coisa, o que ajudou mesmo foi o próprio anel de ferrite.

Eu, porém, não recomendo nem enrolar no anel de ferrite (gerando indutância), nem incluir capacitores no circuito, pois isso irá alterar o som. O capacitor seria ainda pior pois ele pode cortar totalmente certas frequências.

Até imaginei que poderia afetar o som, mas não tive certeza. Quanto ao anel de ferrite não notei diferença no som depois de usá-lo, só a melhora por diminuir muito o ruído (agora com ventilador de teto ligado nem escuto o ruído, pois o ventilador abafa).

O isolamento do cabo em papel alumínio não creio que seja eficiente se não conectar diretamente ao aterramento do gabinete.

tecnicamente alguma diferença tem que fazer, mesmo sem conectar em aterramento. Mas de fato conectar no aterramento é melhor mesmo, o que acha da ideia de comprar uma malha de cobre para envolver o cabo, e ligar um fio nele e parafusar no gabinete?

Talvez a troca do cabo por um que tenha melhor blindagem seja eficaz, caso tenha a ferramenta de prensagem de fios para tal e encontre um bom cabo com blindagem que possa ser conectada ao aterramento do computador.

Não tenho ferramenta pra prensar esse tipo de conector. Acho que fazer uma blindagem como falei acima é mais fácil de eu conseguir.

Uma outra causa possível é a fonte do computador gerando esses ruídos e passando para os componentes do computador, e eles afetando o cabo em si. Já presenciei casos em que a troca de uma fonte de menor qualidade por uma topo de linha como uma Corsair RMX chegou a anular coil whine da placa de vídeo.

Interessante, e provavelmente estou precisando trocar de fonte mesmo.

Recomendo remover a placa de vídeo para aferir se o problema é a falta de qualidade no circuito dela transmitindo esses ruídos pra placa de som, ou trocar a placa de som de conector se possível para afastar mais da placa de vídeo.

Vou fazer o teste sem a placa de vídeo. Mas sobre a placa de som, creio que já esteja no conector mais afastado da placa de vídeo. Mas vale conferir, vou fazer isso depois.

Esse DAC de baixo custo já é superior ao áudio integrado da maioria dos PCs, e não me surpreenderia se ele não perder muito em comparação ao som da Audigy FX, na qual boa parte do custo se encontra em ter 6 circuitos DAC, mais 2 ou 4 circuitos ADC, e não apenas 2 como esse dispositivo. A todo modo, ele deve resolver completamente o problema.

Apesar que a maioria dos PCs tem áudio integrado pior do que algumas placas-mãe de 2004 kk.
Mas igual a diferença de preço é bem absurda mesmo considerando ter 6 DACs e uns 2-3-4 ADCs. Se fosse por isso a minha placa de som não custaria muito mais que 4x o valor do DAC simples USB.

O K414P é um fone de entrada, ainda que ele seja capaz de aferir diferença de qualidade entre DACs

Eu chamei ele de médio-alto nível por causa de uma falsa noção que eu tive de que baixo nível seria apenas fonezinho de camelô, enquanto médio nível seria qualquer fone minimamente decente.
Quando pessoal fala de fone "de entrada" imagina fone podre, eu esqueci que fone de entrada decente é melhor que fone "gamer".

A filtragem do Clamper é bem anêmica, mas já ajuda bastante. Aqui em casa tem tanta interferência que até o Clamper em si emite ruídos de vez em quando, rs.

É como eu disse nessa resposta há umas linhas acima: Clamper Energia 5 é excelente como DPS classe III, mas pra filtragem de ruídos é o mínimo do mínimo. E infelizmente tá cada vez mais difícil achar filtro de linha que é focado em cumprir o papel de filtro de linha. Melhoraram o DPS desses filtros mas pioraram a filtragem de linha kk.

Um DAC que seja definitivamente superior à sua placa de som já teria algo como uma implementação boa do CS4398 ou CS43131, recomendo pegar algo de uma fabricante com reputação como Hiby (Shanling e Fiio), Tempotec, Topping, ShuangMuSanLin (SMSL, VMV e Loxjie), Sabaj, Fosi (dispositivos novos, os antigos não eram muito bons), Aiyima... Ainda superior a eles seria algo com um ES9028Q2M ou ES9038Q2M, mas já são aparelhos caros, e talvez já seja desperdício para um fone como o K414P.

Não pretendo comprar DAC ou trocar minha placa de som agora, a qualidade dela pra mim é suficiente. Mas agradeço as recomendações.

Ja tive uma SoundBlaster Audigy e ainda tenho uma Creative EMU, posso afirmar que DACs dessas placas não são grande coisa. Perdiam em qualidade para um CD Player Philips que eu tinha

É que querendo ou não ainda é uma placa de som de entrada, esses toca-CDs antigos custavam proporcionalmente (em valores corrigidos) 10x mais caro que essa placa de som, então é de se esperar que tenha som melhor.

• Moderador
Postado
28 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Mas igual a diferença de preço é bem absurda mesmo considerando ter 6 DACs e uns 2-3-4 ADCs. Se fosse por isso a minha placa de som não custaria muito mais que 4x o valor do DAC simples USB.

Placas de som de marcas como Creative e ASUS também precisam de software companheiro e isso também sobe o custo. O desenvolvimento de um DAC com, por exemplo, um chip Sabre, é muito mais simples. Todo o circuito em volta muda também. Acho 4x subestimar bastante. Mas há também a questão que as fabricantes desses dispositivos são majoritariamente chinesas e conseguem um produto igual ou melhor a custo muito mais baixo.

A todo modo, a questão que o @rafael2112 levantou do aterramento da malha do cabo do gabinete pode ajudar bastante se fizer a modificação básica que sugeri.

Postado
1 hora atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

A placa do conector de fone desse gabinete é presa no chassi de metal do gabinete, e o aterramento da malha aparenta estar conectado na placa através daquele fio mais grosso ali. Eu imagino que talvez essa placa dele não conecte o aterramento ao chassi, mas com um cabo com terminal soldado no pino correspondente e preso no parafuso que prende a placa consiga resolver.
front4.jpg

Os fios Branco-azul e vermelho-branco são da micro-chave e led. O Áudio esta todo no conector branco, este cabo não tem nenhuma blindagem. PODE haver um aterramento entre a PCB dos conectores e o parafuso que fixa ao chassis metálico, se não houver da pra fazer. Vou procurar um cabo adequado blindado, pois eu também preciso para fazer uma ligação aqui!

1 hora atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Gosto bastante dos ESS SABRE e concordo com a recomendação. Já tive com ES9038Q2M, som espetacular tanto nos fones quanto nas caixas uma pena que o circuito teve defeito ano passado e ainda não comprei um novo. Mas acho que pro K414P um bom DAC com CS43131 já basta.

As placas de áudio melhores da Audigy, agora vem com ESS SABRE, mas eu já eu as conhecia antes, poeram em frequência mais alta para quantizar áudio que os DACs comuns delta-sigma, estão fazendo DACs híbridos Delta-sigma/R2R, outro fabricante que fez DACs hibridos foi a Wolfson, mas acham que não fabricam mais DACs.

É que querendo ou não ainda é uma placa de som de entrada, esses toca-CDs antigos custavam proporcionalmente (em valores corrigidos) 10x mais caro que essa placa de som, então é de se esperar que tenha som melhor.

Não está relacionado com preço, o CD player usava um DAC R2R TDA1543 que era de 8 Bits, os melhores seriam o TDA 1541 de 16 Bits, mais usavam um filtro digital ruim, isso melhorou depois, mas a tecnologia R2R foi abandonada no final da década de 90 para outra que é a bitstream/delta-sigma mais barata de produzir foi a partir dai que os DACs começaram a ter som de radio FM, ou seja, comprimido.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 15/02/2026 às 21:24, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Placas de som de marcas como Creative e ASUS também precisam de software companheiro e isso também sobe o custo. O desenvolvimento de um DAC com, por exemplo, um chip Sabre, é muito mais simples. Todo o circuito em volta muda também. Acho 4x subestimar bastante. Mas há também a questão que as fabricantes desses dispositivos são majoritariamente chinesas e conseguem um produto igual ou melhor a custo muito mais baixo.

Faz sentido. Mas pra saber se a qualidade é equiparável precisa saber quais CIs DAC e ADC estão sendo usados, e saber a qualidade dos componentes (porque só o CI não determina a qualidade final do áudio).

Em 15/02/2026 às 21:24, Mikhail Kosevich Volkov disse:

A todo modo, a questão que o @rafael2112 levantou do aterramento da malha do cabo do gabinete pode ajudar bastante se fizer a modificação básica que sugeri.

Sim, tô pensando em fazer isso, talvez comprar uma malha de cobre ou de alumínio (pra evitar oxidação de mistura de alumínio com cobre), e aterrar na base do gabinete com um parafuso. Mas primeiro tenho que trocar de fonte, pois minha fonte já está dando indícios que precisa ser trocada. Às vezes só isso já resolve.

Em 15/02/2026 às 21:49, rafael2112 disse:

este cabo não tem nenhuma blindagem.

Acho que o único jeito de saber se o cabo tem blindagem é descascando. Mesmo que não tenha um fio separado pra aterrar a blindagem, o próprio negativo normalmente é usado como blindagem. O negativo pode ser uma malha de blindagem em torno dos demais fios por exemplo. Desde equipamentos de áudio de muitas décadas (que eu tive contato), sempre foi assim: negativo do áudio ligado ao negativo da fonte, ligado à alguma coisa que sirva como blindagem (como o próprio gabinete metálico por exemplo).
De qualquer forma não pretendo trocar de placa de som a menos que seja necessário. Para mim a qualidade de áudio dela é suficiente para meu agrado.

Em 15/02/2026 às 21:49, rafael2112 disse:

Não está relacionado com preço, o CD player usava um DAC R2R TDA1543 que era de 8 Bits, os melhores seriam o TDA 1541 de 16 Bits, mais usavam um filtro digital ruim, isso melhorou depois, mas a tecnologia R2R foi abandonada no final da década de 90 para outra que é a bitstream/delta-sigma mais barata de produzir foi a partir dai que os DACs começaram a ter som de radio FM, ou seja, comprimido.

O toca-CD é pré-amplificado, ou amplificado? E considerou também o equipamento ligado no toca-CD (usando o mesmo tanto para o toca-CD quanto pra saída da placa de som)? Isso também afeta a qualidade.
E a diferença entre ele e a placa de som era de definição do áudio (detalhes audíveis) ou questão de sonoridade mais/menos agradável? Porque dependendo de qual dessas duas for, pode ser questão de circuito amplificador/pré-amplificador também, e não o CI de DAC em si. Até capacitores interferem na qualidade.

Mas quanto ao assunto original, vou fazer alguns testes, e citá-los aqui com os resultados.

Postado
Em 17/02/2026 às 10:24, Ferox Graxaim disse:

Faz sentido. Mas pra saber se a qualidade é equiparável precisa saber quais CIs DAC e ADC estão sendo usados, e saber a qualidade dos componentes (porque só o CI não determina a qualidade final do áudio).

Melhor seria separar:

- DAC

- Implementação do circuito. Os DACs onbord da placa-mãe, geralmente não tem opamps (pre amplificação), diferentes das placas de som Off Board  que tem um SNR melhor.

- Reprodução: Fones, amplificadores....qualquer aparelho pode reproduzir som médios, sendo possível notar diferenças entre DACs

Acho que o único jeito de saber se o cabo tem blindagem é descascando. Mesmo que não tenha um fio separado pra aterrar a blindagem, o próprio negativo normalmente é usado como blindagem. O negativo pode ser uma malha de blindagem em torno dos demais fios por exemplo. Desde equipamentos de áudio de muitas décadas (que eu tive contato), sempre foi assim: negativo do áudio ligado ao negativo da fonte, ligado à alguma coisa que sirva como blindagem (como o próprio gabinete metálico por exemplo).

Sim tem negativo usado como terra que poderia ser usado nos conectores traseiros que provavelmente estão em contato com o espelho da placa que é parafusada ao chassis.

Para o áudio frontal, são os pequenos pinos do conector. Melhor usar o chassis frontal

Use este cabo aqui, vai dar algum trabalho fazer as ligações:

Cabo de rede CAT6 blindado

O toca-CD é pré-amplificado, ou amplificado? E considerou também o equipamento ligado no toca-CD (usando o mesmo tanto para o toca-CD quanto pra saída da placa de som)? Isso também afeta a qualidade.
E a diferença entre ele e a placa de som era de definição do áudio (detalhes audíveis) ou questão de sonoridade mais/menos agradável? Porque dependendo de qual dessas duas for, pode ser questão de circuito amplificador/pré-amplificador também, e não o CI de DAC em si. Até capacitores interferem na qualidade.

A aparelho reprodutor era o mesmo. Os DAC R2R são simples apenas recebem o sinal PCM e converte em analógico na rede R2R. os DAC Bitstream precisam converter o PCM em modulação 1-bit  ( Exceto os DSD que usam formato 1- bit nativamente desde a gravação, mas é algo exclusivo da Sony)

Lembro ter testado outros aparelhos, pois eu fazia Mods em CD-Players. Um cd-player Pioneer da década de 90 com um DAC bem ruim.  Um DVD Player barato da CCE  que tinha um DAC Wolfson e som era bom. Como disse antes não tem relação com preço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...