Ir ao conteúdo

A Radeon RX 7600 é melhor que a GeForce RTX 5050 com um Ryzen 5 3600?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

A RX 7600 é melhor que uma RTX 5050 com um R5 3600? Quero uma placa por menos de R$2000 para jogos em 1080p 60fps e me recomendaram a 7600, porém adorei os modelos low profile da 5050, mas pelo chatGPT ela é inferior. Isso está correto? A fonte por enquanto é uma CV450 que será trocada (assunto pra outro tópico).

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, _carlosedum_ disse:

A RX 7600 é melhor que uma RTX 5050 com um R5 3600? Quero uma placa por menos de R$2000 para jogos em 1080p 60fps e me recomendaram a 7600, porém adorei os modelos low profile da 5050, mas pelo chatGPT ela é inferior. Isso está correto? A fonte por enquanto é uma CV450 que será trocada (assunto pra outro tópico).

Elas são equivalentes em rasterização quando combinadas com um CPU ideal, porém o overhead de driver de CPU é menor em placas da AMD e isso pode fazer a diferença em cenários onde o Ryzen 5 3600 estiver "sufocado"

Em placas da NVIDIA a gente observa um gerenciamento mais eficiente de VRAM, ninguém sabe ao certo do porquê isso acontece, mas na prática isso dá um fôlego a mais em placas de vídeo com menos VRAM que é o caso das duas placas. Nesse vídeo por exemplo os modelos de 8GB da NVIDIA lidaram melhor que os da AMD no Mafia Old Country.

Mas isso que eu falei sobre VRAM não vale de nada se você não estiver em uma plataforma ao menos PCIE 4.0.

E acho que eu nem preciso falar que o DLSS suportado pela RTX 5050 é muito superior ao FSR "pré IA" suportado pela RX 7600 e que especialmente nesse perfil de placas de vídeo é bem provável que você necessite dessas tecnologias em nem tanto tempo assim, fazendo com que na prática a 5050 entregue uma experiência mt melhor apesar de gráficos de benchmark não mostrarem.

• Curtir 2
Postado

Depende do que você joga, como você joga, e também da faixa de preço que você encontrar cada uma. O colega ali acima disse algo que realmente existe e muita gente não fala ou não sabe, o overhead de driver. Porém, tem um detalhe, o overhead de driver da AMD só é menor que da NVIDIA em jogos que usam DirectX 12, ou seja, a grande maioria dos AAA atuais. Em DirectX 11, por exemplo, é o contrário, e ainda existem jogos competitivos que usam DirectX 11 para ser mais acessível a hardwares antigos, e é nesse tipo de jogo que geralmente você procura ter mais taxa de FPS.

Ambas as placas trabalham com PCI-Express x8, então você tende a ter problema com qualquer uma das duas se tentar forçar demais em configurações que necessitam de mais do que 8GB de VRAM. A situação é minimizada se seu sistema suportar PCI-Express 4.0, o R5 3600 suporta, mas depende de placa-mãe B550, por exemplo, nas B450, A520, A320, etc. ele vai trabalhar em PCI-E 3.0.

Eu coloco como grande ponto forte da 5050 o DLSS/DLAA. Eu pude experimentar na prática com a minha nova placa e digo que é algo que você vai querer ter, isso para não depender da porcaria do TAA. O DLSS 4 e principalmente o 4.5, tende a ser mais pesado que o FSR 3, mas ele entrega qualidade superior, então não dá pra comparar o desempenho de TAA vs DLAA, ou FSR vs DLSS como se fosse a mesma coisa. Seria tipo comparar uma placa rodando o jogo em 1080p vs outra rodando em 900p, ambas com qualidade gráfica similar, mas vai ter diferença na definição.

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

A RTX 5050 é um produto superior. É mais atual, energeticamente mais eficiente, tem um algoritmo de compressão de VRAM melhor e um conjunto de tecnologias mais robusto, com destaque para o DLSS 4.5. A RX 7600 é uma placa da arquitetura anterior da AMD (RDNA3), que ainda não tem acesso ou sequer previsão de acesso às tecnologias de IA atuais (como o FSR 4). É possível que receba eventualmente, porque sabemos que existe, mas qualquer coisa até o momento é apenas especulação.

Ou seja, se as duas estiverem com preços próximos, ou se a RTX 5050 estiver só um pouquinho mais cara, é a escolha que faz sentido. A RX 7600 só vai compensar se estiver consideravelmente mais barata.

10 horas atrás, VLR disse:

Em placas da NVIDIA a gente observa um gerenciamento mais eficiente de VRAM, ninguém sabe ao certo do porquê isso acontece, mas na prática isso dá um fôlego a mais em placas de vídeo com menos VRAM que é o caso das duas placas.

Isso acontece porque a placa de vídeo não simplesmente copia os dados do disco para a VRAM, ela usa um algoritmo de compressão e descompressão. E a geração RDNA3 da AMD (RX 7000) é notoriamente conhecida por ter um algoritmo ineficiente (isso melhorou na RDNA4, mas ainda parece estar atrás da Nvidia). Esse efeito fica visível no gráfico abaixo (peguei o gráfico de 1440p para aumentar o efeito, mas mesmo em 1080p você já percebe). Repare a distância entre a RX 7600 (8 GB) e a RX 7600 XT (16 GB) em testes com jogos atuais:

vsuxU3izGMGaBmGpGAozRW-1200-80.png.webp

Fonte: https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html

Os resultados podem variar conforme os jogos testados, mas isso é uma tendência que vai se agravar com os anos. Quando a VRAM é realmente limitante, a RX 7600 XT esmaga a RX 7600 (inclusive com um dos maiores saltos observados entre a placa comum e um modelo "XT" na história), justamente porque a GPU é a mesma, 8 GB de VRAM não são suficientes para o poder de processamento da placa e o algoritmo de compressão é mal otimizado.

Eu comprei a RX 7600 XT em uma promoção na época, pagando só R$ 200,00 a mais que a RX 7600. Nessa situação compensava (e muito). A longevidade de uma RX 7600 XT vai ser muito maior que a de uma RX 7600.

8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Porém, tem um detalhe, o overhead de driver da AMD só é menor que da NVIDIA em jogos que usam DirectX 12, ou seja, a grande maioria dos AAA atuais. Em DirectX 11, por exemplo, é o contrário, e ainda existem jogos competitivos que usam DirectX 11 para ser mais acessível a hardwares antigos, e é nesse tipo de jogo que geralmente você procura ter mais taxa de FPS.

A falta de otimização dos drivers da Nvidia em termos de uso de recursos é algo pouco comentado mesmo. Tem um vídeo interessante sobre isso comparando uma RX 6700 e uma RTX 3070. A GPU da RX 6700 é claramente mais fraca que a GPU da RTX 3070, mas a RX 6700 venceu nos testes em DirectX 12 e igualou nos testes com DirectX 11. Na média, a placa da AMD entregou uma experiência claramente melhor (nessa situação específica de gargalo de CPU). Isso falando de forma geral, porque não é algo 100% consistente:

Contudo, nesse teste foi usado um Ryzen 7 1700, que é bem mais fraco em jogos em comparação com o Ryzen 5 3600. Não sei se o processador do autor do tópico seria "fraco" a ponto de ter um efeito tão evidente, mas acho que não. O R5 3600 ainda é um excelente processador, e não acho que a questão do overhead seria mais impactante que a grande desvantagem da RDNA3 ainda não ter qualquer suporte oficial ao FSR4 (já tem gambiarra para usar, mas gambiarra é gambiarra). Isso realmente pesa muito a favor da Nvidia.

Eu adoro as placas da AMD principalmente pelo ecossistema mais aberto e ético, especialmente no Linux, mas mesmo eu (especialmente se utilizasse Windows) pegaria a RTX 5050 sem pensar duas vezes se os preços forem próximos.

8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Ambas as placas trabalham com PCI-Express x8, então você tende a ter problema com qualquer uma das duas se tentar forçar demais em configurações que necessitam de mais do que 8GB de VRAM. A situação é minimizada se seu sistema suportar PCI-Express 4.0, o R5 3600 suporta, mas depende de placa-mãe B550, por exemplo, nas B450, A520, A320, etc. ele vai trabalhar em PCI-E 3.0.

Acho que mais importante que isso é a questão do Resizable BAR / Smart Access Memory. Habilitando isso, o autor do tópico não deve ter perda relevante:

• Curtir 3
  • KairanD alterou o título para A Radeon RX 7600 é melhor que a GeForce RTX 5050 com um Ryzen 5 3600?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!