Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, 
Não, o título não é clique bait. Infelizmente esbarrei num copo com água e respingou um pouco no teclado do meu notebook, após isso eu desliguei, desmontei, limpei onde molhou, esperei uns dois dias para secar e não ter problema e liguei novamente. Tudo normal, porém, a tecla Q não funciona ao pressionar, e o mais estranho, se eu ligar e abrir qualquer coisa para digitar (bloco de notas, ou o navegador) o notebook se comporta como se a tecla Q estivesse pressionada, tipo, eu abro o bloco e ele automaticamente começa digitar "qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq..." e só para se eu apertar qualquer outra tecla. 

Alguma sugestão de como posso proceder para dar manutenção nisso? Tem algum software que faz um scam no hardware do teclado pra avaliar dano ou algo assim? A única coisa que não consegui desmontar foi o teclado em si para ver dentro dele, na parte das membranas, fiquei com receio de estragar algo. 

Dados do notebook:
LG R590
Processador i5 560 M
Tem algum dado que é mais relevante para me ajudar nessa? 
Obrigado!

  • Membro VIP
Postado

Jogue um ar quente com secador de cabelo. Se não tiver, deixe ao sol pra esquentar e evaporar. Num caso extremo onde p.ex. você já deu por perdido, lave com álcool (isopropílico) ou pingue sobre a tecla de modo a sentir que entrou por baixo dela e repita os procedimentos acima.

É o que eu (eu) faria 🙃

  • Curtir 1
Postado

Só não vá esquece-lo no Sol, senão a bateria pode estufar.

20 horas atrás, Filipi Maciel disse:

A única coisa que não consegui desmontar foi o teclado em si para ver dentro dele, na parte das membranas, fiquei com receio de estragar algo. 

É melhor não tentar desmontar, são muito frágeis e faceis de danificar. Tente o que o colega acima falou antes.

Eu, particularmente, passaria o álcool isopropilico antes de secar, assim secaria "limpo" - a água tem a possibilidade de ir oxidando enquanto seca.

  • Moderador
Postado

@Filipi Maciel, boa tarde!

O correto é a troca do teclado. Teclados de membrana são notoriamente frágeis contra líquidos se não forem selados, as membranas de acetato não deixam a água sair e apodrecem a tinta condutiva do circuito. A maior parte dos teclados de notebook são rebitados na carcaça superior utilizando o próprio plástico ou metal da carcaça, então a troca dele também implica a troca de toda a parte superior incluso touchpad.
Não utilize secador de cabelo e não utilize isopropanol se não quiser derreter tudo por falta de controle térmico ou trincar todos os plásticos da carcaça caso o material tenha carga de plásticos amorfos como policarbonato e ABS. Deixar ao sol talvez seja a coisa mais próxima de resolver, talvez ainda dê para salvar, mas eu sugiro adquirir um saco plástico grosso e colocar o notebook dentro junto de uma carga significativa de sílica gel (esta em um saco de papel de preferência, a fim de evitar que o pó da sílica se espalhe para o notebook). É possível comprar sacos de 1 Kg ou meio quilo de sílica gel pela internet com frete rápido para chegar segunda-feira, mas quanto mais esperar menor a chance de resolver o problema.

  • Curtir 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Teclado do notebook LG R590 repetindo tecla Q após cair água nele

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!