Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows NT X Dos


Leandro N Silva

Posts recomendados

Tenho uma rede com Novell 4.22 que tem várias estações Windows (98 e XP) e algumas estações DOS com boot remoto. Agora preciso transformar o Servidor Novell em Windows NT.

A questão é a seguinte. Tem algum modo de eu aproveitar estas estações com o DOS e o boot remoto ou vou ter q fazer upgrade em todos os micros para poder rodar o Win98? As estações com boot remoto são um total de 12 e em sua maioria K6II. (Por isso a tentativa de continuar usando pois o custo vai ficar elevado no upgrade.)

Se alguém puder ajudar, agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnicamente, é possível. Já trabalhei numa empresa que tinha um sistema parecido: um servidor Windows NT, 2000 Server ou 2003, com uma rede de estações DOS.

Mas nesse caso, tanto o programa servidor (que rodava no servidor Windows) quanto os drivers DOS que rodavam nos clientes, tinham sidos desenvolvidos pela própria empresa, para esse uso específico. Não sei se existirá alguma coisa já pronta por aí, para uso geral. Vai ter que pesquisar na web.

Então, é uma questão de custo-benefício. Se achar algo pronto, que seja suficiente para suas necessidades, pode ser conveniente manter as estações DOS. Caso contrário, se você tiver um bom time de programadores, que conheça bem de drivers para DOS e programação de baixo nivel, pode tentar fazer seus próprios drivers. Aí tem que ver o que resulta mais económico, o desenvolvimento do sistema de comunicação com as estações, ou a atualização para Win98.

Já se tiver que solicitar o serviço para terceiros, provavelmente a migração das estações DOS para Windows 98 seja a opção que daria menos dores de cabeça.

Outro ponto a ser analisado é o soft que roda nas estações DOS. Programas DOS normalmente rodam sem problemas em Win98. Já se tiver que refazer... :cry:

Boa sorte !

Elga.

PS: Já pensou na possibilidade de substituir o DOS por Linux nas estações ? É mais uma opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como eu rodar o linux com o NT? Não teria q fazer upgrade nas máquinas tb?

Estou relutando para usar o linux. Trabalho com novell há muitos anos e nunca tive problemas. Tenho servidores trabalhando 24h por dia 365 dias por ando sem problema algum. No máximo troco um cooler e a máquina continua sem problemas. N U N C A falhou. Estou com muito medo de mudar para o NT. Mas, nesta rede, vou precisar de conexões externas via internet. O único meio q achei q vai ficar com um preço bom para a empresa será o NT.

Obrigado pela dica. E, se possível, me diga se posso utilizar as máquinas com o linux fazendo boot remoto já q estas máquinas não têm drive algum. Nem 1.44.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hfk@09 Feb 2005, 07:12

pode sim, mas o servidor tem q ser parrudo pra aguentar, não sei quantas estações você gostaria de colocar como o famoso terminal burro... Mas é possivel sim...

Eu tenho q colocar 15 terminais burros mais 15 com o windows q já está rodando.

Então tem jeito de eu utilizar o NT com os terminais burros Linux e os terminais windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!