Ir ao conteúdo

Intel lançará os Pentium4 64 bits ainda no 1ª sem

477

Posts recomendados

Postado

Noticia vinda do site Terra: aqui

Texto integral:

Informática

Quarta, 9 de fevereiro de 2005, 11h43

Intel vai lançar chips Pentium 4 de 64 bits

A Intel vai acrescentar recursos de computação 64 bits em seus chips Pentium 4, permitindo que aplicações que exigem mais recursos possam ser processadas mais rapidamente. A atualização ocorrerá ainda em fevereiro.

O upgrade acontece quase 18 meses depois que a rival da Intel, AMD, introduziu a função de 64 bits nos chips Athlon. A Intel vinha informando até recentemente que não lançaria chips de 64 bits até que houvesse software que pudesse aproveitar todos os seus recursos.

Apesar da Microsoft ainda não ter lançado a versão de 64 bits do sistema operacional Windows XP, o vice-presidente do grupo de produtos da Intel, Robert Crooke, afirmou: "Certamente esperamos que este seja o momento certo para isso."

A função de 64 bits será incluída este mês nos chips Pentium 4 série 600 e será adotada no resto da família de processadores no decorrer do ano, disse Crooke. A Intel já produz e comercializa chips de 64 bits para as famílias Xeon e Itanium, utilizadas em servidores e computadores corporativos.

Um computador com chip de 64 bits não é necessariamente mais rápido que um de 32 bits, mas permite que maiores quantidades de memória sejam instaladas e que arquivos grandes, como clipes de vídeo, sejam processados mais rapidamente.

Os recursos de 64 bits tornaram-se populares principalmente na linha Xeon. A Intel afirma que 80% das vendas de chips da família têm recursos de 64 bits, com cerca de 2 milhões de unidades vendidas nos últimos nove meses.

A Intel não confirmou como pretende promover os Pentium 4 de 64 bits, mas recentes pedidos de registro de marca mostram que a companhia está preparando um novo logotipo com a expressão "Intel Inside" rodeada por pontos e com o símbolo "VIIV", possivelmente algo que se refere aos números 6 e 4 escritos em algarismos romanos

Só espero que agora os preços do outros chips, tanto AMD quanto Intel, caiam ainda mais. O que só vai ajudar-nos. :bandeira:

Postado

Agora q a intel vai lançar seus processadores d 64 bits, basta saber quem vai ter a melhor performance, a AMD ou a intel!

mas como eu sei q a intel sempre é mais cara vai depender mt!

vamus esperar os testes!

valeu!!! :bandeira::-BEER

Postado
Postado Originalmente por sviola@11 de fevereiro de 2005, 01:18

Eu acho que a AMD leva vantagem....

Pode até ser mas a intel como lançará depois da AMD, deve ter alguns macetes e melhorias. Mas só esperando sair pra daí compararmos...

O problema acho que vai ser na diferença de preço, daí a AMD tendo vantagem...

Postado
Postado Originalmente por danirava@11 de fevereiro de 2005, 01:35

Pode até ser mas a intel como lançará depois da AMD, deve ter alguns macetes e melhorias. Mas só esperando sair pra daí compararmos...

O problema acho que vai ser na diferença de preço, daí a AMD tendo vantagem...

é isso aí, acredito eu q os chip's virão com melhores funções etc...

Mas como Sempre AMD, vai vencer no Preço, e os P4 478 de 32, baixarão de preço

falou :-BEER

Postado
Postado Originalmente por Gusporti@11 de fevereiro de 2005, 13:32

ta no mercado japones esses processadores P4 6xx, mesma coisa, desempenho fraco e dissipaçao alta...

Precisa dizer mais alguma coisa depois disso?? :rolleyes:

Já disse tudo B)

Falouws :-BEER

Postado
Postado Originalmente por _EagleMan_@11 de fevereiro de 2005, 17:29

Precisa dizer mais alguma coisa depois disso??  :rolleyes:

Já disse tudo  B)

Falouws  :-BEER

prescott 3.4 em64t stock temperatura 21 graus.

prescott 3.4 em64t trabalhando overclockado e prime rocksolid ,vcore default e 35 graus.

prescott 3.4 em64t na bancada e cooler original .

o prescott 3.4 com as 64bits habilitadas custa menos que o a64 3500+ e quanto ao desempenho cada um entende como quiser.

precisa dizer mais alguma coisa?

Postado
Postado Originalmente por heavy_air@12 de fevereiro de 2005, 07:38

prescott 3.4 em64t trabalhando overclockado e prime rocksolid ,vcore default e 35 graus.

o prescott 3.4 com as 64bits habilitadas custa menos que o a64 3500+ e quanto ao desempenho cada um entende como quiser.

Bem, mostrou que mesmo sendo os Presshots, esses com EM64T habilitado estão realmente esquentando bem menos, incrível :blink: (ah, tá fazendo frio aí? Hehe :D )

Mas essa baixa dissipação de calor é devido a que? Algum Stepping novo?

E o desempenho? Confirma a informação acima ou não? Bem, com relação ao preço, eu creio que pelo menos aqui, ele vai ficar mais caro que o A64 concorrente.

Falouws :-BEER

Postado

pelo meu ver mi parece que esses novos processadores da intel vão ser de baixa temperatura ! dissipação boa ! fácil de overclock ao que parece ! e desempenho medio ! :bored:

Postado
Postado Originalmente por heavy_air@12 de fevereiro de 2005, 07:38

Esse não é um Pentium4 64bits, é um Pentium4 com emulação, digamos assim, dos 64bits. Assim ele pode trabalhar com quantidades de memória maiores que 4GB, mas não é 64. (EM64T)

O Pentium 4 64bits, série 6xx, o VIIV, está pra ser lançado.

Postado
Postado Originalmente por 477@12 de fevereiro de 2005, 14:37

Esse não é um Pentium4 64bits, é um Pentium4 com emulação, digamos assim, dos 64bits. Assim ele pode trabalhar com quantidades de memória maiores que 4GB, mas não é 64. (EM64T)

ue... como assim emular????? quais os pros e os contras????

alias, ja estamos em fevereiro, o 64 da intel ja foi lançado????

Postado
Postado Originalmente por 477@12 de fevereiro de 2005, 14:37

???????

Postado

EM64T não é 64bits. É só uma forma que a Intel achou de seus processadores poderem usar mais de 4GB de memória, e serem compatíveis com sistemas de 64bits (especialmente o Win64).

Portanto, o Processador Pentium4 EM64T, não é de 64 bits.

Postado
Postado Originalmente por 477@12 de fevereiro de 2005, 20:26

EM64T não é 64bits. É só uma forma que a Intel achou de seus processadores poderem usar mais de 4GB de memória, e serem compatíveis com sistemas de 64bits (especialmente o Win64).

Portanto, o Processador Pentium4 EM64T, não é de 64 bits.

so uma coisa amigo, fala-se que o desempnho do processador Athlon 64 iria ganhar um aumento de desempenho em aplicações 64 bits na casa dos 20%. :tantan::tantan::tantan: Isso tb ocorreria com o Pentium 4 emulando 64 bits. ou não????

você falou q não é 64 bits, então no novo Windows em verdade o processador rodaria em 32 bits?????

:wacko::wacko::wacko::blink::blink::blink:

Postado
Postado Originalmente por silvertape@12 de fevereiro de 2005, 20:45

so uma coisa amigo, fala-se que o desempnho do processador Athlon 64 iria ganhar um aumento de desempenho em aplicações 64 bits na casa dos 20%.  :tantan:  :tantan:  :tantan: Isso tb ocorreria com o Pentium 4 emulando 64 bits. ou não????

você falou q  não é 64 bits, então no novo Windows em verdade o processador rodaria em 32 bits?????

:wacko:  :wacko:  :wacko:  :blink:  :blink:  :blink:

Completando o post anterior, próprio site Anandtech.com classifica a comparação do Pentium EM64t com o Athlon 64 assim:

Traduzindo: seria como comparar maçãs e laranjas

Agora, respondendo:

A emulação como todos sabem, não traz o mesmo desempenho da utilização de determinada ferramenta. Portanto, não espero incrível aumento no desempenho do Pentium4 EM64T em sistemas 64bits.

A outra pergunta, não sei responder ao certo, mas acho que rodaria a 32bits, já que o EM64T só serve para permitir o uso de memória superior à 4GB e ao suporte aos sistemas de 64bits.

Postado

Intel Website

Veja a própria definição da Intel para o EM64T:

Intel® Extended Memory 64 Technology is one of a number of innovations being added to Intel's IA-32 Server/Workstation platforms in 2004. It represents a natural addition to Intel's IA-32 architecture, allowing platforms to access larger amounts of memory. Processors with Intel® EM64T will support 64-bit extended operating systems from Microsoft, Red Hat and SuSE. Processors running in legacy* mode remain fully compatible with today's existing 32-bit applications and operating systems.

Observe a referência à memória, e a limitação dos sistemas operacionais Microsoft, Red Hat e SUSE.

Postado

depende do custoXbeneficio, com o disse o presidente da amd na reportagem da VEJA, não adianta nos tentes a Intel ser 1% mais rapida que a AMD mas tem um chip que custe quase o dobro como acontece hoje

Postado

Vamos esperar os testes de processadores de mesmas especificações AMD contra Intel, e vamos ver quem saira ganhando na relção custo x beneficio!!!

Minha opinião??

AMD sempre!!!!

Postado

so uma duvida... é impressão minha ou o nível da Intel tem caído de modo a não conseguir adequar seu Pentium 4 a novas instruções de 64 bits? onde está a toda poderoa "Intel"???

• Membro VIP
Postado

Pessoal, não tem nada de emulado. O EM64T é praticamente a mesma coisa que o x86-64 da AMD. A Intel apenas fez algumas mudanças mais pra complicar a vida (adicionou uma instrução e outras diferenças em relação ao A64 para dificultar o suporte, tanto que o Win64 e alguns Linux só funcionava no Athlon nas primeiras versões) e dizer que não é uma cópia.

Acho que essa de frizar que é extensão de memória 64-bit é apenas uma forma de desqualificar a tecnologia e dizer que ela não compete com o Itanium, que seria um sistema 64-bit real. Tem um monte de sabichão que fica repetindo que Opteron/Athlon 64 não é um processador 64-bit, mas sim emulado e que só o Itanium é, etc.

Não caiam na mesma história sobre o Pentium 4 F, que é sim 64-bit.

Aqui um teste fresquinho: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/x86-64-rc1.html

O desempenho dele em aplicativos 64-bit realmente deixa a desejar. Mas não é porque é emulado não (neste caso a perda seria enorme e não aconteceria qualquer ganho de desempenho, o que pode-se ver no teste). A resposta mais provável é que os compiladores são otimizados para os processadores da AMD. Os compiladores x86-64 da Gnu tem sido otimizados para o A64 e mesmo a Microsoft começou o trabalho com seu compilador quando nem o Opteron tinha sido lançado, que dirá do P4/Xeon 64-bit.

Dessa forma, é o P4 que tem que rebolar para rodar um código que não é otimizado para ele, ao invés do mundo 32-bit, aonde acontece o contrário e o A64 que tem que se virar pra rodar algo que é otimizado para outro processador.

Mas esses compiladores 64-bit ainda são muito recentes e estão longe de estarem bem otimizados e com o tempo também irão dar mais opções para gerar programas com otimizações voltadas ao P4.

Postado

HEHEHEHEHE

quando fui comprar meu pc fiquei em duvida entre um A64 3000 e um P4 2,8 HT. Depois de muito pesquisar fiquei com o primeiro!!! QUE ALIVIO!!!! Nas aplicações 3D o desempenho superior ao P4 com mesma tecnologia foi nítida....

VALEU AMD!!!!!!!!!!!!!!

VAI PARA #&%$@ INTEL....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!