Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor proxy, o que é?


Evvch

Posts recomendados

Para que serve o Proxy

Os servidores de proxy são usados para permitir aos micros de uma rede interna o acesso à Web, FTP e outros serviços mais, no qual ele foi previamente configurado. O proxy é um servidor especial, que roda em uma máquina que pode agir também como se fosse um Firewall, escondendo os computadores da rede interna.

Basicamente, ele recebe requisições de máquinas que estão na rede interna, envia aos servidores que estão do lado externo da rede, lê as respostas externas e envia de volta o resultado aos clientes da rede interna.

Normalmente, o mesmo servidor proxy é usado para todos os clientes em uma rede interna, que pode ou não ser constituída de sub-redes.

Os tipos de servidores Proxy mais utilizados, são:

» Os Proxies genéricos, que oferecem serviços de proxy para várias aplicações (por exemplo Web, Ftp, Gopher e Telnet) em um único servidor.

» Os Proxies específicos, que oferecem serviços de proxy para uma determinada aplicação, como é o caso do Web Proxy, que é um proxy que tem por finalidade, fazer caching de documentos Web que foram acessados, reduzindo de forma considerável, o tráfego de acesso à Internet em requisições futuras.

Nota: A habilidade de fazer cache dos documentos acessados, tornou atrativo o seu uso dentro de empresas e provedores de acesso à Internet, pois, com ele, existe o ganho de "banda virtual", tendo em mente que documentos freqüentemente acessados, serão retornados do cache local ao invés de um servidor remoto distante.

Dentro de um servidor Web Proxy, ele recebe as requisições, faz uma análise no cache local, e se o documento estiver no cache, ele responde automaticamente, caso contrário, se o documento não estiver no cache, ou, se ele estiver precisando de atualização, ele vai ao endereço remoto e busca o documento, ou as atualizações e guarda no cache local, para ser usado nas requisições futuras.

» Os Proxies de circuitos, que oferecem conexões virtuais ponto a ponto entre o cliente e o destino final, eles normalmente fazem a autenticação antes de estabelecer a conexão final, agindo como se fosse um controlador. Esse tipo de proxy, baseia-se livremente no conceito de proxy genérico.

Retirado de um doc na internet para ficar mais fácil!!

Anderson Hoffmann

Suporte - Redes & Hardware

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!