Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabeamento em Longa Distancia


ferdead

Posts recomendados

Olá Pessoal !

Moro em um condomínio aqui na minha cidade, onde temos 12 blocos com 32 apartamentos cada. (cada bloco com 4 andares).

Eu e um pessoal aqui (+ ou - 15 pessoas) estamos querendo interligar nossos computadores para fazer uma rede, a principio para jogos...

O condomínio aqui dispõe de cabos telefonicos com 20 pares de fios para cada bloco, sendo 16 pares são usado por telefone, sobrando então 4 pares. (esses fios tem a mesma bitola do cabo par trançado)

E temos mais um problema, a central de telefone do condominio fica na portaria. Então temos apartamentos aqui que ficam bem longe da portaria, tipo uns 300-350 metros... e outros mais perto, claro...

Hoje, resolvi fazer uns testes, usei 2 pares de um desses cabos de telefonia de um apartamento que fica a uns 30 metros da portaria, fiz a ligação do computador até a central de telefonia usando 2 pares (crimpados os pinos 1,2,3,6) e ligando-o a um HUB, até aí tudo Ok, o led do hub acendeu normal !

Depois disso eu fiz o mesmo processo em um outro apartamento que fica a uns 100 metros da portaria, liguei o cabo no hub e o led piscava (tipo um segundo aceso e um segundo apagado e intermitente, não igual ao outro, aparentemente acho eu que deve ter sinal fraco devido a distância). Depois fui ver se um micro acessa o outro e o ping só dava (tempo limite esgotado) nos 2 computadores. Então eu coloquei mais um HUB nesse apartamento de 100 metros, e aí as luzes dos hubs ficaram normais, mas os computadores ainda não pingam um o outro...

Agora pergunto a vocês:

o que será pode estar acontecendo ?

será que estou perdendo o sinal ?

será o que o cabeamento está correto ?

Pode estar ocorrendo alguma interferência no trajeto ?

o que devo fazer ?

Também sei que existe redes sem fio, mas não sei nem como funciona...

pelo que andei pesquisando aqui no site, existe uma placa da compaq com um cartão, que é ligada nos computadores e funciona em até 400 metros e nem precisa de antena... será isso verdade ? e onde eu acho esse equipamento ? e o custo disso será muito alto ?

Obrigado a todos que me ajudarem!

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a melhor solução neste caso é o cabeamento, uma solução wireless vai sair muito caro para uma rede só para jogos acho que você e seus amigos não irão querer investir os tubos em $ só para jogar, em relação ao cabo de 100m que você informa que não está passando o sinal... é o máximo que uma cabo cat5/cat6 suporta o ideal é nos 80m de cabeamento você colocar um hub para amplificar o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@12 de fevereiro de 2005, 02:54

a melhor solução neste caso é o cabeamento, uma solução wireless vai sair muito caro para uma rede só para jogos acho que você e seus amigos não irão querer investir os tubos em $ só para jogar, em relação ao cabo de 100m que você informa que não está passando o sinal... é o máximo que uma cabo cat5/cat6 suporta o ideal é nos 80m de cabeamento você colocar um hub para amplificar o sinal.

Certo, mas o problema, é que não tem como eu colocar um HUB a cada 80 metros... pois os cabos de telefonia do condominio é contínuo (e devem passar debaixo da terra, não tenho certeza) e ainda não existem pontos de energia no meio do caminho...

Qual outra sugestão vocës me dariam ?

E vocës tem ideia de quanto ficaria a wireless ?

Obrigado pela resposta, amigo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você precisaria de antenas de 2.4GHz, placa de rede wi-fi, dependendo de quantos pcs vai precisar tb de um access point ou router wireless se tiver apartamentos próximos o router wireless é a melhor opção, a antena você compra por volta de 100 reais, as placas wi-fi você encontra modelos de 100 a 200 reais, só o router que eu não tenho o preço mas dá uma pesquisada na net tem muitos sites informando, um site que eu indico é o http://www.infomatik.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!