Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como progamar um PIC?


Izandro

Posts recomendados

Saudações cara,

Estou justamente trabalhando com programação de PIC, nesse exato momento, para um projeto.

Não é tãão simples, nem tão complicado. Você vai precisar do arquivo '.hex' contendo o código do programa compilado, um software para a programação do chip, e uma placa programadora.

O arquivo .hex você deve encontrar no referido site (caso não encontre, diga, pra gente ver o que fazer). Esse software para programação você encontra nesse link.. Aqui você encontra informação sobre o JDM PIC Programmer, e o esquema elétrico para montar.

Existem placas programadoras baratas no mercado que são baseadas nessa e em outras igualmente simples. E, realmente, nem compensa comprar aqueles grandes kits de desenvolvimento.

Espero que isso ajude, para mim foi uma mão na roda! :D

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também programo, se alguém precisar de algo. Só um adendo, os PICs que tem a letra F no meio tem memória flash que pode ser regravado, os que tem a letra C só podem ser gravados uma vez. O gravador da mosaico grava pics da série "F" para gravar os da série "C" você terá de fazer um upgrade para uma nova versão. Tem muitos gratuitos que funcionam muito bem, e sobre o PIC16F84 já tem uma nova versão que o substitui e é o PIC16F628.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

sobre o PIC16F84 já tem uma nova versão que o substitui e é o PIC16F628.

Cara... acho que o substituto do F84 é o F84A, não? O F628, que também já tem substituto (o PIC16F628A) tem muito mais recursos, ele é um tanto diferente do F84 e do F84A. Já mexi com os dois.

Legal, não sabia que no Fórum tinha gente que programa PIC também... quem sabe a gente não pode trocar uma idéias?

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Cara... acho que o substituto do F84 é o F84A, não? O F628, que também já tem substituto (o PIC16F628A) tem muito mais recursos, ele é um tanto diferente do F84 e do F84A. Já mexi com os dois."

É a mesma coisa do ATHLONXP para SEMPRON, jogada da microchip sabe, teve o 16F84 depois o 16F84A, então eles lançam com outro nome. São chips diferentes, claro. Mas a tendência é que o 16F84A deixe de ser fabricado. Cara, estou precisando de um programador de PIC17C44, veja o porque aqui. Está em russo mas você vai ver que beleza se conseguirmos um programador de 17C44.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cassiano,

Viu cara, continuo achando que o F628A não é continuação do F84A... São bem diferentes, além de que o F628(A), junto com a familinha dele lá, tem a característica única de ser um 18-pin que possui USART, além de outras coisas legais.

O F84 considera-se mais para estudantes e para projetos que não requerem recursos de software muito avançados.

Cara, dei uma olhada no link mas não compreendi... gostaria de saber se você poderia explicar, fiquei curioso.

Este link aponta para um site que descreve o programador JDM. Talvez ele sirva para o 17C44, teria que ler as programming specifications e fazer uma experiência, esse programador JDM é caseiro, e, mesmo com alguns chips que eles citaram lá que funfam, eu não consegui programar.

Lendo as prog. specifications e encontrando software compatível dava até pra projetar um programador, caso fique difícil encontrá-los....

Vamos ir vendo isso aí.

Abraços,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara simplesmente aquele site russo é sobre uma versão russa do "picstartplus" que é da microchip, não é cópia e sim um circuito que eles construiram equivalente ao programador da microchip. Lá tem tudo, arquivos .hex, esquemas e referências infelizmente está em russo. O MPLAB reconhece ele como o picstartplus da microchip, da mesma forma que o MCFLASH da mosaico também é reconhecido. Se conseguissemos programar um 17C44 com os arquivos hex de lá teremos um picstartplus para nós, o da mosaico tem que comprar outro chip para gravar os da série C, e custa R$ 90 pilas maney que não tenho atualmente, vou ver o site que indicou depois eu posto. Meu e-mail é cassianogb_click21.com.br vamos trocar informações, tenho alguns projetos em andamento com o PIC.

PS: troque o "_" do e-mail por @, coloquei assim para fugir dos spams.

abraços

Cassiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@17 de fevereiro de 2005, 11:53

Também programo, se alguém precisar de algo. Só um adendo, os PICs que tem a letra F no meio tem memória flash que pode ser regravado, os que tem a letra C só podem ser gravados uma vez. O gravador da mosaico grava pics da série "F" para gravar os da série "C" você terá de fazer um upgrade para uma nova versão. Tem muitos gratuitos que funcionam muito bem, e sobre o PIC16F84 já tem uma nova versão que o substitui e é o PIC16F628.

O PIC16C84 usa tecnologia CMOS enquanto que o PIC16F84 usa Flash. Você pode gravar ambos várias vezes, o que muda é que a tensão de gravação do Flash é maior mas seu custo é menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@18 de fevereiro de 2005, 08:56

Cara simplesmente aquele site russo é sobre uma versão russa do "picstartplus" que é da microchip, não é cópia e sim um circuito que eles construiram equivalente ao programador da microchip. Lá tem tudo, arquivos .hex, esquemas e referências infelizmente está em russo. O MPLAB reconhece ele como o picstartplus da microchip, da mesma forma que o MCFLASH da mosaico também é reconhecido. Se conseguissemos programar um 17C44 com os arquivos hex de lá teremos um picstartplus para nós, o da mosaico tem que comprar outro chip para gravar os da série C, e custa R$ 90 pilas maney que não tenho atualmente, vou ver o site que indicou depois eu posto. Meu e-mail é cassianogb_click21.com.br vamos trocar informações, tenho alguns projetos em andamento com o PIC.

PS: troque o "_" do e-mail por @, coloquei assim para fugir dos spams.

abraços

Cassiano

Eu estava fuçando o site russo e achei uma informação interessante.. :D

A nova versão usa o PIC18F6720, ele substitui o PIC17C44 pino-a-pino e pode ser regravado(atualização), olha o HEX aqui: http://www.5v.ru/zip/psf43001.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por volnei fontana júnior@21 de fevereiro de 2005, 18:53

Bem!!! desculpem minha ignorância, mas olhando esse tópico fiquei curioso em saber o que é esse tal de PIC. Se algúem puder me explicar o que é e para que serve isso fico muito agradecido. Valeu!!!    :unsure:

O tal PIC é um microcontrolador, neste link tem um e-book sobre ele em português:

http://www.mikroelektronika.co.yu/portugue...picbook/00.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PIC16C84 usa tecnologia CMOS enquanto que o PIC16F84 usa Flash. Você pode gravar ambos várias vezes, o que muda é que a tensão de gravação do Flash é maior mas seu custo é menor

Cara, a memória de programa dos PICS com 'C' só podem ser gravadas uma vez mesmo, nos datasheets deles sempre tem um tópico chamado "One-Time Programming" que discute isso.

Acredito que eles sejam mais baratos... só deve dar um trabalhão na fase de desenvolvimento, tem que usar a versão com janelinha de quartzo e apagar com UV caso precise modificar o software!

Pessoal, muito legal essa versão do PICSTARTPLUS! Também vou dar uma estudada! Nesse meio tempo em que fiquei off (meu modem queimou e tive que arrumar outro) peguei mais um projeto usando PIC e estou trabalhando nele. Estou BEEEM ocupado agora, mas vou estudar seriamente esse circuito russo, vale a pena batalhar nisso aí!

Vou tentar compreendê-lo e ver se há alguma forma de substituir o ADG411. Quero mesmo ver se entendo a forma de fazer o programador ser reconhecido pelo MPLAB como PICSTART. Vamos fuçando aí, quem sabe dessas experiências não nasce um PICSTART brazuca???

Valeu pessoal, é isso aí!

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranzorb na própria microchip tem documentos explicando como o MPLAB comunica com o picstartplus, tem uma aplication note " in circuit serial programming" comecei estudar os protocolos para programação dos microcontroladores mas garrei no programa do computador( c++ ou delphi). A princípio o programador deve enviar o arquivo .hex para a porta serial ou paralela no padrão de programação microchip. O ADG411 pode ser substituido por relés na teoria, porque eles só vão mudar os pinos dos cis a serem programados. Já encontrei os ADG411 tenho 4 peças smd (encontrei em sucata), tenho o MCFLASH da mosaico vou tentar programar o 18F6720 para o projeto, conforme monto vou postando aqui.

PS: caso queiram comprar pics é na farnell 11-4066 9400

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@22 de fevereiro de 2005, 12:45

Tranzorb na própria microchip tem documentos explicando como o MPLAB comunica com o picstartplus, tem uma aplication note " in circuit serial programming" comecei estudar os protocolos para programação dos microcontroladores mas garrei no programa do computador( c++ ou delphi). A princípio o programador deve enviar o arquivo .hex para a porta serial ou paralela no padrão de programação microchip.  O ADG411 pode ser substituido por relés na teoria, porque eles só vão mudar os pinos dos cis a serem programados. Já encontrei os ADG411 tenho 4 peças smd (encontrei em sucata), tenho o MCFLASH da mosaico vou tentar programar o 18F6720 para o projeto, conforme monto vou postando aqui.

PS: caso queiram comprar pics é na farnell 11-4066 9400

t+

Você pode substituir o ADG411 por CD4066 (ou CD4016), mas tem que modificar a placa pois a pinagem é diferente. A vantagem é que é fácil de achar SMD e são bem mais barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

primeiro, desculpem-me por trazer esse tópico novamente, é que encontrei novas informações e gostaria de postá-las aqui para os colegas interessados.

O PIC16C84 usa tecnologia CMOS enquanto que o PIC16F84 usa Flash. Você pode gravar ambos várias vezes, o que muda é que a tensão de gravação do Flash é maior mas seu custo é menor

Desculpe, Medx, dei bola fora quando disse que estava enganado. Já havia lido sobre outros PICs com letra C no nome e que só podiam ser gravados uma vez. No entando, encontrei a AN-589 que demonstra um programador para o PIC16C84, e, nessa AN, se menciona muito sobre a reprogramação desse chip. Ora, se ele pode ser reprogramado, então falei besteira mesmo. Já confirmei no datasheet do PIC16C84.

Outra: conversei com um amigo meu muito experiente em programação de PIC, e ele recomenda muito o uso do IC-PROG, que é gratuito, junto com algum dos programadores simples e gratuitos também que podem ter seus esquemas encontrados nesse mesmo site. Eles funcionam bem mesmo.

O mais simples de todos é o JDM, mas eu vou montar o da Conquest pois desejo usar a porta paralela para a gravação, e o JDM utiliza a serial.

Era isso galera, quem estiver montando aí seus programadores, vamos nos comunicar.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Não sei + q fazer ajuda eu to construindo como Maquina de CNC com 3 eixos eu preciso de um cicuito para controlar 3 motores de passos. Tem um projeto do TurboCNC com pic (PIC 16F84). Bem simples aqui ta link (http://www.dakeng.com/u2.html) ser for pocivel vocês para uma olhada ver q pode ta errado uo min manda um circuito para controla 3 motores pass.. fico agradecido espero retorno

OBS: pic um amigo grava esta OK

:(

post-66022-13884908331289_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei um gravador de pic no mercado livre de nome PicShow. O bicho está me dando um show de DOR de CABEÇA. Até hoje não consegui gravar nada(pic16F84A). Sempre dá aquel maldita mensagem: Verificação falhou no endereço 0000h. Me informaram que é problema de tensão na porta serial do meu computador. Medi a tensão está dando 11,25 volts tanto na com1, como na com2.Parece que o nomal é 13 volts de tensão na porta serial. Pergunto aos mais entendidos aqui do forum: Será que este PicShow ( Jdm porta serial) que eu comprei vou ter que jogar fora e comprar um gravador que tenha alimentação externa para evitar estes problemas? Os gravadore de porta paralela seriam melhores ou não?Quem puder me ajudar ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...