Ir ao conteúdo

Ranking ECALC do Clube do Hardware

tabgal

Posts recomendados

Postado

ATENÇÃO

NOVAS REGRAS - NOVA versão DO PROGRAMA

AGORA SE CALCULA 256K DÍGITOS

(vai demorar um pouco menos pra calcular do que demorava pra 10k , acredite em mim)

Ranking ECALC

Resultados (em *, versão mais nova) Atualizado 18/06/2005

1* - Edvaldo J Frederico 1m34.74s (P4 Northwood @ 3,288Ghz) Link

2* - Marcelo C Souza 1m34.90s (Athlon 64 @ 2.77Ghz ) Link

3* - Mentesana 1m52.20s (Athlon 64 NewCastle @ 2.5Ghz) Link

4* - Phoenyx 1m56.9s (Athlon XP-M Barton 2500+ @ 2.5GHz) Link

5* - Drakar 1m56.32s (Athlon XP-M @ 2529.9MHz) Link

6* - Shadowwarrior 2m0.35s (Athlon 64 @ 2,36GHz) Link

7* - Marcio Sell 2m0.38s (P4 @ 3,6 GHz :looka: ) Link

8* - Enéias Antunes Ramos 2m2.8s Sempron XP @ 2388Mhz Link

9* - Milhouse_666 2m4.88s (Athlon XP Barton @ 2,33Ghz) Link

10* - Grungemala 2m7.50s (Athlon XP 2000+ @ 2,3ghz) Link

DigaumATI 2m15.6s (Athlon XP @ 2,18) Sem link

11* - Grungemala 2m45s (Sempron @ 1,8Ghz) Link

11 - Amianto 3m26s (Athlon 64 3400+) Link

12 - Micolins 4m14s (Athlon Xp Barton a 2,1Ghz) Link

13 - Tabgal 5m30s :cry: (Athlon XP 2000+ com FSB em 333MHz) Link

Pessoal

Inspirado no SuperPI, criei um programa similar, só que calculando a constante de Euler (2,7182818284590452353602) ao invés de PI.

Claro que o objetivo principal é fazer os nossos processadores "sofrerem"! Então convido todos a participarem (por enquanto faremos um Ranking "light", se o interesse aparecer, poderemos fazer um ranking mais sério...

Baixe o programa aqui:

(versão única - detecta e usa MMX e SSE)

Ecalc Win - versão FAST

CPUID

Como rodar:

1 - Execute o programa

2 -No menu Calcula -> Calcular -> Escolha o número de dígitos (256k - 262144) e clique OK

3 - Aguarde

4 - O programa vai imprimir o seu progresso, depois o número completo.

5 - As duas últimas linhas terão o tempo e o código verificador (para evitar certos engraçadinhos)

6 - Poste aqui as duas últimas linhas e a configuração do seu micro. Também tire um Screenshot com o CPUID e o disponibilize na NET.

É isso aí! Lembrando - 256 K - 262144 dígitos

• Membro VIP
Postado

Tabgal, mas acho que o método usado é bastante ineficiente.

Para o cálculo do número e com 10mil casas o Pifast demora meros 2 centésimos de segundo e esse programa demora vários minutos.

Provavelmente o programa é limitado pelo desempenho da memória ou algo assim. Teria que testar e fazer um "profiling" do código do programa pra ver aonde ele gasta a mais ciclos de clock. Se você tivesse o Vtune poderia aprender bastante sobre como melhorar o programa. Mas acho que a questão é mesmo no método usado para o cálculo.

Mas é algo bem bacana de se fazer. Não desista, tente pensar como melhorar o programa e isso irá te ensinar muitas coisas.

Postado

Com a configuração da assinatura (a primeira delas) eu consegui esse resultado:

Tempo para 10000 digitos = 514.703979 segundos = 0h8m34s

Isso com muitos programas em segundo plano. Primeiramente fiquei meio assustado com esse tempo, mas como o sledgehammer disse que realmente demora vários minutos, fiquei mais tranquilo.

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@24 de fevereiro de 2005, 08:01

Tabgal, mas acho que o método usado é bastante ineficiente.

Concordo sim! Mas é questão também do algoritmo.

Para o cálculo do número e com 10mil casas o Pifast demora meros 2 centésimos de segundo e esse programa demora vários minutos.

Pelo que eu andei pesquisando, existem algoritmos para calcular Pi que são bastante eficientes (por exemplo, que praticamente dobram o número de casas corretas a cada iteração)

No meu caso, estou usando um algoritmo ultra simples: o somatório de (1/X!) de X=0 até "infinito" :goff: Foi o melhor que eu achei...

Provavelmente o programa é limitado pelo desempenho da memória ou algo assim. Teria que testar e fazer um "profiling" do código do programa pra ver aonde ele gasta a mais ciclos de clock. Se você tivesse o Vtune poderia aprender bastante sobre como melhorar o programa. Mas acho que a questão é mesmo no método usado para o cálculo.

Pretendo rodar sim um profiler (no Linux tem vários grátis). Tenho sentido que ele responde bastante ao clock da máquina, subindo quase linearmente. Outro fator importante é que a simples otimização para SSE2 feito pelo GCC (-march=pentium4 -fpmath=sse) já derruba o tempo quase pela metade.

Mas é algo bem bacana de se fazer. Não desista, tente pensar como melhorar o programa e isso irá te ensinar muitas coisas.

Tempo para 10000 digitos = 514.703979 segundos = 0h8m34s

Isso com muitos programas em segundo plano. Primeiramente fiquei meio assustado com esse tempo, mas como o sledgehammer disse que realmente demora vários minutos, fiquei mais tranquilo.

Tranquilo! Seu tempo está ótimo!

Postado

Tempo para 10000 digitos = 576.043030 segundos = 0h9m36s

codigo verificacao = bce7927ea30405099ea3b603a8050306999c3e070407010315250606

PC:

Athlon Xp2000+ THorton @ 1667 mhz

asus a7n8x-x

512MB ram (2x 256MB DDR 400)

Amanhã eu refaço o teste.. esse aqui foi só pra ver como q ficaria +/-.. rodei o bench com um monte de coisa em segundo plano, e com o pc há mais de 4 dias sem reiniciar... aí é duro... amanhã vou rodar com over extremo (q a fonte aguenta, não o processador.. euaheau), daih sim, o bicho vai pegar...

:-BEER

Postado
Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@26 de fevereiro de 2005, 11:02

tabgal aqui esta o meu novo reslutado mas agora com Link pra não fala que to com mutreta :P

Mais uma coisa aonde eu consigo um nova versão do CPUID, aquele que da pra capturar imagem  :blink:

Abraços  :-BEER

Como assim? Sua imagem foi capturada pelo CPUID.... Essa versã de baixo também captura...

CPU ID

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por tabgal@26 de fevereiro de 2005, 11:14

Como assim? Sua imagem foi capturada pelo CPUID.... Essa versã de baixo também captura...

CPU ID

É que eu vi num outro topico uma versão que mostra a latencia da memoria <_< , e mais uma coisa não esqueça de colocar meu resultado eu quero ve ele aparece em 2º lugar :P

Abraços :-BEER

Postado
Postado Originalmente por tabgal@19 de fevereiro de 2005, 21:47

Ranking ECALC

Resultados até agora: (instruções logo após)

1 - Shadowwarrior 5m70s (Athlon 64 200MHz)  Link

Cinco minutos e SETENTA segundos !?! :blink: Os segundos não vão só até 60 ??? :P

Acho que você quis dizer 5 minutos e DEZ segundos.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Shadowwarrior@26 de fevereiro de 2005, 11:38

Cinco minutos e SETENTA segundos !?!  :blink:  Os segundos não vão só até 60 ???  :P

Acho que você quis dizer 5 minutos e DEZ segundos.

Se ele marcou 5min e 70 seg mais o correto seira 6 minutos e 10 segundo :joia:

Abraços

Postado
Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@26 de fevereiro de 2005, 11:43

Se ele marcou 5min e 70 seg mais o correto seira 6 minutos e 10 segundo  :joia:

Abraços

Já foi corrigido... Eu errei na conta... (é que ele usou uma versão mais antiga, que não passava de segundos pra H/M/S) O certo era 5m47s

• Membro VIP
Postado

Tabgal, mas estou falando de cálculo do número e^1 pelo pifast, que não apenas calcula o número Pi. você pode executar o pifast e usar a opção 2 na primeira pergunta, que ele irá calcular o número e.

você fez o cálculo da série de Taylor até que a ordem (n+1) do polinômio caia abaixo da precisão estipulada? Bem, realmente é lento a beça você calcular o fatorial de um número gigante e inverter este. Qual biblioteca de precisão múltipla você usou? Já tentou usar a GMP da Gnu? http://www.swox.com/gmp/

Tem um programa de cálculo de Pi baseado nele que é bem rápido.

Postado

Atualizando valores....

Athlon XP 2000+ Thorton @ 2153mhz

Tempo para 10000 digitos = 444.881989 segundos = 0h7m24s

codigo verificacao = aa12c67a08040509abcae71b03050306999c3e070407010315250606

amanhã se der na louca, eu tiro a mem ddr 333, e deixo só a 400, daih faço um over um pokim melhor aqui, pra tentar pegar o 3º lugar... só num garanto o 3º, pela minha fonte (maldita fan-hung vagabunda), mas por enqt, esse result já tá valendo... atualiza aí dp amigo.. valeu...

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@26 de fevereiro de 2005, 23:40

Tabgal, mas estou falando de cálculo do número e^1 pelo pifast, que não apenas calcula o número Pi. você pode executar o pifast e usar a opção 2 na primeira pergunta, que ele irá calcular o número e.

Não sabia disso...

você fez o cálculo da série de Taylor até que a ordem (n+1) do polinômio caia abaixo da precisão estipulada?

Isso! Eu vou vendo qual foi a última casa calculada, e quando chega lá, o programa para...

Bem, realmente é lento a beça você calcular o fatorial de um número gigante e inverter este. Qual biblioteca de precisão múltipla você usou? Já tentou usar a GMP da Gnu? http://www.swox.com/gmp/

Tem um programa de cálculo de Pi baseado nele que é bem rápido.

Eu uso a NTL - Number Theory Library (que pode usar a GMP internamente, se você quiser) . Ou melhor, usava, pois agora descobri como fazer o cálculo apenas com inteiros. O que estava demorando era calcular o fatorial (gigante) de números grandes, sendo que eu poderia ter dividido direto...

Basicamente houve um ganho "mínimo de velocidade..." a ponto de 10k dígitos agora demorarem 1 segundo ao invés de 10 minutos... :blink::chicote::goff::looka:

Agora vamos ter que passar pra um número bem maior de dígitos...

Postado

Tempo para 262144 digitos = 218,580001 segundos = 0h3m38s

codigo verificacao = c8255d92d01f69927c86d1547b483785fe78f997dbedac2eb2baf368

Athlon XP 2000+ @ 2,192 ghz (12,5 * 175)

ecalc-799x599.jpg

êta, primeiro por enqt....

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Marcelo C Souza@28 de fevereiro de 2005, 02:41

Bom, dei mais uma forçadinha de leve, vai mais aqui, mas não gostei do que vi, parece que este teste vai melhor com P4   :blink:

ecalc20ww.th.jpg

Bom Marcelo eu não sei se você viu mais em todos os outro topico como Crystal Mark, 3DMark 2001; 2003; 2005...... é sempre os processadores da AMD que se sai melhor, pelo fato de eles terem uma desempenho um pouco melhor quando se trata de 3D <_< ,puxa pelo menos uma vez os processadores da Intel tem que se sair bem em alguma coisa :blink:

PS vamos continua participando na PAZ :joia:

Abraços :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...