Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o Cooler correto?


Sítargfree

Posts recomendados

:bored: Olá pessoal do Fórum. Mais uma vez estou precisando da ajuda de vocês

ok.

Bom, pessoal. É o seguinte:

- Pesquisei bastante antes, e procurei ler vários tópicos a respeito de coolers e dissipadores, mas, infelizmente não encontrei a informação que estou procurando.

Como eu já havia dito antes, eu trabalho na área de automação comercial. Mas precisamente automação de mercados e lojas. Acontece que atendemos diversos tipos de micros. Desde 486 até PIV, etc.

Muitas vezes necessitamos trocar o cooler do micro durante o atendimento. O problema é que conforme os micros foram se modernizando, o processamento aumentou o que gerou um aumento na temperatura do processador e consequentemente a necessidade de coolers e dissipadores maiores, como os processadores da AMD que aquecem bastante. Agora o que eu queria saber é o seguinte.

- Como o pessoal aqui do Fórum faz, e como lidam com este problema.

você tem que aumentar a ventilação do micro do cliente. Nada de adicionar coolers extras como muitos fazem com micros pessoais entendem. Estamos falando aqui dos micros dos clientes. A empresa em que trabalho está comprando ultimamente um cooler grande ( desculpem não me lembro da marca, vou pegar e depois posto aqui ok ), mas este cooler não cabe nos encaixes dos micros um pouco mais antigos tipo AMD k6 II 500, Celerom 600, etc. Algumas vezes o pessoal dá um jeitinho de adaptar. Troca só a ventoinha, prende com dois parafusos, com um. Amarra com fio. Mas eu não concordo com esta prática. Até porque se o cliente está pagando pela peça inteira, acho uma injustiça receber apenas metade da peça. Sem contar que, se um outro técnico abrir a máquina posteriormente e ver o que foi feito, não vai dizer coisas muito boas a respeito de nossa empresa e nossos serviços.

Se você trabalha com micros em campo e já se deparou com um problema semelhante, por favor, gostaria de saber qual foi ação para resolver o problema.

Lembre-se que estamos falando da prestação de serviços de uma empresa para seus clientes ok.

Obrigado a todos que puderem ajudar e até mais.

Sitárgfree. :wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, achar um cooler específico pra k6 2 hoje em dia é difícil, o que você pode fazer que talvez lhe resolva o problema, é trocar o fan(ou ventoinha ou ventilador) do cooler por um mais potente, assim resolvendo o problema.

Outra solução é mudar a pasta térmica que o dissipador está usando por um arctic silver 5, que é excelente e não faltam relatos de diferenças de até 5 graus dela pra outras pastas.

Espero ter ajudado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente adaptar cooler novos para computadores antigos não tem como dar certo, só com uma baita gambiarra.

O certo seria mesmo pegar coolers menores para poder colocá-los em computadores mais antigos. E além do mais, são baratos.

Sua empresa podia aliás economizar com isso, afinal, comprar coolers de 100 reais (por exemplo) sendo que é preciso de um de 40 reais e esse de 100 só vai ficar com uma gambiarra. Pode inclusive não resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro SitargFree..........................essa questão de cooler e aquecimento é tão complexo, que até mesmo nós que ficamos na bancada todo dia nos deparamos com cituações " cabeludas.

Eu quando me deparo com aquecimento procuro isolar os problemas que geram esse aquecimento............

1º Os cabos dentro da máquina, na maioria das vezes se você arrumar os cabos de energia e IDE Hd, cd-rom, enfim já ajuda bastante.

2º os cooler pra K6II-500 na sua grande maioria, já resolvem bem o problema, o que pode ajudar tb é uma boa lubrificação do fan, com oleo bem fino de preferência oleo de máquina (Singer )

3º A ventilação interna da máquina, pode ser ajudada com aqueles coolers que você coloca nas parte traseira da máquina, como se fosse colocar em um pci, com umas pesquisas ai na sua região você pode achar uns com preços bons.

4º Outra coisa e não memos importate, a tão falada fonte, se esse cara tiver já baqueado, altomáticamente a temperatura da máquina vai subir, pois menos energia no processador, faz ele trabalhar de maneira errada a que foi desenvolvido e assim, esquenta mesmo.

5º os HD´s, nossa esses caras esquentam mesmo né, você ai na sua empresa pode arrumar aqueles cooler para hds e colocalos, são bons e ajudam a resolver o problema.

Como você pode ver, o que tem que ser feito é isolar o problema, ver o que esquenta e assim, ajustar medidas pra diminuir a temperatura, não existe um forma básica de diminuição de temperatuda, você tem que estudar cada caso e ai achar a solução...........eu na maioria da vezes, faço testes antes e no processador, hd e fonte e vejo as necessidades de cada um............

faça seus testes e poste ai alguma dúvida................bele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4º Outra coisa e não memos importate, a tão falada fonte, se esse cara tiver já baqueado, altomáticamente a temperatura da máquina vai subir, pois menos energia no processador, faz ele trabalhar de maneira errada a que foi desenvolvido e assim, esquenta mesmo.

Pelo contrário, quanto menor a tensão no processador, mas lento ele roda, e menos energia consome e dissipa, gerando menos calor.

A fonte é um fator no aquecimento, mas não por esse motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!