Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cores primarias X RGB?


Posts recomendados

Ola pessoal,

todos apreendemos no primario que as cores primarias sao vermelho amarelo e azul. contudo a paleta RGB usa o vermelho, verde e azul para fazer todas as cores. bom, matematicamente se o RGB formar uma tripla linearmente independente ele pode ser uma base vetorial e compor todas as cores.

agora vejamos, vamos tentar fazer o amarelo usando a paleta RGB. consultando em qualquer paleta do computador ou no codigo HTML do amarelo encontramos o vetor (255,255,0). ou seja, amarelo é vermelho + verde em igual intensidade. o problema é que eu misturei a mesma medida de tinta guache vermelha e verde e deu marrom! onde eu errei? por favor me ajudem com essa questao que esta consumindo minha curiosidade.

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhe passar um breve conceito entre cores!

Cor pigmento: Amarelo, Cian(Azul) e Magenta(Vermelho).

Cor luz: Amarelo, Verde e Vermelho.

Existe a diferença entre cor luz e cor pigmento, pois as cores luminosas são baseadas em luz por isso só há cor onde tem luz e quando você junta todas elas o resultado é o branco.

Caso você queira chagar ao preto, em cor luz, não coloque cor alguma já que: preto é ausência de luz e como verde, vermelho e amarelo são derivadas do branco, a ausência de luz é falta de vermelho, amarelo e verde.

Outro aspecto interessante é a absorção de luz. Por ex.:

Uma folha de uma arvore, é verde, certo?

Pois ela absorve todas as cores contidas no espectro menos a verde. Por isso perceber-se o comprimento de onda correspondente ao verde e onde a luz incide perpendicularmente, formando um ângulo de 90° entre a fonte e a superfície, aparece o branco que é o resultado da reflexão em direção a fonte luminosa e não em direção os olhos.

Espero ter ajudado com a duvida sobre cor luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como já foi explicado pelo feliperalph, RGB é cor luz e CMYK é cor pigmento, mesmo que o computador utilize o formato RGB para exibição em video, na hora da impressão ele utilizará automaticamente o sistema CMYK com as cores e misturas correspondentes, basta observar os cartuchos da impressora: um Ciano outro Magenta, outro Amarelo (Yellow) e outro Preto (BlacK).

Não é possível formular uma lógica de mistura para os dois sistemas de cores já que a união de todas as cores primária RGB forma o branco (que é a luz pura), e a ausência de todas elas forma o preto (que é a ausência de luz); já a união de todas as cores básicas CMYK formaria o preto (porém como os pigmentos não são puros, pois têm a adição de água, formam o marrom), e a ausência de todas essas cores não formaria, seria o branco, julgando que o papel, ou o suporte usado, seja branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok tentei fazer uma experiencia aqui usando dois LEDs vermelhos e dois verdes apontando todos para o mesmo lugar, mas não consegui obter o amarelo... vocês saberiam uma experiencia em que eu pudesse demonstrar então o RGB?

ah eu tambem descobri o motivo dessa divergencia. a interferencia na usando luz é construtiva e usando pigmento é destrutiva, por isso os dois sistemas resultam em cores diferentes a partir de uma mesma combinacao. era essa a explicacao que eu buscava.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por KingDavid@08 de março de 2005, 13:54

ok tentei fazer uma experiencia aqui usando dois LEDs vermelhos e dois verdes apontando todos para o mesmo lugar, mas não consegui obter o amarelo... vocês saberiam uma experiencia em que eu pudesse demonstrar então o RGB?

Olha, KingDavid, como fazer essa experiência no plano físico eu não sei, mas televisores, monitores e projetores de cinema utilizam o sistema de cores RGB, procure saber se eles "misturam" seus pontos luminosos ou se são apenas colocados um do lado do outro, como é utilizada a tinta na impressão (isto é de mais fácil visualização em outdoors), mas para isso seria preciso que os pontos de luz fossem bem pequenos ou que você estivesse à uma distância considerável.

Já no plano virtual, você pode abrir qualquer imagem colorida com o Photoshop e ir na guia canais, se ele estiver usando o sistema RGB, vá na guia "Chanels" da janela "Layers"; tente marcar e desmarcar os diferentes canais. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso q o Sergio disse,

Tenta olhar de longe os 2 leds juntos.

Um bom exemplo disso é aqueles teloes q são construidos tipo placar eletrônico, eles tem muitos pontos de luz branca que são formados pelo azul, vermelho e verde. Esses pontos devem ver do tamanho dos leds.

Seria interessante tb, você colocar um envólucro e um fundo preto para perceber melhor a cor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!