Ir ao conteúdo

C iniciante duvida com conta basica

agostao

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, passei na faculdade de redes (tecnologo) e tem a matéria c++, então, tudo estava indo direitinho no começo. Mas, devido minha falta de raciocínio em matemática...tenho problemas para fazer as fórmulas!!

Se alguem puder ajudar, eis o que estou fazendo, preciso reajustar um sálario em 20%. Mas só dá erro.

# include <stdio.h>

# include <conio.h>

void main (void)

//o que significa void? E o que acontece se deixar somente ()?

{

int salario, total;

printf("\nDigite o salario atual: ");

scanf("%d",&salario);

total=salario+(100*20)/100;

// aqui é que não sei...tudo que tento da errado. total=salario*100*20/100....+100/20....enfim. Como faço isso?

printf("\n Novo salario: %d",total);

getch();

//tb não vi muita utilidade nesse comando

}

É isso, alguem pode me ajudar? Eu sei a lógica, só não sei passar para a linguagem.

Sem falar que tem mais exercicios:

2– Faça um algoritmo e um programa que calcule o reajuste de um salário em 20%.

3- Faça um algoritmo e um programa que calcule a área de um triângulo, sendo dados a sua base e a sua altura. ÁREA= (BASE * ALTURA) /2

4- Faça um algoritmo e um programa que calcule o comprimento de uma circunferência, sendo dado o valor de seu raio. COMPRIMENTO = 2**RAIO

5- Faça um algoritmo e um programa para ler uma temperatura dada na escala Fahrenheit e exibir o equivalente em Celsius. Celsius = 5/9 * (F – 32)

Mas eu não consigo nem fazer esse, imagina o resto. Obrigado a todos.

Postado

Bom, veamos primeiro a parte de algoritmo de cálculo.

Reajustar o salario em 20% significa que o cara vai ganhar o salario atual, mais um 20% desse valor. Certo ?

Quer dizer:

novo_salario = salario_atual + (20/100)*salario_atual

o que equivale a:

novo_salario = (1,20) * salario_atual

Agora a programação.

# include <stdio.h>

# include <conio.h>

void main (void)

{

float salario_atual, novo_salario;

// Usamos o tipo float porque o salario normalmente tem casas decimais, então não pode ser int

printf("Digite o salario atual: ");

scanf("%f",&salario_atual);

// %f - formato para dado do tipo float

// Cálculo

novo_salario = 1.2 * salario_atual ;

// Mostrar o resultado. O \n no final força a impressão da mensagem na tela, ao inserir um cambio de linha

printf("\nNovo salario: %10.2f \n",novo_salario );

getch();

//Para que aguarde que uma tecla seja pressionada antes de terminar o programa, dando tempo a observar o resultado

}

Espero que ajude.

Abraços,

Elga

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!